Questões de Concursos Públicos: Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA

Confira aqui Questões Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA de Concursos Públicos Grátis com Gabarito. Acesse Milhares de Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas para Treinar Online. Se Preferir, Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.


A agricultura sustentável se refere à “busca de rendimentos duráveis, a longo prazo, através do uso de tecnologias de manejo ecologicamente adequadas”, o que requer a “otimização do sistema como um todo e não apenas o rendimento máximo de um produto específico”. Assim, quando se fala de agricultura sustentável, se está falando de estilos de agricultura de base ecológica que atendam a requisitos de solidariedade entre as gerações atuais e destas para com as futuras gerações, o que alguns autores chamam de um(a):
Ainundação ribeirinha é umprocesso natural em que o rio inunda o seu leito maior de acordo com a intensidade e duração das precipitações e condições iniciais de umidade. Quando ocorrem modificações no rio, como a construção de uma barragem, os níveis de inundação podem se alterar em função das condições operacionais da barragem. Os principais impactos sobre a população ocorrem devido à falta de conhecimento sobre a ocorrência dos níveis de inundações e do planejamento da ocupação do espaço de acordo com os riscos de ocorrência das inundações. O cenário comum de impacto é decorrência do seguinte: a população ocupa a várzea de inundação quando ocorre uma seqüência de anos de níveis anuais máximos pequenos, já que áreas planas são propícias ao assentamento. Quando retornam os anos com maiores inundações, os prejuízos são significativos, e a população exige dos governos uma ação no sentido de construir obras de controle, como barragens, entre outras. Observa-se em alguns trechos de rios o alerta de inundação pela simples informação dos níveis ou a previsão de curto prazo, como no trecho inferior do rio Paraná, no trecho do Pantanal do rio Paraguai e no rio Iguaçu. Na cidade de São Paulo existe um sistema de previsão de alerta com base em radar meteorológico. E Brasil afora, observam-se apenas ações isoladas de construção de obras de proteção, enquanto que medidas não-estruturais praticamente são reduzidas. Desta forma o ideal seria investir:
No Decreto nº 4.892, de 25 de novembro de 2003, capítulo V, “dos Impedimentos”, no Art. 8º, é vedada a concessão de financiamentos com recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária àquele que tiver sido proprietário de imóvel rural com área superior à de uma propriedade familiar no(s) último(s):
O meio rural brasileiro precisa se tornar, definitivamente, um espaço de paz, produção e justiça social. A reforma agrária é uma ação estruturante, geradora de trabalho, renda e produção de alimentos, portanto, fundamental para o desenvolvimento sustentável da nação. Os pobres do campo são pobres porque não têm acesso à terra suficiente e políticas agrícolas adequadas para gerar uma produção apta a satisfazer as necessidades próprias e de suas famílias. Falta título de propriedade ou posse de terras, ou estas são muito pequenas, pouco férteis, mal situadas em relação aos mercados e insuficientemente dotadas de infra-estrutura produtiva. São pobres, também, porque recebem, pelo aluguel de sua força de trabalho, remuneração insuficiente; ou ainda porque os direitos da cidadania - saúde, educação, alimentação e moradia - não chegam. O trabalho existente é sazonal, ou o salário é aviltado pela existência de um enorme contingente de mão-de-obra ociosa no campo. Essa situação vem de muito longa data, mas se agravou bastante nas duas últimas décadas, em razão da substituição de trabalho humano por máquinas e insumos químicos na maior parte dos estabelecimentos agropecuários. Avaliações dos projetos de desenvolvimento rural e de programas, nas décadas de 70 e 80 do século passado, em várias regiões do país, comprovaram que parte substancial do aumento de renda, decorrente dos estímulos proporcionados pelo governo, foi capturada por agentes econômicos melhor situados na estrutura agrária local. É fato notório igualmente que parte significativa dos recursos aos segmentos mais pobres é desviada por estruturas políticas a que estão submetidas tais populações. Ninguém desconhece, também, que a extrema pobreza da população rural frustra grande parte dos esforços de alfabetização e de instrução básica dos governos da União, dos Estados e Municípios. Conforme relatado esta situação tem agravado, especificamente, ainda mais o quadro:
Sobre crédito fundiário no PNCF, as linhas de financiamento para Consolidação da Agricultura Familiar são voltadas a agricultores com renda familiar e patrimônio inferiores, respectivamente, a:
Esta técnica de proteção e recuperação de áreas degradadas é muito usada em conservação do solo e pode ser combinada com outras práticas de conservação. Pode também ser usada para recuperação ou estabilização de solos em terrenos muito inclinados ou para proteção de fontes de água. Normalmente é associada a plantios de gramíneas. As espécies mais utilizadas são:Leucaena leucocephala, Gliricidia sepium, Casuarína equisetifolia e fruteiras, como tamarindo, maçã e manga. Está sendo citada a técnica:
Existeumperíodo de vida deumórgão vegetal, no qual os processos anabólicos (síntese) diminuem, havendo predominância dos processos catabólicos (degradações), que são responsáveis pelo envelhecimento e morte dos tecidos. Nos frutos, esses processos bioquímicos de envelhecimento substituem as trocas químicas do amadurecimento. Este período é chamado:
Existe um índice de grande valia na indústria de sucos, notadamente de sucos cítricos. Para uma melhor avaliação da qualidade da matéria-prima, associa-se o rendimento em suco ao teor de sólidos solúveis. Ele difere objetivamente da relação sólidos solúveis/acidez, a qual está relacionada à qualidade da fruta em termos de maturidade e sabor (balanço doçura/acidez), ao passo que ele visa, exclusivamente, ao rendimento da matéria-prima, por meio da associação entre o teor de suco e o de açúcares presentes na fruta. Tem a vantagem, para o produtor ou industrial, de possibilitar uma visão rápida da relação qualidade da fruta/preço de mercado, independentemente das oscilações em decorrência dos períodos de elevada pluviosidade ou estiagem. Este índice é o:
Quando ocorre o desmatamento sobre uma determinada área, que tende a recuperar a sua cobertura, em seguida, o impacto sobre o balanço hídrico da área apresenta um comportamento em que, num primeiro estágio, depois do desmatamento, ocorre aumento na vazão média, com redução da evapotranspiração. Com o crescimento da vegetação, o balanço tende a voltar às condições iniciais devido à recuperação das suas condições anteriores, que ocorreráemcerca de:
Em condições em que haja dúvidas quanto à melhor profundidade da semente e do adubo, recorre-se à regra prática de que a profundidade máxima para a semente e a distância do adubo às sementes (exemplo: trigo), são, respectivamente: