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Questões de Concurso: IFPI

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Luckesi, 2011 destaca que: A avaliação da aprendizagem na escola tem dois objetivos: auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal a partir do processo ensino-aprendizagem, e responder à sociedade pela qualidade do trabalho educativo realizado. Então, a respeito da avaliação da aprendizagem é certo dizer o seguinte:

I) A avaliação tem por objetivo auxiliar o educando no seu crescimento, na sua integração consigo mesmo, ajudando-o na apropriação dos conteúdos significativos.
II) A avaliação da aprendizagem responde a uma necessidade social, isto é, a escola tem o papel social de educar as novas gerações e, deve responder por esse mandato, obtendo dos seus educandos a manifestação de suas condutas aprendidas e desenvolvidas.
III) O histórico escolar de cada educando é o testemunho social que a escola dá ao coletivo sobre a qualidade do desenvolvimento do educando. O papel do educador e do educando é se aliarem na construção da aprendizagem.
IV) A avaliação da aprendizagem escolar contribui para o educador e o educando, porque sendo um ato amoroso inclui o educando na aprendizagem, tendo uma qualidade satisfatória, porque foram incluídos ao longo do processo de ensino-aprendizagem no contexto avaliativo.
V) A avaliação como uma função classificatória e burocrática, persegue um princípio claro de descontinuidade, de segmentação, de parcelarização do conhecimento cumprindo uma função meramente democrática.

Está correto apenas o que se afirma em:
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A Tribuna do Piauí de 18/01/2014 publicou a seguinte nota: “Educar através da poesia, estimular a leitura, divulgar a cultura nordestina, estimular os valores morais, divulgar a preservação do meio ambiente. Eis os ingredientes para a receita de sucesso do livro “Aprendendo com a Poesia”, da jornalista e escritora Manoela Gomes dos Santos.”

Nesse texto encontramos palavras com encontros consonantais, entre as quais estas:
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Para Chiavenato (2013), em seu livro “Administração de Recursos Humanos”, relata o comportamento humano mediante as organizações diante das situações genéricas das pessoas como pessoas, apresentando as seguintes características:
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Segundo Chiavenato (2013), uma organização pode ser pequena e simples ou grande e extremamente complexa. Porém, deve abrigar dois tipos de elementos comuns a todas as organizações: o elemento básico e os elementos de trabalho. Isso leva a concluir que os elementos na organização do trabalho são:

I. O elemento básico: interações individuais; interações entre indivíduos e organização; interações entre a organização e outras organizações; interações entre a organização e seu ambiente total.
II. O elemento de trabalho: habilidade de fazer; habilidade de influenciar; habilidade de utilizar conceitos.
III. O elemento básico: relação entre as pessoas; conhecimento da estrutura organizacional; racionalidade e eficácia.
IV. O elemento de trabalho: desempenha várias tarefas; apresenta domínio dos objetivos da organização; utiliza as ferramentas adequadas no gerenciamento.
V. O elemento básico: são as pessoas, cujas interações compõem a organização. E o elemento de trabalho favorece à organização de três espécies de habilidades que são usadas para nortear o fazer, o influenciar e abstrair ideias como ferramenta de trabalho.

Está correto apenas o que se afirma em
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Os Institutos Federais, previstos na Lei nº 11.892/2008, têm como objetivos:

I. Constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica;
II. Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional;
III. Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica.

Está correto apenas o que se afirma em
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Para Vieira, as funções e papéis das novas tecnologias em Educação, tais como o uso da informática, a utilização da internet, da multimídia, e de outros recursos ligados às linguagens digitais de que atualmente dispomos estão cada vez mais presentes nas escolas para qualificar o processo educativo. Sobre estas é correto afirmar que
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Para Perrenoud, (2011) qual opção não está em conformidade com as dez competências necessárias ao educador?
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A escola, por sua vez, não forma cidadãos, mas poderá apropriar-se de instrumentos que possam dar condições para que seus alunos desenvolvam conhecimentos na construção da cidadania. Então, para cumprir essa função social, a escola precisa:

I. Desenvolver um papel crítico e mobilizador contra o poder instituído verticalmente, burocraticamente.
II. Ampliar sua autonomia e competência como espaço de decisão e apropriação de conhecimentos e habilidades significativas.
II. Favorecer a permanência das crianças e adolescentes diminuindo a repetência na escola, revendo a forma de avaliação, discutindo e adotando uma política de inclusão escolar.
III. Dar condições para o uso de mecanismos tecnológicos na apropriação de conhecimentos no processo de aprendizagem, pautando- se na produção e na apropriação do conhecimento.
IV. Buscar aprofundamento na discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social.

Está correto apenas o que se afirma em:
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Qual a forma de provimento de cargo público federal em que o servidor estável é reinvestido no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial?
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O Projeto Político Pedagógico cumpre o papel de:

I. Constituir a referência norteadora de todos os âmbitos da ação educativa da escola. Por isso, sua elaboração requer, para ser expressão viva de um projeto coletivo, a participação de todos aqueles que compõem a comunidade escolar.
II. Ver a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
III. Desenvolver a organização do trabalho pedagógico em pelo menos dois momentos decisivos: organização da escola como um todo e organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social, procurando obter uma visão da totalidade.
IV. Organizar o trabalho pedagógico da Escola, sem perder de vista sua interação com o trabalho administrativo.
V. Construir de maneira participativa, constituindo a passagem mais acertada para reinventar a escola, ressignificando suas finalidades e objetivos. Quando trabalhamos de forma participativa descrevemos a caminhada coletiva, estabelecemos o identificador comum, expressando o anseio e o comprometimento da comunidade.

Está correto apenas o que se afirma em
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