Questões de Concursos Públicos: HCFMUSP

Encontre aqui questões HCFMUSP de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Conforme a Portaria n° 2.616/1998, é correto afirmar, sobre infecção hospitalar, que
A higiene das mãos é a prática menos dispendiosa na busca da excelência da qualidade do cuidado à saúde. Além da lavagem das mãos com água e sabão antisséptico, há também a técnica de higiene das mãos com solução alcoólica. Com base nisso, assinale a alternativa correta.
Em centro cirúrgico, existem posições mais comuns para determinados procedimentos. Dentre as posições cirúrgicas na tabela a seguir, associe o nome da posição na coluna da esquerda com a descrição da posição na coluna da direita.

I. Decúbito dorsal
II. Trendelenburg
III. Litotomia
IV. Jacknife
V. Semi-Fowler

( ) parte superior do corpo é flexionada 45 graus e perna pouco abaixada.
( ) as costas repousadas sobre a mesa cirúrgica.
( ) a mesa é flexionada em um ângulo de 90 graus, elevando os quadris e abaixando a cabeça e o tronco.
( ) as pernas são elevadas e abduzidas para expor a região perineal.
( ) parte superior do tronco é abaixada e os pés são elevados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, das posições indicadas na coluna da direita.
O posicionamento adequado do paciente é essencial para os procedimentos cirúrgicos seguros e bem sucedidos. Quais profissionais são responsáveis por esse posicionamento?
A esterilização é definida como a completa eliminação ou destruição de todas as formas de vida microbiana. Sobre isso, é correto afirmar que
A sonda enteral possibilita a infusão de alimentos suplementares em pacientes com exigências nutricionais muito altas, como pacientes inconscientes ou com queimaduras extensas. Assinale a alternativa correta no que diz respeito à infusão de alimentos suplementares em sonda enteral.
O choque cardiogênico é diagnosticado pela presença de alterações hemodinâmicas sistêmicas e pulmonares, que resultam de débito cardíaco e perfusão tecidual inadequados. Leia as afirmações a seguir e indique se elas são (V) para verdadeira e (F) para falsa. 

( ) A causa mais comum de choque cardiogênico é infarto do miocárdio ventricular esquerdo extenso. 
( ) O choque cardiogênico é causado pela perda da força contrátil atrial, que resulta em volume sistólico e débito cardíaco aumentados. 
( ) As manifestações clínicas do choque cardiogênico são congestão pulmonar, distensão das veias cervicais e extremidades frias e cianóticas entre outras. 
( ) Os líquidos deverão ser infundidos para aumentar a pressão de enchimento ventricular. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O exame físico do sistema respiratório é um meio confiável de reunir os dados essenciais e inclui: inspeção, palpação, percussão e ausculta. Leia as afirmações a seguir e indique se elas são (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) A inspeção do paciente envolve a verificação da presença ou da ausência de diversos fatores como cianose, respiração laboriosa, diâmetro ântero-posterior do tórax, posição da traquéia e outros. 
( ) Na palpação do tórax, o frêmito tátil deverá ser simétrico e estará aumentado quando há aumento de ar por unidade de volume de pulmão, por exemplo na presença de enfisema. 
( ) Na percussão, um som timpânico é um ruído de alta tonalidade ouvido quando a asma ou um grande pneumotórax está presente. 
( ) Na ausculta com a respiração superficial, há diminuição do movimento do ar através das vias aéreas, e o murmúrio vesicular não se mostra tão audível. 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência indicada corretamente, de cima para baixo.
A Hipoxemia aguda de qualquer causa, levando à estimulação reflexa da ventilação, é indicativo de
A redução do volume efetivo de líquidos, clinicamente, classifica o Choque Hipovolêmico em: 

•  Leve - redução do volume de sangue menor que 20%.
•  Moderado - redução de 20% a 40% do volume de sangue. 
•  Grave - deficit maior que 40% do volume de sangue. 

Portanto é correto afirmar que a base da terapia do choque hipovolêmico é