Entrar

Questões de Concurso: FPMA

Confira aqui questões de FPMA para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Texto associado.

O Texto 1, a seguir, é referência para as questões 01 a 03 e 05.

O dia 1º de outubro foi dedicado ao idoso e o próximo dia 12 é a data das crianças. A proximidade das duas comemorações não foi planejada: o Dia da Criança é comemorado há quase 50 anos e lembra uma promoção de duas empresas que fabricam mercadorias para o público infantil e que criaram, dessa maneira, uma boa circunstância para o aumento de seu lucro. Aliás, é bom dizer que o índice de vendas para esse dia só é menor que o de outras duas datas exploradas comercialmente: o Natal e o Dia das Mães.

O Dia do Idoso, por sua vez, é comemorado no dia 1º há pouco tempo, e a data foi escolhida porque lembra a criação do Estatuto do Idoso. Ainda não há exploração, tampouco efeito comercial, mas creio que não demorará para que isso ocorra.

Esse fato não planejado, entretanto, nos dá a oportunidade de pensarmos a respeito das duas fases da vida que são extremidades de um percurso. O que há em comum entre elas?

Em primeiro lugar, a negação de ambas. A infância, tanto quanto a velhice, tem perdido seu lugar neste mundo. Já nascemos jovens e continuamos assim até o fim de nossa vida. É interessante perceber que adaptamos até a linguagem coloquial de modo a esconder essas condições da vida. Em relação às crianças, passamos a nos referir a elas como “baixinhos”, “pequenos” e seus correlatos, inclusive em textos jornalísticos, que usam e abusam de tais substitutos. Por certo você já ouviu a frase que afirma que a criança não é a miniatura de um adulto, não é? Mas essas palavras, que são usadas para suprimir a outra criança, apenas confirmam a tese negada na frase.

Para o velho, reservamos a palavra idoso para situações formais – avisos de atendimento preferencial, por exemplo –, mas elegemos expressões como terceira idade ou melhor idade para ocultar a velhice. Aliás, li um texto escrito por um advogado recentemente que afirmou que ser chamado de velho hoje permite até processo por reparação de dano moral. Isso quer dizer que a palavra velho transformou-se em xingamento grave, veja só! [...]

Temos orgulho de crianças que se comportam como jovens e de velhos com “espírito jovem”. Deveríamos é ter empatia e respeito com nossa infância e nossa velhice, isso sim. Por tudo isso, e por tudo aquilo que não coube neste texto dizer, poderíamos transformar as duas datas em uma, apenas: o dia dos excluídos.

(Rosely Sayão, Extremidades da vida, FSP, 08/10/09)

O Texto 2, a seguir, é referência para a questão 05.

O conceito de idoso está velho, de acordo com Ana Amélia Camarano, especialista do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em envelhecimento populacional. “Hoje quem tem 70 anos é como quem tinha 50 anos tempos atrás. Uma pessoa de 60 anos, mesmo na classe mais baixa, não é idosa como foram nossos avós”.

Segundo a pesquisadora, mais do que estabelecer um novo corte, é necessário igualar as idades exigidas nas diversas políticas públicas para os idosos. Ela aponta, ainda, que o Brasil está fora do caminho no que se refere à garantia de boas condições para o envelhecimento.

(Trecho extraído da matéria “Conceito de idoso ficou velho, diz pesquisadora do Ipea”, FSP, 26/06/18)

Embora os textos 1 e 2 abordem o tema da velhice e de seu julgamento social, pertencem a gêneros distintos. Em relação às suas características, considere as seguintes afirmativas:
1. O texto 1 é um texto de opinião e traz marcas verbais de 1.ª pessoa.
2. O texto 2 apresenta o tema de forma impessoal.
3. A opinião da especialista citada no texto 2 é apresentada em suas próprias palavras, motivo pelo qual está entre aspas.

Assinale a alternativa correta.

🧠 Mapa Mental
Considere o seguinte texto:
O Brasil, com 33.161 espécies, e a Colômbia, com 23.104, lideram um levantamento recém-publicado sobre a diversidade nas Américas de plantas vasculares, que incluem aquelas com flores e as samambaias (Science, 22 de dezembro de 2017). Coordenado por Carmen Ulloa Ulloa, do Jardim Botânico de Missouri, nos Estados Unidos, o trabalho indicou que as Américas abrigam 124.933 espécies de plantas vasculares, distribuídas em 6.227 gêneros e 355 famílias. O total corresponde a um terço das espécies desse grupo, que compreende a maioria das plantas terrestres já identificadas. Há mais plantas vasculares na América do Sul (82.052 espécies, das quais 73.552 são endêmicas) do que na América do Norte (51.241, com 42.941 exclusivas); apenas 8.300 espécies vivem nos dois continentes.
(Disponível em:<http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/02/15/todas-as-plantas-das-americas-por-enquanto/>.)
Assinale a alternativa que corresponde ao que é afirmado no texto.
🧠 Mapa Mental
A Jurisdição Constitucional teve em Hans Kelsen um de seus primeiros formuladores teóricos, no
limiar do século XX. Desde então, o procedimento de controle de constitucionalidade passou por
significativa evolução, com a adoção de modelos jurídicos mais adequados às demandas
contemporâneas. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental
Os regimes próprios de previdência previstos no art. 40 da Constituição Federal demandam a fixação
de normas gerais, a fim de que possuam simetria e parametricidade. Atualmente esse regramento
consta da Lei nº 9.717/98, aplicável aos regimes municipais, estaduais, distrital e federal. A partir
dessa afirmação, assinale a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental
Uma academia oferece diversas modalidades de práticas esportivas. Dentre elas, as mais procuradas são hidroginástica e musculação. Uma análise das matrículas mostrou que, dos 221 matriculados, 147 praticavam hidroginástica, 128 praticavam musculação e 23 não praticavam nenhuma dessas modalidades. Com base nisso, quantos alunos praticavam as duas modalidades, hidroginástica e musculação?
🧠 Mapa Mental
Qual é a sequência para limpar o histórico de navegação no Microsoft Edge, no Windows 10?
🧠 Mapa Mental
O Direito Administrativo, como parte integrante do Direito Público, difere do Direito Privado,
possuindo conceitos e princípios próprios. Todavia, o Estado e a Administração Pública não se
encontram completamente desregulados no seu agir. A respeito do tema, assinale a alternativa
INCORRETA
🧠 Mapa Mental
A aposentadoria dos servidores públicos esteve sujeita a inúmeras alterações no correr das últimas
décadas, observando-se diversas alterações operadas por Emendas Constitucionais que
aproximaram os regimes próprios ao Regime Geral de Previdência, inclusive no que concerne aos
valores pagos como proventos de aposentadoria. A partir dessas considerações, e considerando as
regras constitucionais permanentes, assinale a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental
O Direito, na atualidade, não se limita à estruturação de regras de conduta social, observando,
conforme expõe a Teoria Geral do Direito, também à existência de diversos princípios, gerais e
específicos. Diante dessa afirmação, assinale a alternativa que apresenta corretamente os princípios
norteadores da Seguridade Social:
🧠 Mapa Mental