A Acreditação é um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que busca garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Corresponde, essencialmente, em um programa de educação permanente dos atores, e jamais punição (ONA, 2010, p.13). Em relação à acreditação podemos afirmar:
I. Representa uma distinção recebida pela instituição de saúde em decorrência da qualidade evidenciada.
II. Sinaliza para os clientes internos, externos e comunidade em geral, que alcançou um padrão de gestão de negócio e da assistência.
III. Por ser uma interação entre processos e serviços dificulta a cooperação interna entre esses e os colaboradores
IV. É importante ferramenta de gestão, à medida que, com base nos padrões, indicadores e critérios, a organização tem possibilidade de realizar o diagnóstico organizacional.
Está(ão) CORRETA(S):
a) Somente as assertivas I e IV.
b) Somente as assertivas II, III e IV.
c) Somente as assertivas I e III.
d) Somente as assertivas I, II e IV.
e) Somente as assertivas I, III e IV