Entrar

Questões de Concurso: CEM Marinha

Confira aqui questões de CEM Marinha para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


As trocas de calor que envolvem variação de temperatura são denominadas trocas secas. Os mecanismos de trocas secas são:
🧠 Mapa Mental
Os campos F : R2 ? R2 e G : R2 ? R2 têm derivadas parciais contínuas em todo o plano e, para toda curva fechada, simples, derivável e percorrida no sentido anti-horário y :[0,1] ? R2, tem-se ?y F. dr = ?y G .dr. Nessas condições, é correto afirmar que:
🧠 Mapa Mental
É fato a crescente preocupação não só com o desempenho das edificações, durante todo o seu ciclo de vida, como também a especificação de materiais construtivos de menor impacto ambiental. A garantia de indicadores que assegurem a comparabilidade entre edifícios e soluções projetuais, materiais especificados, entre outros, é prerrogativa para o estabelecimento de metas de projeto, desempenhos de referência (benchmarks) e principalmente base para políticas públicas. No caso dos materiais construtivos, alguns indicadores podem ser considerados: energia incorporada (M/m2), pegada de carbono C02eq (kg/m2), pegada de água azul (m3/m2), conteúdo abiótico (kg/m2) e emissões de compostos orgânicos voláteis - COV (Kg/m2). Nesse caso, o conteúdo abiótico refere-se a:
🧠 Mapa Mental
As políticas voluntárias de certificação ambiental existentes no mundo objetivam elevar o desempenho ambiental dos edifícios e, como consequência, fornecerlhe um selo que agregue valor e ateste sua participação no processo. A partir da década de 1990, começou a surgir uma série de certificações ambientais que, ao redor do mundo, refletia a cultura de seu pais e as especificidades climáticas e construtivas peculiares a esses paises. Entre as principais certificações temos: SustainableBuildingAssessment (SBAT); Leadership in Environmental Design (LEED); BuildingResearch Establishment Environmental AssessmentMethod (BREEAM); GermanSustainableBuildingCouncil (DGNB) e Alta Qualidade Ambiental (AQUA), que surgiram respectivamente nos seguintes países:
🧠 Mapa Mental
A janela sempre teve um grande papel no processo de composição arquitetônica, seja ela distribuída em uma série de aberturas, criando ritmo na fachada, seja em uma cortina de vidro cujas áreas envidraçadas se tornam a parede propriamente dita. Todavia, o excesso de radiação (direta e difusa) dessas soluções, dependendo da localização do edifício, podem trazer problemas quanto ao desempenho térmico e ao consumo energético. Uma das estratégias de bloqueio da radiação difusa é a redução das áreas envidraçadas, minimizando a visão do céu. Por essa razão, entende-se que a proporção entre as superfícies transparentes e opacas da fachada é de grande importância para o desempenho térmico do edifício. Sendo assim, essa proporção é dada pelo índice:
🧠 Mapa Mental
Num campo magnético uniforme não nulo B, de direção e sentido do eixo Ox, são lançadas, a partir da origem, três partículas iguais, de mesma carga q > 0. A primeira é lançada com velocidade v1 ? 0 perpendicular ao campo B, a segunda com velocidade v2 ? 0 de mesma direção e sentido de B, a terceira com velocidade v3 = v1 + v2. Para cada n = 1, 2, 3, a trajetória da enésima partícula é descrita por un(t) = (xn(t),yn(t),Zn(t)), t ? 0. Sendo assim, desprezando-se a influência de cada partícula no movimento das outras duas, é correto afirmar que:
🧠 Mapa Mental
De acordo a NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbano - a sinalização direcional pode ser na forma:
🧠 Mapa Mental
A Etiqueta PBE Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/PROCEL Edifica. Apesar de uso voluntário nas edificações, a Instrução Normativa N° 2, de 4 de junho de 2014, torna obrigatória a etiquetagem de edificações públicas federais. A referida Instrução Normativa dispõe sobre regras e uso da Etiqueta Nacional de Conservação de energia (ENCE) nos projetos e construções de edificações públicas federais, com área superior a 500m2, novas ou que recebam qualquer reforma que altere:
🧠 Mapa Mental