Entrar

Questões de Concurso: CEB DF

Confira aqui questões de CEB DF para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Para que uma comunicação telefônica ocorra de forma adequada, uma rede telefônica pública comutada (RTPC), as centrais telefônicas na rede são organizadas através de níveis hierárquicos. Tendo essa afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
🧠 Mapa Mental
Atualmente pode-se vislumbrar a utilização de uma grande faixa de transmissão no espectro de atenuação de fibras de sílica que se estende de 1350 nm a 1650 nm. Considerando-se o emprego de um sistema de comunicação com canais espaçados por 100 GHz, quantos comprimentos de onda poderiam ser inseridos na faixa de operação mencionada?
🧠 Mapa Mental
Sendo um total de 45 MHz de largura de banda sendo alocado para um sistema de telefonia celular FDD (Frequency Division Duplex). Sabe-se que são utilizados dois canais simplex de 25 kHz para fornecer canais de voz e controle duplex. O número de canais disponíveis por célula é de:
🧠 Mapa Mental
Um gerador síncrono de rotor cilíndrico entrega 500KW a um grupo de motores de indução com fator de potência de 0,8 em atraso. Se a capacidade do gerador é de 750 KVA, determine aproximadamente o número de lâmpadas incandescentes de 100W que pode ser alimentado, além dos motores,sem que o gerador ultrapasse a sua carga nominal:
🧠 Mapa Mental
Considere a afirmação “todo homem é bom” como uma proposição verdadeira. É correto inferir que:
🧠 Mapa Mental
Um equipamento de rádio é colocado para funcionar na frequência na faixa de VHF. Essa faixa de frequência, VHF, corresponde a faixa de frequência entre:
🧠 Mapa Mental

As dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho nas instituições de ensino são base de fundamentação e suporte para o trabalho e a ação docente no processo ensinoaprendizagem. Para tanto, vale lembrar que o trabalho escolar, conforme sua organização desempenha funções diferentes, com isso é preciso ter clareza sobre seus limites para que se possa contribuir com uma educação emancipatória. Diante disso considere as seguintes afirmativas, assinalando (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Para que haja o processo de educação emancipatória é preciso que o trabalho pedagógico se assente também em uma pedagogia emancipatória.

( ) A finalidade do trabalho escolar emancipatório conduz o aluno ao disciplinamento para a vida produtiva e alienada à sociedade.

( ) O disciplinamento que pode ser trabalhado numa educação emancipatória só pode ser realizado, caso este venha a contribuir com a transformação social e política do cidadão numa visão crítica sobre os fatos sociais.

( ) Para a eficácia do trabalho pedagógico emancipatório é preciso pensar a escola em sua totalidade.

( ) Para que haja eficiência no processo educacional emancipatório é preciso compreender a gestão escolar como prática social de intervenção na realidade, tendo em vista a sua transformação, e sugerir uma nova qualidade na formação dos profissionais da educação, pedagogos e professores.

Assinale a alternativa que correspondente a sequência correta, de cima para baixo:

🧠 Mapa Mental

Atualmente fala-se muito em trabalhar de forma interdisciplinar na escola, porém sabe-se que muitos ainda não têm compreensão sobre tal conceito. Para entender melhor essas abordagens no campo educativo, relacione a 2ª coluna com a 1ª coluna e posteriormente assinale a alternativa correspondente aos conceitos corretos:

1ª COLUNA

1 - Interdisciplinaridade.

2 - Pluridisciplinaridade.

3 - Transdisciplinaridade.

4 - Multidisciplinaridade.

 2ª COLUNA

( ) Tem-se uma relação de reciprocidade, de mutualidade, em regime de co-propriedade que possibilita um diálogo mais fecundo entre os vários campos do saber.

( ) O agrupamento das disciplinas se faz entre aquelas que possuem algumas relações entre si visando-se à construção de um sistema de um só nível e com objetivos distintos, embora excluindo toda coordenação.

( ) Termo cunhado por Piaget, se prevê uma etapa superior que eliminaria dentro de um sistema total as fronteiras entre as disciplinas.

( ) Justaposição de conteúdos de disciplinas heterogêneas ou a integração de conteúdos numa mesma disciplina.

Assinale a alternativa correspondente aos conceitos corretos, de cima para baixo:

🧠 Mapa Mental