Entrar

Questões de Concurso: AMEAS PR

Confira aqui questões de AMEAS PR para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


No Brasil, os jogos cooperativos estão cada vez mais conhecidos, tanto na teoria, com a vesta produção acadêmica e a realização de inúmeros congressos, quanto na prática do cotidiano em que os jogos cooperativos são utilizados com grupos diferenciados como forma de melhoria das relações humanas de criança, adultos e idosos. Com base nesse conhecimento, marque a questão que NÃO corresponde às características dos jogos cooperativos.
🧠 Mapa Mental
João tem 9 anos e cursa o 3º ano do primeiro grau em escola regular. Em uma amostra de sua escrita observa-se alterações como CAZA (casa); CAVIFETE (canivete) e COMETO (comendo). Estes exemplos são indícios de alteração:
🧠 Mapa Mental
Digamos que seu computador estragou o mouse e precisa usar o teclado assinale a alternativa incorreta:
🧠 Mapa Mental
A Educação Física escolar pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Para isso é necessário:
🧠 Mapa Mental

Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso nas seguintes afirmativas:

( ) O aluno com DFM com amputação completa bilateral de membros superiores direito precisa de uma prótese para a escrita e de uma adaptação curricular usando a tecnologia assistiva no teclado de computador.

( ) O aluno com DFM com amputação completa de membro superior direito, quando precisa de uma intervenção cirúrgica, deverá usufruir do apoio da pedagogia hospitalar.

( ) No ambiente escolar, o aluno com DFM com amputação completa de membros inferiores e que depende de cadeira de rodas necessita de acessibilidade e adaptação mínima prevista pelo professor.

🧠 Mapa Mental
A avaliação psicomotora tem grande valor, pois, possibilita ao professor verificar se os conhecimentos e as atividades propostas estão adequados e cumprindo suas funções. Dessa forma, os alunos devem ser avaliados nesse sentido. Essa avaliação tem objetivo de verificar:
🧠 Mapa Mental

Assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso. Com relação à manutenção e o financiamento da educação.

( ) I - Não constituem despesas de manutenção e desenvolvimento de ensino aquelas realizadas com pesquisa, quando não vinculada às instituições de ensino, ou, os programas suplementares de alimentação, assistência médicoodontológica, psicológica e outras formas de assistência social.

( ) II - A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os municípios, vinte por cento, ou o que consta nas respectivas Constituições ou Leis Orgânicas da receita resultante de impostos, compreendidos as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.

( ) III - As despesas custeadas com recursos do salário-educação devem estar enquadradas como programas, projetos e ações voltados para o financiamento da educação básica pública e que também pode ser aplicada na educação especial, desde que vinculada à educação básica.

( ) IV - A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os municípios, vinte e cinco por cento, ou o que consta nas respectivas Constituições ou Leis Orgânicas da receita resultante de impostos, compreendidos as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.

🧠 Mapa Mental

Objetivos gerais da Educação Infantil segundo o RCNEI - Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil:

I - ( ) Desenvolver uma imagem positiva de si; observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade.

II - ( ) Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças; estabelecer e ampliar, cada vez mais, as relações sociais.

III - ( ) Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação diante delas e valorizando a diversidade.

IV - ( ) Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; descobrir, conhecer, progressivamente, seu próprio corpo.

🧠 Mapa Mental