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Questões de Concurso: Sistemas de Informação

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Com relação à educação a distância (EaD), julgue os itens subsequentes.

I Na primeira geração da EaD, houve ensino por correspondência, caracterizada pelo material impresso, iniciado no século XIX.

II A segunda geração da EaD foi marcada pela teleducação/telecursos, embasada em programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso. A comunicação assíncrona predominou nesse período.

III A terceira geração da EaD tem como características: uso dos ambientes interativos, com a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação; a comunicação é síncrona; e as informações são armazenadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. As inovações da world wide web possibilitaram avanços na EaD. Hoje, alguns meios disponíveis são: teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, weblogs, espaços wiki e plataformas de ambientes virtuais que possibilitam interação multidirecional entre alunos e tutores.

IV Nos cursos a distância existe a busca por métodos de avaliação online que possibilitam a avaliação formativa do aluno, embasada no acompanhamento e orientação da participação deste no desenvolvimento de tarefas individuais ou em grupo. No contexto da EaD, esse novo paradigma de avaliação tem relevância ainda maior por possibilitar a percepção do comportamento do aluno e favorecer a identificação de problemas.

V O termo e-learning é fruto maduro de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a EaD. Ambas modalidades convergiram para a educação online e para o treinamento embasado em web, que, ao final, resultou no e-learning.

Estão certos apenas os itens
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O plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustentam a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento e ainda permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001, p. 97

A respeito do plano de negócios, avalie as seguintes asserções.
O plano de negócios é importante para gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas e identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa

PORQUE
permite estabelecer comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público-alvo externo: fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, etc. sobre os benefícios e os custos do negócio.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta

🧠 Mapa Mental

Modelos de ciclo de vida de processo de software são descrições abstratas do processo de desenvolvimento, mostrando as principais atividades e informações usadas na produção e manutenção de software, bem como a ordem em que as atividades devem ser executadas.
Com relação aos modelos de ciclo de vida de processo de software, analise as seguintes asserções.
O modelo de desenvolvimento em cascata acrescenta aspectos gerenciais (planejamento, controle e tomada de decisão) ao processo de desenvolvimento de software

PORQUE
considera que o processo é composto por várias etapas que são executadas de forma sistemática e sequencial.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

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No desenvolvimento de um software que analisa bases de DNA, representadas pelas letras A, C, G, T, utilizou-se as estruturas de dados: pilha e fi la. Considere que, se uma sequência representa uma pilha, o topo é o elemento mais à esquerda; e se uma sequência representa uma fila, a sua frente é o elemento mais à esquerda.

Analise o seguinte cenário: "a sequência inicial ficou armazenada na primeira estrutura de dados na seguinte ordem: (A,G,T,C,A,G,T,T). Cada elemento foi retirado da primeira estrutura de dados e inserido na segunda estrutura de dados, e a sequência fi cou armazenada na seguinte ordem: (T,T,G,A,C,T,G,A). Finalmente, cada elemento foi retirado da segunda estrutura de dados e inserido na terceira estrutura de dados e a sequência ficou armazenada na seguinte ordem: (T,T,G,A,C,T,G,A)".

Qual a única sequência de estruturas de dados apresentadas a seguir pode ter sido usada no cenário descrito acima?

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Escopo dinâmico: para as linguagens com escopo dinâmico, a vinculação das variáveis ao escopo é realizada em tempo de execução. (...) Se uma variável é local ao bloco, então o uso da dada variável no bloco será sempre vinculado àquela local. Contudo, se a variável for nãolocal, a sua vinculação depende da ordem de execução, a última vinculada na execução. A consequência disso é que, em um mesmo bloco de comandos, um identificador pode ter significados diferentes, e o programador precisa ter a ideia precisa de qual variável está sendo usada.
de MELO, A. C. V.; da SILVA, F. S. C. Princípios de Linguagens de Programação. São Paulo: Edgard Blücher, 2003. p.65.

Suponha que uma linguagem de programação tenha sido projetada com vinculação e verificação estáticas para tipos de variáveis, além de passagem de parâmetros por valor. Também é exigido pela especificação da linguagem que programas sejam compilados integralmente e que não é permitido compilar bibliotecas separadamente. Durante uma revisão da especificação da linguagem, alguém propôs que seja adicionado um mecanismo para suporte a variáveis com escopo dinâmico.

A respeito da proposta de modificação da linguagem, analise as seguintes afirmações.

I. As variáveis com escopo dinâmico podem ser tratadas como se fossem parâmetros para os subprogramas que as utilizam, sem que o programador tenha que especificá-las ou declarar seu tipo (o compilador fará isso). Assim, eliminase a necessidade de polimorfismo e é possível verificar tipos em tempo de compilação.

II. Como diferentes subprogramas podem declarar variáveis com o mesmo nome mas com tipos diferentes, se as variáveis com escopo dinâmico não forem declaradas no escopo onde são referenciadas, será necessário que a linguagem suporte polimorfismo de tipos.

III. Se as variáveis dinâmicas forem declaradas tanto nos escopos onde são criadas como nos subprogramas em que são referenciadas, marcadas como tendo escopo dinâmico, será possível identificar todos os erros de tipo em tempo de compilação.

É correto apenas o que se afirma em

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O MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é, ao mesmo tempo, um movimento para melhoria da qualidade e um modelo de qualidade de processo.
Guia MPS.BR (SOFTEX)

Com relação às suas características, o MPS.BR

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Um engenheiro de software planejou o desenvolvimento de um novo projeto, com prazo máximo de 220 dias, em seis fases: comunicação, planejamento, modelagem, construção, documentação e implantação. As fases seriam realizadas na sequência em que foram listadas. Exceção foi feita para as fases de construção e a documentação, que poderiam ocorrer em paralelo. Entretanto, a fase de implantação só poderia ocorrer se tanto construção quanto documentação estivessem encerradas.

A tabela a seguir apresenta a duração de cada fase do plano de desenvolvimento proposto.

Considerando o uso do Método do Caminho Crítico, e que o projeto tem prazo máximo de 220 dias, com início no dia 1, avalie as seguintes afirmações.

I. A data mínima para o início da fase de implantação é o dia 191.
II. O projeto possui um caminho crítico, que é 1-2-3-5-6.
III. A folga livre da atividade documentação é de 60 dias.

É correto apenas o que se afirma em:

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O diagrama de atividades é um dos diagramas disponíveis na UML (Linguagem de Modelagem Unificada) para a modelagem de aspectos dinâmicos de sistemas.

Com relação ao diagrama de atividades apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A atividade 05 será executada se a atividade 03 ou a atividade 04 for concluída.
II. A ramificação sequencial existente após a atividade 02 significa que, caso o fluxo seja [não], é necessário que sejam executadas novamente as atividades 01 e 02.
III. As atividades 03 e 04 vão ter início ao mesmo tempo, entretanto, não significa que terminarão ao mesmo tempo.
IV. Caso o fluxo da ramificação sequencial existente após a atividade 02 tenha o fluxo [sim], a atividade 02 não será mais executada.
É correto apenas o que afirma em

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Um Sistema de Informação (SI) pode ser definido, tecnicamente, como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.

PORQUE

Pode-se definir Tecnologia da Informação (TI) como todo software e todo hardware de que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais.

A esse respeito, conclui-se que

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Com relação ao Scrum, considere: I. O Product Owner, ou dono do produto, é responsável por garantir que o Scrum seja entendido e aplicado. Faz isso para garantir que o Time Scrum adere à teoria, práticas e regras do Scrum. É um servo-líder para o Time Scrum.
II. O Scrum Master é o responsável por maximizar o valor do produto e do trabalho do Time de Desenvolvimento. Como isso é feito pode variar amplamente nas organizações, Times Scrum e indivíduos.
III. O coração do Scrum é a Sprint, um time-boxed de um mês ou menos, durante o qual um ?Pronto?, versão incremental potencialmente utilizável do produto, é criado.
Está correto o que consta APENAS em

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