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Questões de Concurso: Nutrição

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As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) indistintamente, são referidas como envenenamentos alimentares. Com relação aos envenenamentos alimentares de origem biológica pode-se dizer que as intoxicações

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Coloque F (Falso) ou V (Verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação à cocção das hortaliças, assinalando a seguir a opção correta.

( ) As hortaliças do grupo A exigem tempo mais prolongado de cocção.

( ) A adição de suco de limão ou vinagre à preparação de vegetais arroxeados torna-os vermelhos, sem prejudicar o seu valor nutritivo.

( ) Na presença de bicarbonato, a clorofila transforma-se em feofitina, conferindo coloração verde-oliva ou marrom à hortaliças verdes.

( ) A cocção por calor seco acentua a cor de hortaliças amarelas, porque produz a dextrinização do amido.

( ) As hortaliças ricas em enxofre devem ser cozidas em panela destampada, e em maior quantidade de água, para que se volatizem os ácidos contidos em suas células e os vegetais mantenham a cor verde.

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A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece algumas recomendações dietéticas que fundamentam as Diretrizes do Guia Alimentar para a população brasileira:

I Limitar o consumo de sal iodado e substitui-lo pelo sal sem iodo.
II Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras.
III Manter o equilíbrio energético e o peso saudável. * ,
IV Limitar o consumo de açúcares livres
V Limitar o consumo energético procedente das gorduras saturadas por insaturadas e eliminar as gorduras trans.

Dos itens elencados acima, constituem Diretrizes do Guia Alimentar da OMS, apenas:
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Texto associado.


É incontestável que vários países estejam experimentando uma transição nutricional nas últimas décadas. Em relação ao tema, é correto afirmar:
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Na Secretaria de Educação, o nutricionista é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cujas ações são:

I Elaborar cardápios com refeições nutritivas e que respeite a diversidade da região.
II Atuar na educação alimentar e nutricional, por meio de palestras, dinâmicas ou debates.
III Efetuar o teste de aceitabilidade de um gênero alimentício, antes de introduzi-lo no cardápio escolar.
IV Capacitar os funcionários responsáveis pelo preparo da alimentação escolar sobre diversos temas como boas práticas de fabricação.
V Realizar acompanhamento nutricional dos escolares, a fim de verificar seu estado nutricional.

São de responsabilidade do nutricionista, no programa social PNAE, as ações:
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Texto associado.
Em relação às características das leguminosas em técnica dietética, avalie as afirmativas a seguir:
 I Durante o preparo, as leguminosas secas absorvem água, devido à presença de amido, que tende a aumentar sua solubilidade em cocção por calor úmido. 
II O amendoim é a única leguminosa que pode ser submetida ao calor seco, devido ao seu alto teor de lipídios.
 III O método de ebulição simples das leguminosas leva cerca de 2 a 3 horas. 
IV A quantidade de água para intumescimento do grão varia de acordo com a variedade da leguminosa, geralmente ficando em torno de 5 a 6 xícaras de chá de água para cada xícara de leguminosa. 
V Lentilhas e ervilhas secas são mais tenras e, por isso, levam mais tempo para cozinhar do que o grão-de-bico, por exemplo
Das afirmativas acima, estão corretas, apenas: 
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O controle qualitativo dos produtos alimentícios que serão utilizados em uma unidade de alimentação é uma etapa vital para a adequada e segura produção de refeições. O responsável pelo recebimento de alimentos deve:
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O fator de correção (FC) é o valor encontrado da relação entre o peso bruto (PB) e peso líquido (PL) do alimento, é utilizado para prever as perdas inevitáveis ocorridas no pré-preparo. Considerando que são necessários 30 g de banana e 10 g de morango para o preparo de uma porção de salada de fruta e que o fator de correção da banana é de 1,5 e do morango é de 1,1, qual a quantidade de cada fruta vai ser preciso para preparar uma porção?
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Para conservação de frutas que estavam prestes a sofrer deterioração na câmara de refrigeração do setor de nutrição e dietética do Restaurante Universitário da UFF, o nutricionista optou por colocar compotas de frutas diversas como sobremesa no almoço da UAN. A técnica de elaboração de compotas de frutas tem como objetivo:
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Assinale (1) para Prebióticos, (2) Probióticos e (3) para Simbióticos.

( )Alguns exemplos são bifidobactérias com galactooligossacarídeos, bifidobactérias com frutooligossacarídeos e Lactobacillus com lactitol.

( ) São micro-organismos vivos presentes em alimentos como o iogurte e leites fermentados. Atuam na imunomodulação intestinal evitando a translocação bacteriana, favorecendo a recuperação da permeabilidade intestinal, suprimindo algumas cepas bacterianas e a produção de citocinas como o TNF-?, levando ao aumento da imunoglobulina.

( ) São carboidratos não digeríveis que promovem o crescimento de certas bactérias no cólon, proporcionando benefícios à saúde.

( ) Atuam na proliferação de bactérias benéficas, preservação da mucosa intestinal, manutenção de eletrólitos e fluidos intestinais, defesa contra microorganismos patogênicos, estimulação da imunidade e de certas propriedades nutricionais no trato gastrointestinal.

A sequência CORRETA é:
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