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Questões de Concurso: História e Geografia de Rondônia

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No início do século XX, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré influenciou o aparecimento dos primeiros núcleos urbanos no território que viria a se tornar, em1982, o estado deRondônia. No contexto geográfico e histórico imediato ao funcionamento dessa ferrovia, surgiram os seguintes núcleos urbanos:

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Durante o desenrolar da chamada "questão acreana", alguns líderes defenderam a emancipação do Acre, tanto no que se refere à Bolívia, como em relação ao Brasil. Contudo, essa proposta não se concretizou, entre outros motivos, porque:

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Texto associado.

Leia o texto abaixo para responder às questões de os 17 e 18.

Durante o período colonial, a região do Vale do
Guaporé foi foco de atenção do governo português,
por sua situação limítrofe e pela atividade comercial
que a caracterizava. Em conseqüência, nela se
delineou uma estrutura social típica da colônia

A crise que atingiu a região do Vale do Guaporé, a partir do início do século XIX, pode ser explicada pela:

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A evolução da malha político-administrativa de Rondônia expressa o seu dinamismo político-geográfico, considerando-se a criação de municípios. Neste sentido, em que período Rondônia contava comapenas doismunicípios?

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Considere as afirmações sobre o processo histórico de formação de Rondônia.

I. A partir das últimas décadas do século XIX o espaço rondoniense foi ocupado por seringueiros e outros grupos extrativistas que não propiciavam a criação de adensamentos populacionais significativos.

II. Na década de 1940, por pressão dos habitantes da região de Porto Velho, Getúlio Vargas ordenou a criação do Território Federal de Guaporé, resultado do desmembramento dos estados do Amazonas, Acre e Mato Grosso.

III. Entre 1910 e 1940, a instalação de um sistema de comunicação telegráfica atraiu mão de obra de migrantes que foi se fixando e formando pequenos povoamentos, principalmente nos postos telegráficos que ofereciam melhores condições de infraestrutura e comunicações.

IV. Na década de 1980, a criação e a instalação do Projeto Calha Norte, pelos governos militares, deu grande impulso ao povoamento de Rondônia.

Está correto APENAS o que se afirma em

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Os anos 70 e 80 do século XX marcaram o segundo momento de ocupação do Estado de Rondônia através de projetos de colonização, mineração e da presença de um grande contingente migratório, caracterizando a abertura e expansão de uma fronteira agromineral.
A respeito dessa etapa de ocupação predatória de Rondônia, pode-se afirmar que a criação de um zoneamento socioeconômico ambiental no Estado, nos anos 80, teve como objetivo

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As tentativas de construção da Estrada de Ferro Madeira- Mamoré foram muitas durante o século XIX, porém somente com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903, a obra foi finalmente incrementada. Em 1912, concluía-se a ferrovia cuja saga da construção havia se iniciado em 1872. Sobre a saga da construção, assinale a afirmativa correta.

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O crescimento populacional de Rondônia passou por diferentes fases, com forte expansão nos anos 1970 e 1980. Entre 1960 e 1970, por exemplo, o crescimento anual foi de 4,8%, enquanto entre 1970 e 1980 esse crescimento foi de 15,8%. A diferença do incremento populacional verificado entre essas duas décadas explica-se, principalmente, pelo fator demográfico:

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Muitos consideram a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré como precursora da rodovia BR-364. O início da sua construção está vinculado ao Tratado de Petrópolis que resolveu as disputas territoriais entre o Brasil e a Bolívia, ficando a construção da ferrovia como contrapartida para concretizar uma aspiração boliviana no que diz respeito ao problema de:

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A Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981, elevou o Território de Rondônia à condição de Estado. Como fatores que impulsionaram esta medida podem ser apontados:

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