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Questões de Concurso: Fonoaudiologia

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Sobre a fisiologia da audição, assinale a alternativa INCORRETA.

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Um paciente com 2 anos de idade, portador de múltipla deficiência sensorial (surdo-cego) é atendido por um fonoaudiólogo desde os 6 meses com estimulação específica e individualizada. Ele apresenta perda auditiva neurossensorial moderada à esquerda e perda auditiva neurossensorial profunda à direita. Possui dificuldade em acompanhar e fixar a visão, dificuldade de ordem neurológica, apresentando melhor percepção no olho esquerdo (visão periférica). Por orientação do fonoaudiólogo, o paciente frequenta um espaço com Atendimento Educacional Especializado (AEE) há 8 meses.

Considerando os avanços conquistados pelos fonoaudiólogos junto ao contexto educacional e o papel do educador no processo do desenvolvimento global desse paciente, o fonoaudiólogo deve

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Para abordar a escola como um espaço de saúde, partimos da ideia de que ser saudável é ter a possibilidade de avaliar a realidade, reconhecendo e dando visibilidade às suas potencialidades, e de considerar o que já se possui para construir um cenário melhor. Por isso, o espaço escolar, entendido como saudável, é considerado dentro de um contexto maior: a comunidade onde está inserido e a sociedade que o estrutura.
Edmundo ,K.; Bittencourt , D.; Nascimento , G. Saúde e educação: Salto para o futuro. Brasília. Ministério da Educação e Cultura. Ano XVIII, boletim 12 - Agosto de 2008 (adaptado).

Considerando o exercício profissional do fonoaudiólogo de acordo com os pressupostos explicitados no texto acima, conclui-se que

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Em função da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, os profissionais de educação e saúde estão diretamente implicados na criação de alternativas para a superação das dificuldades enfrentadas no processo de consolidação do sistema educacional inclusivo. No caso específico da surdez, faz parte das atribuições do fonoaudiólogo, na área educacional, o desenvolvimento de ações para a educação bilíngue.

Para a superação das dificuldades enfrentadas pelo sistema educacional inclusivo no contexto da educação bilingue de surdos, é indicado que o fonoaudiólogo participe

I. da formação de professores, visando favorecer o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos em sala de aula. Para tanto, é fundamental o conhecimento do papel da língua de sinais na aprendizagem e na aquisição da modalidade escrita da língua portuguesa, entre outros aspectos.

II. de classes especiais, como uma possibilidade de intervenção junto a alunos com deficiência auditiva.

III. do atendimento educacional especializado voltado para o ensino da língua portuguesa, na modalidade oral, como sendo a primeira língua do surdo e da Lígua Brasileira de Sinais como a segunda.

IV. de ações realizadas com familiares para sensibilizá-los quanto ao papel da língua de sinais na comunicação e na aprendizagem do aluno.

É correto apenas o que se afirma em

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Um menino de 9 anos de idade, está no terceiro ano de uma escola pública e apresenta dificuldades de aprendizagem. Segundo a professora, ele escreve do mesmo modo que fala. Dessa forma, foi solicitado à mãe que encaminhasse o menino para uma avaliação fonoaudiológica, pois a professora acredita que ele seja disléxico. O sonho dele é ser jogador de futebol e ele acredita que para isso não precisa estudar, já que seus pais, apesar de não terem terminado a educação básica, conseguiram trabalhar. Na escola, mostra-se sem interesse para fazer as atividades propostas e sempre diz que não quer ler, pois sua leitura é muito lenta.

Segue, um trecho de sua escrita:

"Eraumaves un castelo muinto velho e eumdia treis mininos pobres quetinham passado por lá. Come saram a reformar o castelo e a notisia se espahol e os mininos creseram e finalmente o castelo ficol pornto os mininus foram entrando elá dentro tinha sinco cuartos."

Considerando o texto e o histórico da criança, avalie as afirmações a seguir.

I. A aquisição da linguagem escrita está relacionada às práticas sociais nas quais a criança está inserida, podendo essas representar obstáculos para um bom desempenho escolar. Diante disso, as dificuldades de escrita do menino podem estar influenciadas pelas práticas de letramento de seus familiares e amigos.

II. A dificuldade de segmentação das palavras é uma das características da dislexia; logo, é correto afirmar que o menino é disléxico.

III. A dislexia é um distúrbio específico de aprendizagem, de origem neurológica, caracterizada pela dificuldade na fluência correta da leitura, na decodificação e na soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem.

IV. O diagnóstico de dislexia feito pela professora da criança está correto. Nesse caso, considera-se efetiva a ação da professora para o diagnóstico precoce e para o encaminhamento do menino para tratamento fonoaudiológico.

V. O menino apresenta um texto cujas características demonstram o apoio na oralidade, as quais fazem parte do processo normal de aquisição da linguagem escrita. São exemplos desse apoio: transcrição fonética, junção e separação indevida de palavras.

É correto apenas o que se afirma em

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O Déficit do Processamento Auditivo Central (DPAC) é um conjunto de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo em resposta a um estímulo acústico. É um problema que atinge 7% das crianças em idade escolar.
American Speech-Language-Hearing Association. (Central) Auditory Processing Disorders, 2005 (adaptado).

Considerando os conceitos sobre DPAC e a sua relação com as questões escolares, infere-se que

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Assinale a alternativa correta sobre dislexia.

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Mesmo existindo diferenças individuais nas etapas do desenvolvimento da linguagem infantil é possível identificar aquisições importantes que marcam cada estágio do desenvolvimento da criança. Assim, é correto afirmar que entre os 12 aos 18 meses de idade surgem as

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A gagueira é um distúrbio da fluência e da temporalização da fala. A fluência refere-se à suavidade, facilidade, falta de esforço com que sons, sílabas, palavras e frases são ligados durante a fala. Para uma pessoa que gagueja, a produção da fala é uma atividade trabalhosa, não sendo automática tal como ocorre para uma pessoa considerada fluente. A temporalização refere-se ao tempo de execução dos sons, sílabas, palavras e frases. Cada som da fala possui um tempo usual para ser dito. Na fala gaguejada, alguns sons são pronunciados em tempo maior que o habitual.

Com relação à gagueira, infere-se que

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É um transtorno de aprendizagem da leitura que acomete escolares, apesar da presença de inteligência normal, da ausência de problemas sensoriais, de instrução escolar adequada e de oportunidades sócio-culturais suficientes.

Corresponde ao conceito apresentado:

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