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Questões de Concurso: Filosofia

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Sobre os filósofos pré-socráticos, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Anaximandro considerou o apeiron o arché, ou seja, a substância primordial, origem de todas as coisas.

( ) Anaxímenes considerou o fogo como seu arché, substância primordial, princípio de todas as coisas.

( ) Empédocles propôs o ar como princípio de todas as coisas, o ar é o elemento mais sutil existente.

( ) Parmênides dizia que o ser é, e não pode deixar de ser, e o não ser não é, e não pode vir a ser.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

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No que diz respeito à “noção de natureza”, em Aristóteles, é correto afirmar que a natureza
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No plano do humano [...] o filósofo é o condutor. O mantenedor da justiça que deve reinar. E não tanto o que mantém a justiça quanto aquele que conduz os homens à justiça [...] à autonomia espiritual que é a consciência da relatividade do mundo sensível.

É correto afirmar que, nesse excerto, Franklin L. e Silva tem como referência a visão

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A partir desse texto que abre as Meditações Metafísicas de Descartes, é correto afirmar que

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Leia atentamente o seguinte excerto: “Desse modo, o pensamento toma corpo no belo artístico e a matéria não é determinada externamente por ele, mas existe livre por si mesma, na medida em que o natural, o sensível, o ânimo e assim por diante possuem em si mesmos medida, finalidade e concordância e a intuição e o sentimento são igualmente elevados à universalidade espiritual, enquanto que o pensamento não só renuncia à sua hostilidade com a natureza, mas nela se asserena e o sentimento, o prazer e o fruir são legitimados e santificados; de tal modo que natureza e liberdade, sensibilidade e conceito encontram seu direito e satisfação em um só termo”. A partir do excerto do item “A Filosofia Kantiana”, da obra Introdução à Estética de Hegel, atente para o que se afirma a seguir, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:

( ) Na consideração da Crítica do Juízo, pensamento e matéria determinam-se por si mesmos, repetindo o dualismo coisaem- si e fenômeno característico da outra Crítica.

( ) A arte pela lógica da gratificação, sobrepõe-se à lógica da repressão, o princípio de razão predominante.

( ) A verdade da arte é a libertação da sensibilidade através de sua reconciliação com a razão.

( ) A verdade não conceitual dos sentidos, como valor estético transcendente, veda a liberdade em face do princípio de realidade.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

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Hegel concebe a arte como a relação entre a idéia e a forma sensível, e reconhece as três fases da arte: simbólica quando essa relação ainda não atingiu o equilíbrio definitivo do ideal artístico, clássica quando conquista a unidade concreta e viva desses dois elementos e romântica quando a relação dialética desses dois elementos atinge o limite em que o infinito da idéia realiza-se, mas dissolve-se a cada instante. O autor deduz as modalidades de arte, de acordo com os três períodos acima mencionados, da seguinte forma:

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De acordo com o debate a respeito da liberdade, presente na tradição liberal em filosofia política, argumenta-se que o ônus da prova deveria sempre estar a cargo daqueles que são contra a liberdade. A suposição a priori é sempre a favor da liberdade. Isso é o que ficou denominado como o princípio liberal fundamental (Gerald F.Gaus): a liberdade é normativamente básica e, assim, o ônus da justificação está sobre aqueles que intencionam limitar a liberdade, especialmente por meio de meios coercivos. Com base nesse e nos mais importantes princípios fundamentais do liberalismo político, assinale a alternativa correta.

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Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de filosofia, julgue os seguintes itens. Entre os elementos constantes do eixo de investigação e compreensão inclui-se a interdisciplinaridade no trabalho com a disciplina de filosofia.
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Com base na comparação entre Locke e Descartes feita por Lebrun, é correto afirmar:

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Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de filosofia, julgue os seguintes itens. Debater, tomar uma posição, defendê-la argumentativamente e mudar de posição face a argumentos mais consistentes são competências e habilidades que trazem a dimensão do debate público para o ensino da filosofia.
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