Entrar

Questões de Concurso: Engenharia Florestal

Confira aqui questões de Engenharia Florestal para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A recuperação de áreas degradadas, em seu sentido amplo, envolve teorias e técnicas diversas que atendem a diferentes objetivos finais, com relação à área a ser recuperada. Assim, quando o objetivo é retornar um ecossistema às suas condições naturais originais, tanto estruturais quanto funcionais, a atividade é denominada

🧠 Mapa Mental

O valor estabelecido para o transporte de madeira e de produtos florestais tem como base tabelas consolidadas por grupos de transportadoras que atuam em operações de logística junto às empresas florestais. São utilizados valores usuais para comercialização do serviço de frete rodoviário padrão. Uma das composições veiculares de carga (CVC) mais utilizada no transporte rodoviário florestal é o bitrem, veículo constituído por um cavalo mecânico e por dois semirreboques. Sabendo-se que essa CVC transporta aproximadamente 41m3, qual o valor do frete para o transporte de toras de eucalipto a uma distância de 90 km? Considere:

(i) velocidade média da CVC de 60,0 km/h;

(ii) tempo de carregamento e descarregamento de 2,0 horas;

(iii) custos operacionais fixos, variáveis, pessoal e de administração, de respectivamente, 18,0; 34,0; 4,0 e 2,0 reais por cada hora de trabalho.

🧠 Mapa Mental
Dentre as metodologias de recuperação de áreas degradadas, menciona-se o aproveitamento da regeneração natural, o plantio de mudas nativas, a semeadura direta, o uso de poleiros, entre outros. Em situações com uso agrícola intenso e recorrência de queimadas, as melhores opções para favorecer o processo de restauração serão:
🧠 Mapa Mental
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A sucessão ecológica pode ser descrita como um fenônemo no qual uma dada comunidade vegetal é progressivamente substituída por outra ao longo do tempo e em um mesmo local. Esses grupos sucessionais apresentam características biológicas diferenciadas. Espécies _________, por exemplo, em geral produzem grande número de sementes, dispersas por animais, e apresentam crescimento _________ da planta, mas geralmente com ciclo de vida _________, pois constituem comunidades com baixa diversidade e alta densidade populacional.
🧠 Mapa Mental
A Portaria n° 443, de 17 de dezembro de 2014, do Ministério do Meio Ambiente, reconhece como espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção aquelas constantes da “Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção”. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Um erro, em termos de amostragem, é evidenciado quando se detecta uma diferença da estimativa em relação ao valor verdadeiro ou paramétrico. Os erros, em inventários florestais, podem ser classificados em:

1. erros amostrais; 
2. erros não amostrais; 
3. erros sistemáticos; 
4. erros aleatórios. 
( ) Somente podem ser reduzidos mediante cuidados gerenciais e técnicos, como o controle e aferição dos equipamentos. 
( ) Ocorrem quando existe dependência funcional pela magnitude ou direção do erro, como, com o uso de uma trena mais longa que o normal. 
( ) Podem ser reduzidos com o uso de métodos e processos adequados. 
( ) Ocorrem de forma imprevisível e tendem a se anular se o número de medições for grande. 
Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.
Sobre sistemas de integração sustentável e ambiência para os animais, examinando a necessidade de 7m2 de sombra por animal, por causa do plantio da pastagem, no sistema silvipastoril, as árvores já estarão com altura média de 8 m, o que proporcionará sombra suficiente para os animais, pois, considerando 400 metros lineares de renque por hectare e dois metros de largura de sombras às 12 horas, haverá _______ de sombra por hectare, permitindo aos animais o pastejo e a opção de procurar a sombra para facilitar o ajuste de sua zona de conforto térmico.
🧠 Mapa Mental

A criação de animais fora de seu habitat pode ser uma alternativa de manejo conservacionista, mas também pode representar risco de extinção quando os animais são provenientes do tráfico ilegal. Por isso, a criação de animais silvestres em cativeiro é ordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), destacando-se os criadouros conservacionistas, os criadouros comerciais e os criadouros científicos. Considerando os tipos de criadouros destacados, avalie as afirmações que se seguem.

I. Os criadouros conservacionistas têm por objetivo apoiar as ações dos órgãos ambientais envolvidos na conservação das espécies, auxiliando a manutenção de animais silvestres em condições adequadas de cativeiro.

II. Os criadouros científicos têm como objetivo a pesquisa científica com animais silvestres, realizada por instituições reconhecidas e pessoas interessadas.

III. Os criadouros comerciais têm por objetivo a produção de espécies da fauna silvestre para fins comerciais, seja do próprio animal ou de seus produtos.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

Sobre paisagismo, considere as seguintes afirmativas: 1-A vegetação, matéria 

prima do paisagismo, deve ser usada para ilustrar os conhecimentos teóricos relativos à saúde humana e à conservação da natureza.

2-Um dos efeitos não­ intencionais das introduções de espécies exóticas como ornamentais, segundo vários autores, é que elas podem tornar ­se invasoras. 

3-Espécies como Brunfelsia uniflora (Pohl.) D. Don, considerada a flor símbolo da cidade de Curitiba (PR), segundo a Lei Municipal no 6.324/1982 (Curitiba, 1982), e Araucaria angustifolia (Bertol) Kuntze (pinheiro), árvore símbolo do Paraná, devem ser usadas para paisagismo quando possível, devido ao seu caráter simbólico.
4-As espécies do gênero Tabebuia (ipês), consideradas árvores símbolo do Brasil, Araucaria angustifolia (pinheiro), Caesalpinia echinata Lam (pau­brasil) e Dicksonia sellowiana Hook (xaxim) são espécies ameaçadas de extinção, por isso devem ser usadas em paisagismo.

5-A finalidade do paisagismo é a integração do homem com a natureza, facultando ­lhe melhores condições de vida pelo equilíbrio do meio ambiente, abrangendo todas as áreas onde se registra a presença do ser humano. 


Assinale a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental

Uma das principais pragas da cultura do eucalipto é a lagarta desfolhadora Thyrinteina arnobia (Lepidoptera: Geometrideae), conhecida como lagarta parda do eucalipto. Essa lagarta ataca povoamentos normalmente a partir dos três anos pós-plantio. Para combatê-la, podem ser utilizadas táticas de controle biológico, físico, químico, entre outros. Na utilização de controle químico é recomendado o principio ativo Deltametrina, na dosagem de 200 mL.ha-1 em um volume de aplicação de 6 a 10 L.ha-1, se a aplicação for realizada via aérea, ou um volume de aplicação de 100 L.ha-1, se a aplicação for realizada via terrestre.

Considere uma área reflorestada no espaçamento de 3m x 3m (três metros na linha e três metros na entrelinha). Utilizando-se um equipamento de pulverização terrestre, tipo canhão atomizador, dotado de 12 (doze) bicos (pontas) hidráulicos, trabalhando a uma velocidade de deslocamento de 6 km.h-1, qual deverá ser a vazão a ser obtida em cada bico (ponta)?

🧠 Mapa Mental