Entrar

Questões de Concurso: Engenharia Aquacultura Aquicultura

Confira aqui questões de Engenharia Aquacultura Aquicultura para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Os mangues, predominantes nas regiões de estuário e lagunas do litoral, são formações vegetais compostas de arbustos e outras espécies arbóreas adaptadas à salinidade e solos pouco oxigenados. Ricos em material orgânico, os mangues fornecem abrigo e alimento a muitas espécies marinhas, inclusive a algumas espécies ameaçadas de extinção. Um animal de mangue presente na lista de animais ameaçados de extinção é o caranguejo guaimun (Cardisoma guanhumi), considerado fundamental para a sobrevivência de pessoas com baixa renda e que vivem de sua coleta em manguezais do Nordeste. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Uma forma de exploração muito comum dos manguezais é a construção de tanques de piscicultura e camaroneiros, por constituírem práticas inofensivas a esse ambiente.

🧠 Mapa Mental

É incomum a extinção de uma espécie aquática pela sua pesca. Antes que isso ocorra, a pesca comercial dessa espécie deixa de existir, uma vez que os esforços de captura passam a não trazer mais uma compensação econômica. Os principais fatores que levam uma espécie aquática à extinção são as alterações físicoquímicas e biológicas dos ambientes nos quais ela habita, bem como um elevado grau de endemismo, o que limita a ocorrência da espécie a áreas relativamente pequenas. Entre as espécies de peixes brasileiros, o pirarucu (Arapaima gigas) é uma das mais ameaçadas, tanto pela sobrepesca como pelas mudanças ambientais impostas pelo homem. Entretanto, devido a sua importância econômica, muitos esforços têm sido feitos para a recuperação dos estoques e para a preservação da espécie. Esses esforços incluem o desenvolvimento de tecnologias de produção do pirarucu em cativeiro e a soltura de juvenis em ambientes onde as populações sofreram grande diminuição. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

De acordo com a legislação em vigor, a soltura de alevinos de pirarucu em ambiente natural só é permitida se os mesmos forem oriundos de unidades de produção localizadas dentro dos limites das bacias hidrográficas em que a espécie é considerada autóctone.

🧠 Mapa Mental

Em relação à qualidade da água para o cultivo de espécies aqüícolas, julgue os itens subseqüentes.

Em viveiros de “águas verdes” (transparência menor que 20 cm), as flutuações diárias de pH e de quantidade de oxigênio dissolvido na água são menores que as encontradas em viveiros de “águas claras” (transparência maior que 50 cm).

🧠 Mapa Mental

João, aqüicultor não-registrado, viajou para a Austrália e trouxe de lá alguns alevinos de uma espécie de peixe de água doce ainda não existente no Brasil, acreditando ser esta a solução para a piscicultura das regiões subtropicais do país. Tendo conseguido burlar a fiscalização existente nos aeroportos brasileiros, levou os peixes para sua fazenda, onde os colocou em um viveiro escavado, a menos de 10 m da margem de um rio que corta sua propriedade. Quando os peixes atingiram cerca de 12 cm, resolveu transferi-los para alguns tanques-redes que instalou, sem permissão, em um braço de um reservatório da União com o qual sua propriedade faz limite.

Com relação à situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Ao introduzir no Brasil uma espécie exótica sem autorização do IBAMA, João contrariou o disposto no Decreto-Lei n.º 221, de 28/2/1967.

🧠 Mapa Mental

As pisciculturas, particularmente as intensivas, assim como todas as grandes concentrações de animais, tendem a ser ambientes favoráveis ao aparecimento de doenças.

Assinale a alternativa que apresenta um sinal clínico da enfermidade denominada Ictiofitiríase.

🧠 Mapa Mental

A grande maioria dos recursos genéticos aquáticos ainda ocorre em populações nativas. A adaptação e a domesticação das espécies aquáticas ainda não têm acontecido nos mesmos níveis dos observados em agricultura e pecuária. A biotecnologia, na pesca e na aqüicultura, representa uma série de tecnologias com potencial para aumentar a taxa de crescimento de espécies cultivadas, para a melhoria na sanidade dos peixes, para auxiliar a proteção e a recuperação do meio ambiente, para ampliar o número de espécies aquáticas exploradas e para melhorar o uso e conservação de estoques nativos. Considerando as técnicas e conceitos utilizados na caracterização e uso de recursos genéticos aquáticos, julgue os itens a seguir.

O grau de endogamia de uma população é diretamente proporcional ao número efetivo de reprodutores.

🧠 Mapa Mental