Entrar

Questões de Concurso: Educação Física

Confira aqui questões de Educação Física para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Na obra Iniciação Esportiva Universal, Greco propõe o desenvolvimento da capacidade de jogo como pré-requisito importante para aprendizagens mais complexas no futuro da criança.

O desenvolvimento da capacidade de jogo promove várias competências, EXCETO:
🧠 Mapa Mental

Acerca dos fundamentos fisiológicos do exercício, julgue os itens a seguir.

I Na situação de repouso, todo o combustível alimentar para satisfazer as necessidades energéticas corporais são fornecidos pelas proteínas.

II O fenômeno denominado oscilação cardiovascular ocorre quando, por exemplo, durante trabalho físico submáximo prolongado (mais de 60 minutos), o volume de ejeção aumenta gradualmente, a freqüência cardíaca diminui gradualmente com a progressão do exercício e o débito cardíaco torna-se variável.

III No início do exercício físico, ocorre aumento na ventilação, causado principalmente pelo comando central dos neurônios.

IV Durante exercício de intensidade moderada em ambiente com alta temperatura, o sangue se distribui diretamente para a pele, de modo que essa alteração no fluxo sanguíneo cutâneo causa o aumento da temperatura corporal central.

V Durante o exercício físico, a água se desloca do sangue para as células e tecidos circundantes, o que ocasiona redução no volume plasmático, a qual pode ser compensada pela ingestão de líquidos.

Estão certos apenas os itens

🧠 Mapa Mental

O esporte pode ser conceituado como uma atividade ou prática competitiva, institucionalizada, que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos cuja participação é motivada pela combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos. Entre os diversos critérios para classificação dos esportes, situam-se se a prática individual e coletiva se existe ou não relação com companheiros e se existe ou não interação direta com o adversário. Desta forma, analise as afirmações acerca da classificação dos esportes:

I. Esportes individuais em que não há interação com o oponente: são atividades que requerem a colaboração de dois ou mais atletas, mas que não implicam a interferência do adversário na atuação motora. É exemplo de esporte nesta classificação a Natação.

II. Esportes coletivos em que não há interação com o oponente: são atividades motoras em que a atuação do sujeito não é condicionada diretamente pela necessidade de colaboração do colega nem pela ação direta do oponente. É exemplo de esporte nesta classificação o Ginástica rítmica desportiva coletiva.

III. Esportes individuais em que há interação com o oponente: são aqueles em que os sujeitos se enfrentam diretamente, tentando em cada ato alcançar os objetivos do jogo evitando concomitantemente que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro. É exemplo de esporte nesta classificação o Tênis.

IV. Esportes coletivos em que há interação com o oponente: são atividades nas quais os sujeitos, colaborando com seus companheiros de equipe de forma combinada, se enfrentam diretamente com a equipe adversária, tentando em cada ato atingir os objetivos do jogo, evitando ao mesmo tempo que os adversários o façam. É exemplo de esporte nesta classificação o Futebol.

De acordo com Ramirez (2007) estão corretas as afirmativas:

🧠 Mapa Mental

Sobre a capoeira, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A capoeira regional caracteriza-se por movimentos mais lentos e pela constante presença de ao menos uma das mãos no chão. É considerada a capoeira-mãe.

( ) A capoeira angola se mistura com o Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado 1899-1974). Trata-se do grande revolucionário da capoeira ao criar esse tipo de capoeira que caracteriza-se por movimentos mais rápidos, pelo contato físico entre os jogadores, além de uma sequência de ensino, começando com exercícios mais básicos.

( ) O contexto de criação da capoeira regional se deu pela opinião vigente na época de que a capoeira angola era fraca no quesito ataque e defesa pessoal.

( ) A capoeira possui aspectos de dança, luta, jogo, música e folclore. Portanto, é uma manifestação sociocultural peculiar e expressiva da cultura brasileira.

A sequência está correta em

🧠 Mapa Mental

O ensino da dança, nas aulas de Educação Física, na Escola, deve ser considerado como uma expressão representativa de diversos aspectos da vida humana, podendo ser um tipo de linguagem corporal que permite a transmissão de

🧠 Mapa Mental

Sobre os conceitos de saúde, qualidade de vida, atividade física e exercício físico, enumere as questões como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

I. Uma pessoa só é considerada saudável, se não estiver doente: isso é o que preconiza o conceito de saúde estabelecido pela OMS.

II. A qualidade de vida é uma condição humana resultante de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano.

III. É falso afirmar-se que todo movimento corporal que gera gasto de energia, realizado sem planejamento, é uma atividade física.

IV. O exercício físico e toda atividade física, planejada e estruturada, repetitiva, têm como objetivo a manutenção ou a melhoria de um ou mais componentes da aptidão física, de habilidades motoras ou de reabilitação orgânico-funcional.

V. A saúde é uma condição humana com dimensões físicas, sociais e psicológicas, caracterizadas num contínuo com polos positivo e negativo.

A sequência correta é

🧠 Mapa Mental

"A brincadeira tradicional infantil, filiada ao folclore, incorpora a mentalidade popular, expressando-se, sobretudo, pela oralidade". (Kishimoto, 1996).

Assinale a alternativa que não pode ser considerada como brincadeira tradicional infantil.

🧠 Mapa Mental

Uma experiência pedagógica de criação significativa para os alunos nas aulas em que é trabalhado o conteúdo dança na educação física escolar pode aliar texto e improvisação de movimentos. Os estudantes trazem contos, poemas, letras de música e os desenvolvem em oficinas. Por exemplo, pode-se pedir que eles redijam sobre alguém de sua família ou algo próximo a eles. Dessa forma, subjetividade e memórias podem aflorar, uma vez que esse tipo de trabalho estimula os educandos a fazer pontes entre essas histórias e textos pessoais com seu trabalho corporal. Durante o tempo em que estão sozinhos para improvisar, envolvidos cinestesicamente, os alunos criam frases, gestos, sequências de movimento ou sentimentos e sensações que os textos revelam, que as imagens proporcionam, estabelecendo diálogos.
LARA, L. M.; VIEIRA, A. P. Em foco...O corpo que dança:experiências docentes e intersubjetividades desafiadas. In: LARA, L.M. (Org.). Abordagens Socioculturais em Educação Física. Maringá: EDUEM, 2010, p. 141-86.(adaptado).

No texto apresentado, o ensino está centrado em

I. abordar uma dimensão pedagógica e técnicoinstrumental da dança como conteúdo da cultura corporal.

II. apresentar propostas para o desenvolvimento da dança como expressão do movimento humano no processo ensino-aprendizagem da educação física.

III. sugerir atividades que vão assegurar a inclusão de danças contemporâneas de forma sistemática e não apenas eventual nas festas e comemorações da escola.

IV. propor um trabalho que envolve pesquisa e cultivo do diálogo entre a produção cultural da comunidade e da escola.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental
No que diz respeito à relação entre atividade física e saúde, marque a opção CORRETA.
🧠 Mapa Mental

No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.

A promoção e a manutenção da qualidade de vida para a juventude dependem da consciência de que a saúde resulta da responsabilidade pessoal nos cuidados com o próprio corpo e, não, de medidas socioculturais.

🧠 Mapa Mental