Entrar

Questões de Concurso: Educação Física

Confira aqui questões de Educação Física para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


De acordo com a CBF, Uma Exclusão Temporária é quando um jogador comete uma infração passível de advertência (cartão amarelo) e é punido com uma suspensão imediata, sendo impedido de participar dos minutos seguintes da partida. A filosofia por trás desta “punição imediata” é que ela pode ter uma influência positiva e imediata no comportamento do jogador infrator e, inclusive, na sua equipe. A Associação Nacional, Confederação ou a FIFA, deve aprovar (para a publicação do regulamento da competição) o protocolo da Exclusão Temporária de acordo com as seguintes diretrizes:
I. A Exclusão Temporária se aplica a todos os jogadores (incluindo os goleiros); II. A Exclusão Temporária se aplica para as infrações puníveis com advertência (CA) cometidas por jogadores substitutos ou substituídos; III. O árbitro indicará a Exclusão Temporária ao mostrar o cartão amarelo e então apontar claramente, com ambos os braços, a área da Exclusão Temporária (geralmente a própria área técnica da equipe do jogador).
Está correto o que se afirma em:
🧠 Mapa Mental
É correto afirmar que o Músculo Fibular Longo origina-se:
🧠 Mapa Mental
No futebol de campo, se, depois de executado o tiro penal, o executante tocar na bola uma segunda vez antes que esta tenha sido tocada por outro jogador:
🧠 Mapa Mental
Deparar com suas potencialidades e limitações para buscar desenvolvê-las é parte integrante do processo de aprendizagem das práticas da cultura corporal e envolve sempre um certo risco para o aluno, pois o êxito gera um sentimento de satisfação e competência, mas experiências sucessivas de fracasso e frustração:
🧠 Mapa Mental
É a avaliação física que determina a importância ou valor da informação coletada nos testes e nas medidas, indicando se os objetivos estão ou não sendo atingidos e se o sistema de ensino ou treinamento está ou não sendo satisfatório. Com relação ao tema, julgue os itens subsecutivos. I- Avaliação Somativa é a soma de todas as avaliações ao final de um período, (um ano ou dois), tem o objetivo de se obter um quadro geral da evolução do indivíduo. II- Avaliação Diagnóstica é a informação constante sobre o desempenho do aluno que é fator primordial para o direcionamento do alcance dos objetivos. Seria a avaliação a cada três ou quatro meses. III- Avaliação Formativa é o tipo de avaliação que envolve a descrição, classificação e a determinação do valor de algum aspecto do comportamento do aluno. É a primeira avaliação do mesmo, mostra seus pontos fortes e fracos.
🧠 Mapa Mental

A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo. Geralmente, essa forma de expressão vem acompanhada por música, entretanto, também é possível dançar sem o apoio musical. Na dança, as pessoas realizam movimentos ritmados, seguindo uma cadência própria ou coreografada, originando harmonias corporais.

Sobre a dança, assinale a alternativa INCORRETA:

🧠 Mapa Mental
Sobre a relação da atividade física e o envelhecimento, analise os itens abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
🧠 Mapa Mental
Ainda no tocante às lutas, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A maioria dos professores de Educação Física não tem vivência com as lutas.
II - O professor precisa saber lutar para poder ensinar.
III - A pesquisa teórica pode fazer com que professores e alunos aprendem as lutas.
🧠 Mapa Mental

Sobre a Psicologia do Esporte, analise os itens a seguir:

I. A palavra “psicologia” vem do Grego antigo psyque, que significa “mente”, e logos, que significa “conhecimento ou estudo”.

II. É o campo da ciência que trabalha com as emoções, pensamentos e comportamentos que afetam atletas e praticantes de atividade física.

III. Psicologia do Esporte desenvolveu suas próprias teorias para analisar os pensamentos e comportamentos relevantes ao contexto do esporte e do exercício.

IV. Tem como objetivo melhorar o desempenho esportivo ou a qualidade da experiência da atividade física, ajudando atletas e praticantes a controlar suas emoções, seus pensamentos, sua ansiedade, agressividade, relação com companheiros de equipe, entre outros.

V. O psicólogo do esporte tem o papel de ajudar indivíduos a encontrarem o estado mental que possibilite seu melhor desempenho.

Estão CORRETAS:

🧠 Mapa Mental
Leia: “É o jogador que auxilia o armador na execução das jogadas ofensivas, tendo o papel fundamental de escoltar e proteger o armador durante o início do ataque. Também possui a característica de arremessar de médias e longas distâncias. Nas situações defensivas, é um dos primeiros jogadores a tentar a interceptação das jogadas adversárias.” (Fonte: https://irp-cdn.multiscreensite.com/702f442f/files/uploaded/Atividade%2002%20-%20%20Basquetebol.pdf).
O excerto descreve, no basquetebol, a posição:
🧠 Mapa Mental