Questões de Concursos Públicos: Ciências Sociais

Confira aqui Questões Ciências Sociais de Concursos Públicos Grátis com Gabarito. Acesse Milhares de Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas para Treinar Online. Se Preferir, Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.


Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos de políticas públicas e sua relação com a política em geral.

Decisões e análises acerca de políticas públicas implicam responder às seguintes perguntas: quem ganha o quê, por quê e que diferença faz.

Com relação à participação e ao controle social, julgue os itens que se seguem.

Os conselhos participativos apresentam em sua composição grande predominância de atores governamentais, o que evidencia pouca participação social e denota que não há conselhos paritários no Brasil.

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação e monitoramento de políticas públicas.

Na avaliação de políticas públicas por meio de processos, visa- se à aferição da eficácia dessas políticas, isto é, verifica-se se a política pública está sendo ou foi implementada de acordo com as diretrizes concebidas para a sua execução e se o resultado final atingirá ou atingiu as metas desejadas.

Julgue os itens a seguir, concernentes a políticas redistributivas.

O sistema previdenciário brasileiro não constitui caso de política redistributiva, uma vez que aqueles que contribuem receberão benefícios reduzidos no futuro.

Tendo em vista o novo ambiente da chamada sociedade da informação, julgue os próximos itens.

Nos softwares livres, não se tem controle sobre as ferramentas computacionais nem segurança no seu uso. Além disso, qualquer ato de modificação na sua estrutura é caracterizado como pirataria.

Com referência aos conceitos de estrutura, classe e status, julgue os itens subsequentes.

A estrutura do sistema social é constituída a partir do momento em que os seus indivíduos interiorizam e reproduzem modelos culturais normativos do sistema.

Julgue os itens seguintes, relativos à avaliação e monitoramento de políticas públicas.

A análise de impactos de uma política pública focaliza os efeitos da legislação, do plano, do programa ou do projeto sobre seu público-alvo, estabelecendo relação de causalidade entre a política e as alterações nas condições econômicas e sociais.