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Questões de Concurso: Arquivologia

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São características básicas dos arquivos, EXCETO:
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Uma empresa pública contratou um arquivista para ocupar-se de sua gestão documental. Esse profissional encontrou o acervo em uma sala, com documentos em caixas ou amontoados, além de muitos CD, disquetes, álbuns de fotografias e fitas VHS. Ele, então, separou dos demais os documentos arquivísticos digitais, tendo em vista as suas características de

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O arquivo intermediário é definido como um conjunto de documentos
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Em um depósito de arquivo com temperatura acima de 25 ºC e umidade relativa do ar acima de 60%, é comum o aparecimento de fungos, bactérias e seus esporos, que são transmitidos por contato e pelo movimento do ar. Os arquivistas conhecem esses elementos nocivos como

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Das atividades abaixo, assinale a que não se caracteriza como atividade de arquivo corrente: (TJDFT, 2000)
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Com o desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação, fala-se em "desmaterialização" dos arquivos, porque

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Com relação à definição de documento de arquivo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) É toda informação registrada, original, única e autêntica que resulta da acumulação de documentos produzidos ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica.
( ) É a troca de mensagens e informações entre os diversos órgãos do serviço público que seguem fundamentos essenciais de padronização.
( ) É a produção, manutenção e utilização de dados necessários ao desempenho e ao cumprimento das atividades de uma instituição.

As afirmativas são, respectivamente,
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Quando se organiza um arquivo utilizando-se o método numérico simples, a preocupação inicial recai somente na atribuição de números a cada novo cliente ou correspondente, obedecendo apenas à ordem de entrada ou registro, como apresentado a seguir: 1- Alba Santos Silva; 2 - Bárbara Assunção; 3 - Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social; 4 - Alcedo Costa; 5 - Ricardo Alves e 6 - Banco do Brasil. Como se observa, essa é a ordem em que os documentos encontram-se no arquivo. No entanto, para a efetiva recuperação dos documentos, é necessário elaborar o índice alfabético remissivo, que terá a seguinte seqüência:
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