Entrar

Questões de Concurso: Zootecnista

Confira aqui questões de Zootecnista para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A suplementação de bovinos de corte em pastagens tem alguns aspectos básicos que devem ser considerados para melhorar a eficiência de sua utilização dentro do sistema produtivo, entre eles podemos citar:

I- A suplementação pode ser feita em qualquer época do ano, mas a melhor resposta é a da suplementação estratégica na seca, pois ela corrige a limitação primária de proteína das pastagens e permite que o animal aumente o consumo da forrageira de baixa qualidade.
II- É fundamental que haja boa massa de forragem para que a suplementação na seca tenha o efeito positivo desejado. Por isso, recomenda-se o diferimento (também chamado de vedação) das pastagens antes do período seco para maximizar o acúmulo de forragem.
III- Os níveis de inclusão ou quantidade de suplemento por cabeça devem ser fixos e a escolha deve ser baseada exclusivamente no desempenho animal, bem como dos objetivos do produtor.
IV- A eficiência do suplemento diminui à medida que se aumenta a quantidade que é fornecida para o animal. Isso quer dizer que o segundo quilo de suplemento não proporciona o ganho de peso que o primeiro quilo proporcionou.

Estão CORRETAS, apenas as afirmativas:
🧠 Mapa Mental
Em ambiente de temperatura do ar elevada, associada à umidade relativa acima de 80%, característico da Região Metropolitana de Belém, os animais de produção tendem a sofrer estresse térmico por calor, na maior parte do dia. Em condições de estresse térmico por calor, é CORRETO afirmar que:
🧠 Mapa Mental

Os microminerais, em razão de seu envolvimento na estrutura de muitas enzimas e alguns hormônios, geralmente, estão diretamente relacionados a alguns distúrbios da função reprodutora. Na nutrição de ruminantes, a suplementação com microminerais tem por finalidade corrigir deficiências, minimizar o estresse e melhorar a eficiência de produção. Diante disso, avalie o estudo de caso a seguir.

Como consultor de uma propriedade que atua na pecuária leiteira, você verificou que a aquisição dos concentrados e misturas minerais era feita exclusivamente com base no preço e não na sua qualidade (valor nutricional) e isso poderia ser um indicativo do elevado intervalo de partos no rebanho.

Ao avaliar a composição da mistura mineral, verificou-se que a concentração dos minerais estava inadequada. Considerando a situação apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. A dieta continha alta concentração de cálcio, o que é prejudicial para a absorção de selênio, mineral fundamental para o correto funcionamento do eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal.

II. A dieta apresentava baixo nível de selênio, pois, como parte da enzima glutationa peroxidase, esse mineral protege o citosol contra peróxidos produzidos durante a queima respiratória e seus níveis adequados na dieta são fundamentais para o correto funcionamento do aparelho reprodutor.

III. A dieta apresentava baixo teor de cobre, mineral presente na vitamina B12, que é sintetizada pelos micro-organismos ruminais. Essa vitamina age como coenzima e tem fundamental importância por estar envolvida na transferência de grupamento metil para o propionato gerando succinato.

IV. A dieta apresentava baixo nível de zinco, que é essencial para a síntese do DNA e para o metabolismo dos ácidos nucleicos e proteínas. Desse modo, todos os sistemas do organismo são afetados pela deficiência do mineral, particularmente quando as células estão em acelerado processo de divisão, crescimento ou síntese.

V. Os concentrados e minerais não continham cromo em sua composição, mineral este envolvido na síntese dos hormônios da tireoide e potencialização da ação da insulina, necessários para o correto funcionamento do ciclo estral.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

A introdução de árvores e arbustos em pastagens de gramíneas pode acarretar vários benefícios, ocorrendo, em alguns casos, externalidades positivas que ultrapassam os limites da pastagem ou da propriedade.

Em relação ao sistema silvipastoril, avalie as afirmações que se seguem. I. Com o objetivo de otimizar a produção forrageira, deve-se plantar as árvores no sentido norte-sul a fim de maximizar o efeito da sombra sobre os animais.

II. Uma maneira de aumentar a biomassa e a diversidade vegetal em um sistema de produção animal é a utilização do silvipastoralismo, que consiste na implantação de pastagem em áreas de reflorestamento.

III. O desenvolvimento do sistema radicular das árvores favorece as condições físicas do solo, melhorando sua estrutura e aumentando a porosidade e a capacidade de retenção de água, o que gera benefícios para as espécies forrageiras utilizadas no sistema silvipastoril.

IV. O sistema silvipastoril contribui para a conservação do solo e melhora o aproveitamento da água das chuvas, além de possibilitar outros serviços ambientais, como a conservação da biodiversidade e o armazenamento de carbono no solo.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

A caprinocultura no Brasil enfrenta diversos desafios sanitários, destacando-se as verminoses. As pastagens são a principal via de contaminação do rebanho por parasitas internos e externos e, em sistemas de produção extensivos ou semiextensivos, o contato diário dos animais com os parasitas aumenta as chances de contaminação e perpetuação do problema. Para o controle das verminoses em caprinos, entre outros procedimentos, recomenda-se o manejo da pastagem de forma

🧠 Mapa Mental

A mastite bovina tem sido descrita como a principal doença que causa prejuízos à produção leiteira, resultando em redução da produção e qualidade do leite e em aumento dos custos de produção. A contagem de células somáticas (CCS) é comumente usada como indicador da incidência de mastite subclínica em vacas leiteiras. Na incidência de mastite, diversas mudanças na composição do leite ocorrem: diminuição da concentração de caseína, aumento da concentração de ácidos graxos livres, alteração na concentração de minerais, aumento da atividade proteolítica e lipolítica do leite.

SANTOS, M.V. Influência da qualidade do leite na manufatura e vida de prateleira dos produtos lácteos: papel das células somáticas. In: Brito, J.R.F.; Portugal, J.A.B. (Org.). Diagnóstico da qualidade do leite, impacto para a indústria e a questão dos resíduos de antibióticos. Juiz de Fora, 2003, v. 1, p. 139-149.

Com relação à qualidade do leite e seus derivados, avalie as afirmações que se seguem.

I. Um leite em que se verifique elevada contagem de CCS apresenta variação na composição química e nas características organolépticas.

II. O processo de pasteurização diminui a CCS, tornando o produto final adequado à comercialização ou à fabricação de derivados lácteos.

III. Um animal com mastite apresenta diminuição na síntese de lactose; consequentemente, a concentração desse açúcar é menor no leite de vacas com mastite quando em comparação ao leite das vacas saudáveis.

IV. Queijos produzidos com leite que apresentam CCS elevados apresentam maior tempo de coagulação, diminuição da firmeza do coágulo, maior perda de componentes do leite para o soro e menor rendimento de fabricação.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

Os consumidores brasileiros estão dispostos a pagar mais pela garantia de maciez, sabor e origem da carne e passaram a ficar mais atentos à rastreabilidade, marcas e rótulos de cortes nobres. Dessa forma, para atender a essa demanda, nos últimos anos a indústria da carne tem investido em produtos diferenciados para clientes exigentes e dispostos a pagar mais pela qualidade. De modo semelhante, o crescimento das pesquisas nessa área no Brasil foi significativo, disponibilizando grande número de informações sobre o tema. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2013 (adaptado). Acerca de informações provenientes de estudos relativos à qualidade da carne, avalie as afirmações a seguir. I. Quanto maior a proporção de fibras glicolíticas no músculo dos animais, menor será a queda no pH muscular após o abate, o que favorecerá a obtenção de carne com qualidade. II. Fibras musculares é uma nomenclatura correta para as células que constituem o músculo e estão presentes em três diferentes tipos nos mamíferos: glicolíticas, intermediárias e oxidativas. III. O processo de transformação de músculo em carne depende da redução do pH e da ativação do complexo enzimático calpaína-calpastatina. IV. A formação do tecido muscular é denominada miogênese e ocorre durante o desenvolvimento pré-natal e o pós-natal, quando o processo de hiperplasia das células musculares se manifesta. V. O correto manejo pré-abate permite o aumento do pH do músculo post-mortem, o qual é fundamental para assegurar a qualidade da carne bovina. É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

Nos dias de hoje, há grande preocupação, por parte dos governos e da população mundial, quanto ao acúmulo de gases causadores do efeito estufa (GEE) na atmosfera, pois eles contribuem para o aquecimento global. Entre esses gases, o CO2, o CH4e o N2O são os mais importantes no âmbito da atividade agropecuária. Diante disso, a pecuária bovina brasileira tem sido alvo de inúmeras críticas relacionadas ao aquecimento global, devido ao rebanho numeroso, à prática de desflorestamento para expansão das áreas de pastagens, à baixa produtividade da maioria dos sistemas produtivos e à produção de metano no rúmen dos bovinos.

Com base no texto acima, avalie as afirmações que se seguem.

I. A produção de metano é maior no rúmen, onde a fermentação favorece a produção do propionato e butirato.

II. A monensina e a lasalocida apresentam a capacidade de alterar o metabolismo de nitrogênio no rúmen, aumentando, ali, a degradabilidade da proteína dietética, o que é favorável para melhorar a eficiência dos animais.

III. O uso de sistemas de terminação de animais mais precoces é interessante para a gestão ambiental, porque a produção de metano por quilograma de produto é inferior quando comparada a sistemas de produção tardios.

IV. Animais a pasto possuem como principal fonte de energia os carboidratos fibrosos (celulose e hemicelulose) presentes nas forrageiras, que, ao serem fermentados, produzem grande quantidade de propionato em relação aos outros ácidos graxos voláteis (AGV).

V. Os aditivos ionóforos podem reduzir a produção de metano no rúmen, tanto em sistemas de produção a pasto, como em confinamento, já que essas moléculas inibem o crescimento de bactérias gram-positivas, por meio de alterações na permeabilidade das membranas plasmáticas dessas bactérias.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental
Sobre os cuidados que devem ser dispensados aos bezerros recém-nascidos.

I- Após o nascimento deve-se cortar e desinfetar o umbigo com solução de álcool iodado a 10% ou outro produto comercial.
II- Verificar se o bezerro consegue mamar normalmente. No caso de vacas de tetas grandes, é necessário ajudar o recém-nascido nas primeiras mamadas e depois esgotar o úbere da vaca.
III- É indispensável que o bezerro mame o colostro. Descartar vacas de tetas grandes e aquelas que produzem pouco leite.
IV- É recomendável manter os bezerros em “pasto-maternidade”, durante a primeira semana de vida, para facilitar a assistência.

Estão CORRETAS, apenas as afirmativas:
🧠 Mapa Mental

Em um dia de campo, foi abordado o conjunto de operações destinadas à produção de silagem de milho, entre as quais, foi discutida a determinação do ponto de colheita. O ponto de colheita é uma etapa primordial para a obtenção de uma silagem de alta qualidade e, no campo, esse ponto pode ser determinado com o teste da mão, que consiste em averiguar o equilíbrio entre o ponto ideal de corte dos grãos (farináceo-duro) e da planta (de 32 a 38% de matéria seca). Para isso, são cortadas de 5 a 10 plantas ao acaso no meio da lavoura, passam-se as plantas na ensiladeira/picadeira, retira-se uma amostra na mão e, comprimindo-a fortemente com os dedos, observa-se, ao abrir lentamente a mão, a condição da amostra.

Guia de campo silagem. Disponível em: . Acesso em: 2 ago. 2013.

A respeito do teste da mão na determinação do ponto de colheita para ensilagem das plantas de milho, é importante observar se a amostra

I. é desfeita rapidamente, o que indica que as plantas estão muito secas.

II. umedece a mão, o que indica que as plantas estão no ponto ideal de silagem.

III. é desfeita lentamente, o que indica que a planta está na faixa correta de matéria seca para ensilagem.

IV. permanece agrupada, o que indica que a planta está com baixa percentagem de matéria seca, necessitando mais tempo de espera.

V. fica quebradiça, o que indica que as plantas estão com alta percentagem de umidade e que há necessidade de pré-secagem para a ensilagem.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental