Entrar

Questões de Concurso: Zootecnista

Confira aqui questões de Zootecnista para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A cólica em equinos é uma das mais frequentes causas de óbito, principalmente em animais mantidos estabulados. Entre os fatores predisponentes à sua ocorrência incluem-se: mudanças bruscas na dieta, excesso de amido na dieta, arraçoamento após longo período de jejum, uso de ingredientes de má qualidade, entre outros.

Acerca da cólica em equinos, avalie as afirmações a seguir. I. O fornecimento de concentrado em cochos coletivos constitui-se em fator predisponente à ocorrência de cólica, recomendando-se o arraçoamento individual.

II. O fornecimento de volumosos com alto teor de lignina pode predispor a ocorrência de cólica, devido ao aumento da fermentação cecal. III. Devido à alta demanda energética após o exercício, recomenda-se o pronto fornecimento, ad libitum, de dieta de alta energia no intuito de evitar o catabolismo muscular e a cólica.

IV. Um correto programa sanitário, que inclua desverminações periódicas, contribui para diminuir a ocorrência de cólica.

V. O fornecimento de água logo após o exercício é recomendado em razão da necessidade de reposição hídrica nesse momento, além de prevenir a ocorrência de cólica.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental
Os cruzamentos constituem a base da exploração comercial de suínos. Sobre o cruzamento em suínos as seguintes alternativas estão corretas, EXCETO:
🧠 Mapa Mental

Para se implantar um projeto de criação de suínos, deve-se considerar desde a capacidade de investimento do produtor e a viabilidade econômica do negócio até a produtividade que se deseja atingir e o manejo a ser adotado. O bem-estar animal e a ambiência também constituem fatores indispensáveis. O aumento da escala de produção e a migração da atividade para regiões de clima mais quente também despertam maior interesse na construção de instalações que amenizem as condições climáticas menos favoráveis.

Manual brasileiro de boas práticas agropecuárias na produção de suínos - ABCS. Disponível em: . Acesso em: 27 de jul. 2013.

Levando em consideração aspectos fundamentais na construção de instalações para suinocultura, avalie as afirmações que se seguem.

I. As construções para suinocultura devem levar em consideração aspectos de biosseguridade, como a construção de cercas e barreiras verdes para diminuir as chances de contaminação das granjas.

II. As construções para suinocultura devem levar em consideração a ventilação (natural e/ou forçada), pois tem importância fundamental na dissipação do calor e na renovação do ar, expulsando os gases tóxicos produzidos pela decomposição da matéria orgânica existente dentro das instalações.

III. As construções para suinocultura devem estar posicionadas no sentido norte-sul, considerando que o sol do verão deve passar sobre a cobertura do galpão.

IV. As construções para suinocultura devem ser planejadas considerando-se o vazio sanitário das instalações, de forma a permitir o trabalho no sistema de todos dentro todos fora e a produção dos suínos em lotes, objetivando manter os animais de diferentes idades na mesma sala em cada fase da produção.

É correto o que se afirma em

🧠 Mapa Mental
Sobre o manejo de aves de postura é CORRETO afirmar.
🧠 Mapa Mental

A sustentabilidade ambiental e econômica de pequenas propriedades rurais prioriza a utilização, de forma racional e adequada, da terra e dos recursos naturais disponíveis, mantendo o potencial produtivo da propriedade.

Nesse contexto, considerando a apicultura uma atividade econômica e ecologicamente importante para o desenvolvimento de sistemas sustentáveis de agricultura familiar, avalie as afirmações que se seguem.

I. A apicultura gera inúmeras vantagens à agricultura familiar e à própria vegetação, pois as abelhas atuam na polinização de diversas espécies vegetais.

II. A apicultura se adapta a quaisquer condições climáticas e consiste em uma atividade intimamente ligada aos recursos naturais, dependendo de sua manutenção e incentivando a proliferação das espécies vegetais melíferas.

III. A apicultura pode ser atividade econômica principal ou complementar, sendo que seus produtos (mel, geleia real, própolis, pólen, cera e apitoxina) e serviços de polinização (aluguel de colmeias) podem alcançar valores superiores aos de muitos produtos da agricultura familiar.

É correto o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

A vantagem nutricional dos ovos está associada à qualidade do produto oferecido ao consumidor, que é determinada por um conjunto de características que podem influenciar na aceitabilidade comercial do produto. A qualidade do ovo é uma medida das características desejadas e valorizadas pelos consumidores, considerando aspectos nutricionais, sanitários e a ausência de resíduos químicos, entre outros.

ALCÂNTARA, J.B. Qualidade físico-química de ovos comerciais: avaliação e manutenção da qualidade. 2012. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012 (adaptado).

A respeito da qualidade do ovo, é correto afirmar que

🧠 Mapa Mental

A genética e o melhoramento animal vêm transformando, para melhor, a realidade da pecuária de corte brasileira. Uma das ferramentas mais eficientes à disposição dos pecuaristas é a Diferença Esperada na Progênie (DEP). Essa ferramenta permite prever o desempenho das crias de um dado reprodutor, comparado ao desempenho das crias de todos os reprodutores incluídos no programa de avaliação genética, acasalados com vacas semelhantes. Suponha um animal A com DEP 15 kg; outro animal, B, com DEP 7 kg; e ainda outro animal C com DEP de -5 kg, para o peso à desmama. Essas DEPs significam que

🧠 Mapa Mental

Atualmente a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) pode ser aplicada rotineiramente nas fazendas. Os programas de IATF são desenvolvidos para controlar a função luteínica e folicular, permitindo, assim, uma taxa de prenhez satisfatória por inseminação. Esses programas podem ser considerados uma importante ferramenta de manejo reprodutivo de bovinos.

BARUSELLI, P.S. ; SALES, J.N.S. ; SALA, R.V. ; VIEIRA, L.M. ; SÁ FILHO, M. F. History, evolution and perspectives of timed artificial insemination programs in Brazil. Animal Reproduction, v. 9, p. 139-152, 2012.

Acerca dos benefícios proporcionados por essa técnica, avalie as afirmações que se seguem. I. A redução do manejo de observação de cios juntamente com a possibilidade de maior uniformização dos lotes estão entre as maiores vantagens da técnica.

II. A IATF em comparação com a inseminação artificial convencional proporciona a obtenção de animais com valor genético superior.

III. A utilização de touros com altos valores genéticos na IATF reduzirá o intervalo de gerações da população, permitindo, assim, maior ganho genético.

IV. O protocolo hormonal utilizado na IATF proporciona superovulação e, assim, permite inseminação de todos os animais em horário preestabelecido, o que facilita o manejo.

V. A técnica permite a inseminação de um grande número de animais em curto período de tempo, possibilitando, assim, a obtenção de maiores índices de prenhez no início da estação de monta.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

O manejo pré-abate está diretamente ligado ao bem-estar animal, sendo que em diversos países vigora a adoção das técnicas de abate humanitário. Essas técnicas são definidas como o conjunto de procedimentos que garantem o bem-estar dos animais durante o embarque na propriedade rural e o manejo no frigorífico. Cumpre ressaltar que o abate humanitário não é só sinônimo de qualidade sanitária, mas também de qualidade ética, além de fazer parte da preocupação dos consumidores. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2013 (adaptado). Acerca do abate humanitário, avalie as afirmações que se seguem.

I. O transporte é uma das etapas importantes do abate humanitário e, se realizado de forma inadequada, poderá ocasionar grande estresse aos animais, o que pode comprometer a qualidade da carcaça.

II. Caso os procedimentos de abate provoquem estresse nos animais, há possibilidade de que sejam produzidas carnes de pior qualidade, devido à redução nas concentrações de glicogênio no músculo, que impede a produção de lactato e a queda do pH.

III. O uso de currais de espera nos frigoríficos deve ser evitado, pois os animais são entregues após serem submetidos ao jejum nas propriedades rurais.

IV. A insensibilização é uma etapa imprescindível ao abate humanitário e é responsável por deixar o animal inconsciente até o final da sangria. V. A produção de carne escura, firme e seca (DFD) pode ocorrer quando os animais são submetidos ao estresse e não possui relação com o tempo de prateleira.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma doença cosmopolita causada por um RNA vírus que atinge equinos, asininos e muares. Uma vez instalado no organismo do animal, esse vírus permanece por toda a vida, mesmo quando não manifesta sintomas. É uma doença essencialmente crônica, embora possa se apresentar em fases hiperaguda, aguda e subaguda. A transmissão ocorre por meio da picada de mutucas e das moscas dos estábulos, materiais contaminados com sangue infectado, além da placenta, colostro e acasalamento com animais portadores.

Para entrada de equinos em eventos agropecuários, são requisitos obrigatórios para o controle e erradicação da anemia infecciosa equina (AIE), a apresentação

I. da Guia de Trânsito Animal (GTA).

II. do exame negativo para anemia infecciosa equina (AIE).

III. do comprovante de vacinação contra a anemia infecciosa equina (AIE).

Está correto o que se afirma em

🧠 Mapa Mental