Entrar

Questões de Concurso: Técnico Educacional

Confira aqui questões de Técnico Educacional para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Conforme suas Diretrizes Curriculares Nacionais, a estrutura e duração dos cursos de Educação de Jovens e Adultos são definidas:

🧠 Mapa Mental

De acordo com Celso Vasconcelos (1998) há uma dificuldade no avanço das práticas de avaliação na escola, uma vez que para favorecer a mudança é importante a tomada de consciência das contradições entre nossas representações e prática individual, coletiva e institucionalmente consideradas.

Algumas dessas contradições chegam a assustar pelo grau de naturalidade em que se dão:

"Aceitamos o discurso da avaliação como diagnóstico e: ... não nos incomodamos com o índices de reprovação de 20%, 30%, 40% logo na 1° série do Ensino Fundamental. ... consideramos que a reprovação é válida, pois, entre outras coisas, é a forma de manter a qualidade de ensino... ... afirmamos que a função da avaliação é verificar se o aluno aprendeu ou se os objetivos foram atingidos". "Aceitamos o discurso da Avaliação Processual e... ... trabalhamos com semana de provas sem a menor crise... ... trabalhamos como uma metodologia meramente expositiva". O que explicaria tais contradições? Analise as afirmativas abaixo, assinalando (V) para verdadeira e (F) para falsa:

( ) O professor pode ainda não estar consciente da importância de assumir novas concepções.

( ) O professor reconhece a importância da avaliação processual, mas não consegue fazer a transposição didática

( ) O professor entende que essas concepções não são aplicáveis na prática.

( ) A escola nem sempre oferece ao professor acompanhamento pedagógico efetivo o que favoreceria uma reflexão crítica sobre sua prática e as orientações para a incorporação de novos paradigmas

( ) O professor considera que não tem condições de realizar a avaliação processual devido à dificuldade de introduzir mudanças diante dos princípios que orientam a proposta pedagógica da escola.

A seqüência correta é:

🧠 Mapa Mental

Considerando que determinada prefeitura tenha organizado trabalho pedagógico para as Escolas de ensino fundamental com base, principalmente, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens a seguir.

A criação de uma nova área para trabalhar especificamente com os temas transversais, sob a responsabilidade de um professor especializado nessa abordagem, é compatível com as orientações dos PCN.

🧠 Mapa Mental

Segundo Nice Figueiredo, a coleção de referência deve ser uma coleção altamente funcional, incluindo quantas obras forem necessárias para atender às necessidades dos usuários. Para desenvolver uma coleção assim caracterizada é necessário determinar critérios de seleção e efetivar uma avaliação sistemática. No que se refere à seleção desses materiais, devem ser observadas como características:

🧠 Mapa Mental

Conforme a Lei 9394/96, a educação básica deve ser organizada observando algumas regras. Qual das alternativas abaixo está em desacordo com suas prerrogativas?

🧠 Mapa Mental

Considera-se como regra fundamental na conservação de acervos, uma higienização permanente que vá além da coleção e das instalações. Entretanto, a forma mais eficiente é:

🧠 Mapa Mental
Analise as afirmativas abaixo:

I - Não é possível a perda na nacionalidade originária.

II - Não se presume a necessidade de edição de lei complementar, pois esta é somente exigível nos casos expressamente previstos na Constituição.

III - Compete à União, privativamente, legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional.

Assinale a alternativa correta:

🧠 Mapa Mental

De acordo com a visão de Haydt (1997) sobre avaliação nas modalidades Diagnóstica e Formativa, analise as afirmativas abaixo indicando com (D) a(s) que se refere(m) à Avaliação Diagnóstica e com (F) a(s) que se refere(m) à Avaliação Formativa:

( ) É realizada no inicio do período letivo ou unidade de ensino com intenção de verificar se os alunos apresentam ou não os pré-requisitos necessários às aprendizagens.

( ) Visa a determinar se o aluno domina cada etapa antes de prosseguir o processo ensino-aprendizagem.

( ) É utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas.

( ) É basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor

A seqüência correta é

🧠 Mapa Mental

Assinale a alternativa que apresenta as atividades que caracterizam a ação do pedagogo, considerando seus saberes pedagógicos específicos.

🧠 Mapa Mental