Entrar

Questões de Concurso: Técnico Científico Governança em TI

Confira aqui questões de Técnico Científico Governança em TI para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Texto associado.

Acerca de conceitos básicos, estrutura e objetivos do gerenciamento
de serviços e considerando-se o ITIL, versão 3, julgue os itens
subsequentes.

O gerenciamento de serviços pode ser visto como um ativo operacional de uma organização. Um processo é um conjunto de atividades coordenadas que combinam e implementam recursos e capacidades para produzir um resultado que, direta ou indiretamente, cria valor para um cliente interno ou departamental.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Quanto ao gerenciamento de projetos e ao ITIL, julgue os itens que
se seguem.

Para determinar e resolver as causas de incidentes, o gerenciamento de problemas envolve a análise das causas raiz (root cause analysis) e realiza atividades para detectar e resolver, proativamente, problemas ou incidentes futuros.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

A identificação e a correção das causas raiz de defeitos e outros problemas nos processos de planejamento de projeto constituem práticas de nível 5, de natureza específica, da área de processo de monitoramento e controle de projeto.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Acerca do domínio Adquirir e Implementar do COBIT, julgue os
itens consecutivos.

Definição e manutenção de requisitos técnicos e funcionais de negócio e estudo de viabilidade e formulação de ações alternativas são objetivos de controle para o processo Identificar Soluções Automatizadas.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Considerando-se processos, funções de estratégia, desenho,
transição e operações e o ITIL, versão 3, julgue os itens
subsequentes.

Uma métrica adequada para avaliar o desempenho da central de serviços (service desk) é o volume de chamadas recebidas, uma vez que um incremento nesse indicador significa maior confiança dos usuários nesse tipo de serviço e, portanto, bom desempenho.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Considerando a importância do modelo CMMI para o desempenho
das organizações, julgue os itens de 91 a 106.

As metas específicas de nível 1, relativas à área de processo de medição e análise, buscam: o alinhamento de objetivos e atividades de medição com as necessidades de informação dos gestores do projeto; e o fornecimento de resultados das medições que atendem a tais necessidades.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Julgue os itens que se subseguem, acerca dos objetivos de controle
do COBIT.

O projeto e a implementação dos controles automatizados em aplicativos são de responsabilidade da área de TI e são contemplados pelo domínio Monitorar e Avaliar, com base nos requisitos de negócios definidos a partir dos critérios de informação do COBIT.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a gestão estratégica,
planejamento estratégico de negócio e de TI, e alinhamento
estratégico entre TI e negócio.

A taxa interna de retorno é calculada encontrando-se a taxa de desconto que iguala o valor presente líquido do fluxo de caixa de um investimento em TI a ser realizado a zero. Quanto maior a taxa interna de retorno (TIR), menos desejável é o investimento.

🧠 Mapa Mental