Entrar

Questões de Concurso: Supervisor Pedagógico

Confira aqui questões de Supervisor Pedagógico para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Nas alternativas que seguem, são apresentadas algumas ideias de Lück sobre o Supervisor Escolar, à EXCEÇÃO de:

🧠 Mapa Mental

As principais estratégias de prevenção empregadas pelos programas de controle das DST/AIDS envolvem:

🧠 Mapa Mental

As formas de intervenção didática de um professor que assume o compromisso com o sucesso da aprendizagem do aluno e de seu desenvolvimento integral visam:

1. ajudar os alunos a se envolverem ativamente na sua educação, descobrindo e utilizando seus estilos de aprendizagem e múltiplas inteligências no processo de construção e reconstrução do conhecimento.

2. garantir uma relação pedagógica unilateral em que o professor exerce a sua condição de sujeito ativo do processo educativo, pela capacidade que ele tem de mobilizar os alunos na construção de seus conhecimentos.

3. estabelecer a mediação entre a aprendizagem e o ensino, mediante ações que permitam fazer ajustes na prática pedagógica para que o aluno aprenda da melhor forma.

4. promover uma investigação contínua sobre os percursos e os processos vividos durante a aprendizagem, por intermédio da elaboração de registros significativos,capazes de apontar todas as possibilidade de provocação e de desafio intelectual necessários ao avanço e à construção do conhecimento.

5. oferecer condições para que o professor avalie a sua prática tendo em vista o cumprimento do programa préestabelecido pela escola, garantindo a eficiência e a eficácia do seu ensino.

Estão corretas as afirmativas:

🧠 Mapa Mental

No Brasil, nos anos de 1960 a 1970, a Supervisão é concebida como especialidade pedagógica que deveria garantir a eficiência dos meios e a eficácia dos resultados. Nessa concepção, a Supervisão tem a finalidade de:

I. Acompanhar, controlar, avaliar e direcionar as atividades da escola.

II. Controlar a qualidade do currículo e do processo didático.

III. Comprometer-se com os interesses da coletividade, com o político e com o social.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental

Com relação aos conhecimentos a respeito da hipertensão e cuidados específicos, assinale a alternativa correta.

🧠 Mapa Mental

Sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) disciplinada pelo Conselho Federal de Enfermagem, analise as afirmativas abaixo.

1. O Enfermeiro pode delegar aos Técnicos de Enfermagem a responsabilidade pela sistematização, mantendo para si a responsabilidade da etapa de avaliação.

2. A SAE deverá ser registrada formalmente no prontuário do paciente/cliente/usuário.

3. A implementação da SAE deve ocorrer em toda instituição de saúde, pública e privada.

4. A SAE utiliza método e estratégia de trabalho científico para a identificação das situações de saúde/doença, subsidiando ações de assistência de Enfermagem que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo,

5. A SAE constitui, efetivamente, melhora na qualidade da assistência de enfermagem.

Estão corretas:

🧠 Mapa Mental

Mendez e Hoffman compreendem a avaliação sob o ponto de vista formativo e mediador. Ambos os autores apresentam as seguintes ideias sobre avaliação:

I. Mendez afirma que, no âmbito educativo, a avaliação deve ser entendida como atividade crítica de aprendizagem.

II. Hoffmann apresenta a concepção qualidade de ensino numa perspectiva de avaliação mediadora, a qual significa desenvolvimento máximo possível, sem limites pré-estabelecidos, embora com objetivos claramente delineados.

III. Mendez pondera que a avaliação deve ser usada sempre para eliminar, selecionar ou segregar, tendo em vista que o aluno deve demonstrar o conhecimento aprendido.

IV. Hoffmann enfatiza que a avaliação mediadora é restrita aos professores das séries iniciais do ensino fundamental.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental

Segundo Veiga, o Projeto Político- Pedagógico deve apresentar algumas características, EXCETO:

🧠 Mapa Mental

Pensar a ação supervisora é também pensar na sua identidade. Nesse sentido, a Supervisão

I. Pedagógica: refere-se à organização em comum das atividades de cada turno escolar.

II. Educacional: extrapola as atividades da escola para alcançar, em nível macro, os aspectos estruturais e sistêmicos da educação.

III. Escolar: supõe a ação nos serviços pedagógicos e administrativos no âmbito de cada componente curricular.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental

A qualidade da avaliação reside em sua capacidade de promover o diálogo, por isso o ato de avaliar:

1. busca indagar, investigar, refletir sobre os percursos, processos, procedimentos na produção de conhecimento, contribuindo na criação de meios que auxiliem na superação de limites encontrados.

2. traduz algo a ser medido na busca do que todos devem alcançar, com vistas à construção da homogeneidade no processo de aprendizagem dos alunos.

 3. requer a capacidade de refletir, também, sobre a organização do tempo escolar e suas implicações na produção do conhecimento, providenciando o tempo adequado para todos os alunos aprenderem.

Está(ão) correta(s)

🧠 Mapa Mental