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Questões de Concurso: Supervisor Escolar

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A escola tem que enfrentar os desafios para transformar o ensino da leitura e da escrita, de modo a formar praticantes da leitura e da escrita, segundo Lerner (2002). A autora refere-se à formação de leitores que

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Na estrutura e organização técnico-pedagógica da escola, uma das funções do profissional de Supervisão Escolar é a de coordenar a ação pedagógica de forma a garantir o cumprimento da Proposta Político-Pedagógica. Nesse sentido:
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No balanço que faz da Educação Escolar Brasileira do século XX, Mello (2004) afirma que o legado do uso didático-pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) é mais de esperança do que de realizações. Sua crítica aponta para o fato de que

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O processo educativo, realizado a partir de um projeto educacional, pressupõe que todas as atividades sejam desenvolvidas em função de uma mesma intencionalidade. Nesse processo, os Supervisores ocupam lugar fundamental, não podendo perder de vista alguns pressupostos relacionados com o processo total da Educação:

I. a educação formal é um processo que deve objetivar principalmente a inserção dos sujeitos educandos no universo da cultura simbólica e do trabalho profissional.
II. o projeto educacional se viabiliza mesmo quando o projeto político global da sociedade se contrapõe aos valores universalizados da democracia e da cidadania.
III. ensino e pesquisa são processos epistêmicos permanentemente vinculados entre si, de tal modo que um não se faça sem o outro.
IV. o pedagógico deve ser fundamentalmente mediação do político, expressão-síntese da condição de cidadania e de democracia.
V. o Supervisor de Ensino, comprometido com a consolidação da força centrífuga do projeto educacional, deve atuar como força de resistência e de transformação. Está de acordo com as idéias de Severino, na coletânea Escola: espaço de construção da cidadania (1994), apenas o contido em
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O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Quaglio, explicita que: “A supervisão moderna passou a ser entendida como orientação profissional e assistência, dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensino-aprendizagem”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto
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Os princípios que completam o enunciado a seguir são, exceto:

“As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de: (...).”
Fonte: Resolução 4, de 2010,Art. 4º.  
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No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades e, de acordo com Sacristán (2000), algumas dessas prioridades são consideradas indispensáveis. Estas serão atendidas quando o processo de formação continuada dos professores estiver voltado para

I. dotá-los de um saber nos níveis e nas áreas do currículo que vão desenvolver, oferecendo alternativas práticas diversas.
II. ajudá-los a estabelecer uma fundamentação desses saberes práticos para justificar e analisar sua prática, em função da coerência das tarefas que realiza com um determinado modelo educativo e com o conhecimento aceito como válido num dado momento.
III. ajudá-los a desenvolver a capacidade de analisar e questionar as condições que delimitam as práticas institucionalmente estabelecidas, analisando seus pressupostos e promovendo alternativas mais de acordo com modelos educativos adequados às necessidades dos alunos.
IV. promovê-los funcionalmente, levando-os à especialização em área curricular demandada pelo sistema de ensino.

Está de acordo com o autor o contido em
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Segundo o Parecer CNE/CEB nº 22/98, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil,

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A educação das relações étnico-raciais/ERER tem por alvo a formação de cidadãos, mulheres e homens empenhados em promover condições de igualdade no exercício de direitos sociais, políticos, econômicos, dos direitos de ser, viver, pensar, próprios aos diferentes pertencimentos étnico-raciais e sociais.” Nesse sentido, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina – 2014 p.66/67. 
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Analise as seguintes afirmativas quanto à Educação Profissional Técnica de nível médio.

I. Os Planos de Cursos deverão conter: justificativa e objetivos; requisitos de acesso; perfil profissional de conclusão; organização curricular; critérios de avaliação; instalações e equipamentos; pessoal docente e técnico.
II. A duração dos cursos poderá variar para diferentes indivíduos, ainda que o Plano de Curso tenha uma carga horária mínima definida para cada qualificação ou habilitação por área profissional.
III. A Educação Profissional Técnica de nível médio poderá ser oferecida de forma articulada ao Ensino Médio, na mesma instituição de ensino, para concluintes do Ensino Fundamental, contando com matrícula única para cada aluno.
IV. A Educação Profissional Técnica de nível médio é organizada por áreas profissionais, que incluem as respectivas caracterizações, competências e carga horária mínima de cada habilitação.
V. Nos cursos, as situações ou modalidades e o tempo de prática profissional, inclusive estágio supervisionado, deverão ser incluídos na carga horária do curso pela escola.

De acordo com a Resolução CNE/ CEB nº 4/99, Parecer CNE 16/99 e Decreto Federal nº 5.154/2004 são corretas apenas
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