Entrar

Questões de Concurso: Químico

Confira aqui questões de Químico para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Quatro pilotos, André, Bernardo, Carlos e Danilo, participaram de uma corrida de kart. Ao final da corrida, três deles deram entrevistas para um repórter de uma rádio local e disseram o seguinte:
André falou: Carlos ganhou a corrida e Bernardo terminou em 2° lugar.
Bernardo falou: Carlos terminou em 2o lugar e Danilo terminou em 3°.
Carlos falou: Danilo chegou em último lugar e André terminou em 2°.
Se cada um dos pilotos falou uma verdade e uma mentira, não necessariamente nessa ordem, então, supondo que somente os quatro pilotos participaram da corrida, a classificação deles do primeiro ao último colocado, nessa ordem, foi:
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia o texto III a seguir, retirado da obra Gabriela, cravo e canela para responder à questão
TEXTO III
— Bié...
— Seu Nacib...
— Por que “seu” Nacib? Sou seu marido, não seu patrão...
Ela sorriu, arrancou os sapatos, começou a arrumar, os pés descalços. Ele tomou-lhe da mão, repreendeu:
— Não pode mais não, Bié...
— O que?
— Andar sem sapatos. Agora você é uma senhora.
Assustou-se:
— Posso não? Andar descalça, de pé no chão?
— Pode não.
— E por que?
— Você é uma senhora, de posses, de representação.
— Sou não, seu Nacib. Sou só Gabriela...
— Vou te educar – tomou-a nos braços, levou-a pra cama.
— Moço bonito...
AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela. 1958.
Releia este trecho.
“Ela sorriu, arrancou os sapatos, começou a arrumar, os pés descalços.Ele tomou-lhe da mão, repreendeu.”
Os verbos utilizados no trecho estão no
🧠 Mapa Mental

Assinale a alternativa incorreta:

No sistema de filtração deve-se levar em consideração:

🧠 Mapa Mental
Rui percorreu, correndo, os primeiros quilômetros de uma prova de rua a uma velocidade constante de 12 km/h.
Em seguida, sem que ele parasse, percorreu caminhando os quilômetros finais da prova com uma velocidade, também constante, igual a 8 km/h.
Se ele gastou um tempo de 30 minutos para completar toda extensão da prova, então a diferença entre o tempo que ele gastou caminhando e o tempo que ele gastou correndo, nessa ordem, em minutos, é igual a
🧠 Mapa Mental

O Monóxido de Carbono (CO) é um gás levemente inflamável, incolor, inodoro e muito perigoso devido a sua grande toxicidade. Ele é um agente redutor, retirando oxigênio de muitos compostos em processos industriais (formando CO2). Qual o volume máximo de CO2 a 1 atm e 32ºC que pode ser produzido reagindo-se 1 L de CO a 1 atm e 27ºC com 2 L de O2 a 0,5 atm e 27ºC ?

Dado: R = 0,082 atm.L.mol-1.K-1

🧠 Mapa Mental

A Lei nº 6.938, de 1981, dispõe sobre a Política Nacional do Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Segundo essa Lei, é um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente o(a)

🧠 Mapa Mental
Por que ler Literatura?
Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.
Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.
Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.
Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...
Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.
Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.
Uma resposta coerente e íntegra à questão levantada no título do Texto 3, poderia ter a seguinte formulação:
1) Pela fruição de uma obra literária, podemos extrapolar a mera contemplação da obra, pois é admissível que divisemos aspectos de seu contexto de produção.
2) A Literatura se manifesta através de textos, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.
3) Observando as produções literárias, podemos recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles exibidos pelas ciências, além de poder conhecer as situações em que as obras foram lançadas.
4) O artista transpõe para sua obra (seja um quadro, uma música, um livro) sua visão sobre experiências acumuladas, com as quais podemos tomar contato sem precisar vivenciá-las.
Estão corretas:
🧠 Mapa Mental
“Se dois corpos estiverem em equilíbrio térmico com um terceiro, estarão em equilíbrio térmico entre si.” Tal afirmativa está contida na
🧠 Mapa Mental

Princípio de incêndio em subestação deixa um funcionário ferido

Um homem ficou ferido em um princípio de incêndio em uma subestação de energia de uma companhia de água.
Segundo testemunhas houve uma explosão, e pouco depois começou o fogo e muita fumaça. Um funcionário da companhia de água que estava de plantão teve 50% do corpo queimado.
De acordo com a companhia de água, o incêndio foi provocado pelo superaquecimento na subestação de energia da elevatória, que desligou dois disjuntores. O fogo foi controlado pelos bombeiros e, logo em seguida, técnicos da empresa começaram o conserto.

Disponível em: http://www.g1.globo.com. Acesso em: 03 ago. 2009. (Adaptado).

Ao chegar ao local do acidente, os socorristas devem assumir o controle da situação, proceder a uma rápida e segura avaliação da ocorrência e tentar obter o máximo possível de informações sobre o ocorrido. Para o mesmo caso, analise os procedimentos a seguir.

I - Se o acidentado estiver inconsciente, pôr seu corpo de barriga para baixo antes de proceder à avaliação do seu estado geral.

II - Evitar o pânico e procurar a colaboração de outras pessoas, dando ordens breves, claras, objetivas e concisas.

III - Manter afastados os curiosos, para evitar confusão e para ter espaço em que se possa trabalhar da melhor maneira possível.

IV - Ser ágil e decidido, observando rapidamente se existem perigos para o acidentado e para quem estiver prestando o socorro.

É(São) correto(s) APENAS o(s) procedimento(s)

🧠 Mapa Mental
Um professor de matemática aplicou aos seus alunos uma prova com 30 questões de múltipla escolha, cuja pontuação foi distribuída da seguinte maneira:
• as questões de 1 a 10 tinham valor de 3 pontos;
• as questões de 11 a 20 tinham valor de 4 pontos;
• as questões de 21 a 30 tinham valor de 5 pontos;
• cada questão errada pelo aluno, acarretava uma perda de pontos correspondente a 25% do valor da questão.
A fim de que nenhum aluno tivesse pontuação negativa nessa prova, o professor verificou que à nota final de cada um deles deveria ser somada uma quantidade de pontos, no mínimo, igual a
🧠 Mapa Mental