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Questões de Concurso: Provas Multiprofissional em Atenção em Oncologia Psicologia Multiprofissional em Atenção Cardíaca Psicologia Multiprofissional em Saúde da Criança Psicologia Multiprofissional em Saúde da Família Psic

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Em relação ao caso clínico anteriormente relatado, uma das irmãs mais novas do paciente descrito tem 7 anos de idade e está frequentando a escola pública do próprio bairro, cursando atualmente o primeiro ano do ensino fundamental. Em uma das visitas domiciliares na casa da mãe dos pacientes, a equipe de Saúde da Família (eSF) recebeu a queixa de que a menina estava querendo abandonar a escola e que estava apresentando diversos problemas de aprendizagem e comportamentos inadequados no contexto escolar, além de frequentemente demonstrar medo, ansiedade e insegurança. Diante disso a eSF resolveu encaminhar a paciente a um serviço especializado de psicologia e psicopedagogia, a fim de realizar uma avaliação psicológica. O processo de avaliação psicológica foi, então, iniciado e consistiu de um total de nove encontros.  

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

No processo de avaliação psicológica de uma criança como essa paciente, o psicólogo responsável deve se ater especialmente às variáveis orgânicas do desenvolvimento infantil, em função da especificidade dessa etapa do desenvolvimento, em detrimento de fatores ambientais.

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Um conhecimento, para ser considerado científico, requer um objeto específico de estudo. [...] Qual é, então, o objeto específico de estudo da psicologia? [...] Se dermos a palavra a um psicólogo comportamental, ele dirá: “o objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano”. Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá: “o objeto de estudo da psicologia é o inconsciente”. Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade.

BOCK, A. M. B.; TEIXEIRA, M. de L. T.; FURTADO. O. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018, p. 2, com adaptações.

Considerando a multiplicidade dos objetos de estudos psicológicos desenvolvidos a partir do século 19, julgue o item a seguir.

A psicanálise é um saber que busca compreender os processos saúde-doença, fazendo uma relação direta entre as causas orgânicas e os elementos subjetivos, como evidenciado nos estudos de Freud acerca da histeria.

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    O pesquisador traz, para a escolha de um projeto de pesquisa, suposições quanto a alegações de conhecimento. Além disso, operando em um nível mais aplicado, estão as estratégias de investigação […] que fornecem uma direção específica para procedimentos em um projeto de pesquisa. Como ocorre com as alegações de conhecimento, as estratégias têm se multiplicado com o passar dos anos, à medida que tecnologias de computador fazem progredir as análises de dados e a capacidade de analisar modelos complexos, e à medida que as pessoas articulam novos procedimentos para conduzir pesquisa de ciência social.

CRESWELL, J. Projeto de pesquisa - métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Art Med, 2007, p. 31, com adaptações.

Quanto ao universo da produção do conhecimento em psicologia, julgue o item a seguir.

Os aspectos éticos relativos a um projeto de pesquisa científica devem estar expostos no método. Os elementos essenciais desses aspectos são a avaliação da relação riscobenefício, a obtenção do consentimento livre e esclarecido e a garantia da preservação da privacidade.

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    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) - indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano - observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.

Para Jean Piaget, a criança operatória concreta é capaz de construir relações de causa e efeito, além de conseguir categorizar o mundo ao seu redor.

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No que tange aos processos psicofarmacológicos, julgue o item a seguir.

A ação clássica dos antidepressivos consiste em bloquear um ou mais dos transportadores de serotonina, noradrenalina e (ou) dopamina.

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Considere uma paciente de 23 anos de idade, oriunda de um contexto de baixa renda, que mora com os pais, ambos desempregados, sendo o trabalho dela a única fonte de renda e subsistência da casa. Ela trabalha como vendedora de seguros em uma grande empresa da própria cidade. A forma de remuneração da paciente tem base no cumprimento de metas, que se tornam mais expressivas cada vez que ela consegue cumpri-las. Relata que a respectiva relação com seu chefe é pacífica e que se sente respeitada, contudo expressa fortemente o próprio desconforto quando lhe são apresentadas novas metas de trabalho. Ela trabalha na empresa há três anos e conta que, nos últimos 10 meses, tem sentido cada vez mais dificuldade em bater as metas de vendas, o que tem gerado um estado generalizado de ansiedade. Relata que, quando está no trabalho, sente-se tonta e enjoada e, quando volta para casa, não consegue se desconectar das suas obrigações com o cotidiano laboral. Expressa que o simples fato de pensar em trabalhar já lhe causa um conjunto de sentimentos e sensações desconfortáveis. Afirma não gostar da atual ocupação e caracteriza o trabalho como sendo um contexto de muita pressão e cobranças; além disso, diz que não se sente desafiada e que não vê as próprias potencialidades sendo exploradas pela organização. Não percebe incentivos mais específicos para o incremento das vendas que não o ganho financeiro, o qual acredita ser baixo para o esforço despendido. No entanto, por ser a única provedora material da própria família, sente que não há alternativas de mudanças em um curto prazo. Sonha em se formar em contabilidade e espera ter menos pressão em seu contexto de trabalho para iniciar esse sonho. 

Com relação a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Segundo a perspectiva de Dejours, quanto à psicodinâmica do trabalho, uma forma de enfrentamento ao cotidiano de sofrimento no âmbito do trabalho seria por meio da construção de processos que possibilitem sublimações.

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    Um conhecimento, para ser considerado científico, requer um objeto específico de estudo. [...] Qual é, então, o objeto específico de estudo da psicologia? [...] Se dermos a palavra a um psicólogo comportamental, ele dirá: “o objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano”. Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá: “o objeto de estudo da psicologia é o inconsciente”. Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade.

BOCK, A. M. B.; TEIXEIRA, M. de L. T.; FURTADO. O. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018, p. 2, com adaptações.

Considerando a multiplicidade dos objetos de estudos psicológicos desenvolvidos a partir do século 19, julgue o item a seguir.

Na perspectiva Behaviorista, os reforçamentos positivos podem ser entendidos como ações/eventos que levam à estagnação da frequência de determinado comportamento.

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    O pesquisador traz, para a escolha de um projeto de pesquisa, suposições quanto a alegações de conhecimento. Além disso, operando em um nível mais aplicado, estão as estratégias de investigação […] que fornecem uma direção específica para procedimentos em um projeto de pesquisa. Como ocorre com as alegações de conhecimento, as estratégias têm se multiplicado com o passar dos anos, à medida que tecnologias de computador fazem progredir as análises de dados e a capacidade de analisar modelos complexos, e à medida que as pessoas articulam novos procedimentos para conduzir pesquisa de ciência social.

CRESWELL, J. Projeto de pesquisa - métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Art Med, 2007, p. 31, com adaptações.

Quanto ao universo da produção do conhecimento em psicologia, julgue o item a seguir.

As escalas de ordenação configuram-se como importante instrumento de pesquisa. Essas caracterizam-se por serem constituídas de uma série de palavras ou enunciados que os sujeitos devem ordenar de acordo com a respectiva aceitação ou rejeição.

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    O pesquisador traz, para a escolha de um projeto de pesquisa, suposições quanto a alegações de conhecimento. Além disso, operando em um nível mais aplicado, estão as estratégias de investigação […] que fornecem uma direção específica para procedimentos em um projeto de pesquisa. Como ocorre com as alegações de conhecimento, as estratégias têm se multiplicado com o passar dos anos, à medida que tecnologias de computador fazem progredir as análises de dados e a capacidade de analisar modelos complexos, e à medida que as pessoas articulam novos procedimentos para conduzir pesquisa de ciência social.

CRESWELL, J. Projeto de pesquisa - métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Art Med, 2007, p. 31, com adaptações.

Quanto ao universo da produção do conhecimento em psicologia, julgue o item a seguir.

Em pesquisa qualitativa, no campo da psicologia, o pesquisador necessita adotar uma postura contínua de neutralidade em relação ao fenômeno abordado.

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    A Lei n° 4.119/1962 reconhece a profissão de psicólogo, fixa normas para a atuação profissional e estabelece um currículo mínimo para sua formação. Os campos de atuação são aqueles que se consolidaram como prática no período anterior: clínica, escolar-educacional e organização do trabalho.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 6ª REGIÃO. Exposição 50 anos da psicologia no Brasil: A história da psicologia no Brasil. São Paulo: CRPSP, 2011, p. 13, com adaptações.

A respeito da consolidação da psicologia como ciência e profissão no território brasileiro, julgue o item a seguir.

A Lei nº 4.119/1962, além de fixar normas para a atuação do profissional da psicologia, também cria e normatiza o Sistema Conselhos (Conselhos Federal e Regionais de Psicologia).

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