Um jornalista, que atua em redação de um veículo de comunicação, recebe mais de 100 releases por dia e tem um tempo exíguo para ler todo esse volume de informações diárias. Para não ser encaminhado para a chamada editoria de “cesta” ou “cesta página”, apelido dado para a cesta de lixo, quais as principais características que esse tipo de documento deve ter?
a) Apresentar primeiro a empresa e o produto ou serviço prestado com pormenores sobre a história e tradição, para situar o jornalista a respeito do peso da empresa no mercado, em seguida, deve mostrar as novidades ou inovações.
b) Ser elaborado como um teaser, que será disparado, no mínimo, semanalmente, para criar um suspense e, ao final desse período, será seguido de um texto com a notícia para gerar o impacto da descoberta.
c) Ser informativo, porém com uma redação extremamente inovadora, com um bem construído nariz de cera, para ter mais destaque em meio a tantos textos praticamente iguais, fugindo do habitual texto jornalístico.
d) Ser redigido com características do texto jornalístico factual, conciso e direto - com lide de até cinco linhas respondendo às seis perguntas básicas - e escrito em apenas uma página com, no máximo, 30 linhas, com título curto e atraente.
e) Ter na abertura trechos de autores renomados que possam traduzir a essência da notícia a ser veiculada, para dar mais leveza ao release a ser encaminhado e despertar o lado humano existente no jornalista.