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Questões de Concurso: Professor de Nível I

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A comunidade biológica é um complexo sistema de partilha e distribuição de energia solar entre as diversas formas de vida. Um dos modos pelos quais os organismos conseguem sua porção de energia solar é denominado parasitismo. A malária é a mais antiga, a mais distribuída e a mais conhecida das doenças produzidas por parasitas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. As relações de parasitismo entre seres vivos são prejudiciais ao equilíbrio dos ecossistemas.
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Considere duas folhas retangulares de papelão, designadas por F1 e F2, medindo cada uma 24 cm × 36 cm. Da folha F1, retira-se, em cada vértice, um quadrado medindo 6 cm × 6 cm, obtendo-se uma figura designada por Q1. Da folha F2, retira-se, também de cada vértice, um quadrado medindo 9 cm × 9 cm, obtendo-se a figura designada por Q2. Dobrando-se para um mesmo lado as abas de Q1 e de Q2, formam-se duas caixas sem tampa na forma de paralelepípedo, designados por P1 e P2, respectivamente. Acerca dessas figuras, julgue os itens seguintes. O volume do paralelepípedo P2 é inferior à metade do volume do paralelepípedo P1.
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O dia do Professor é comemorado em ______________. A criação da data se deu em virtude de ___________, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de _______________________, através do decreto federal 52.682/63. A idéia de fazer do dia um feriado, surgiu em ______________, pelo _____________ Salomão Becker.

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Julgue as afirmativas sobre a LDB:

I - A legislação anterior já falava em recuperação. A Lei 5.692 de 1971, que alterou a LDB de 1961, menciona que as escolas devem proporcioná-la para "alunos de aproveitamento insuficiente". Mas apenas a versão de 1996 explicita a preferência pela realização paralela ao período de aulas (artigo 24), combatendo o costume corrente da recuperação no fim do ano letivo ou a cada semestre;

II - A Lei 11.274 de 2006 alterou a LDB, ampliando de oito para nove anos o Ensino Fundamental (artigo 32). Mas a questão referente à idade mínima para a matrícula só terminou com uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2010, que estipulou que alunos do 1º ano deveriam ter 6 anos completos até 31 de março;

III - Em seu artigo 32, a LDB coloca a progressão continuada como uma possibilidade, e não como uma obrigação. O mesmo vale para a aceleração de alunos, citada no artigo 24 como uma alternativa para alunos com atraso escolar;

IV - Contemplada pela LDB de 1996 (artigo 24), a idéia de uma avaliação cumulativa e qualitativa (que se baseia na aferição do processo deAprendizagem em diversos momentos do ano letivo e por diferentes instrumentos, não apenas em exames finais) já aparece na Lei 5.692, de 1971;

V- Com os PCNs, a União cumpre o artigo 9º da LDB, estabelecendo competências e habilidades para nortear os currículos - que devem ser definidos posteriormente por estados, municípios e pelas próprias escolas. A opção visou preservar a autonomia de redes e instituições de ensino; VI - A LDB também fala em participação no planejamento (mas não em adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais) e no estabelecimento de estratégias de recuperação (mas não menciona a necessidade de aprovação do Conselho Escolar).

Estão corretos os itens:

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Considere duas folhas retangulares de papelão, designadas por F1 e F2, medindo cada uma 24 cm × 36 cm. Da folha F1, retira-se, em cada vértice, um quadrado medindo 6 cm × 6 cm, obtendo-se uma figura designada por Q1. Da folha F2, retira-se, também de cada vértice, um quadrado medindo 9 cm × 9 cm, obtendo-se a figura designada por Q2. Dobrando-se para um mesmo lado as abas de Q1 e de Q2, formam-se duas caixas sem tampa na forma de paralelepípedo, designados por P1 e P2, respectivamente. Acerca dessas figuras, julgue os itens seguintes. Na caixa P1, é possível acondicionar, em pé, mais de 15 garrafas cilíndricas, iguais, em que o diâmetro da base dessas garrafas mede 4 cm.
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A avaliação é parte integrante e fundamental do processo educativo. Por meio dela, o professor fica sabendo como está a aprendizagem dos alunos e obtém indícios para refletir e melhorar a sua própria prática pedagógica. Um bom processo de ensino– aprendizagem na escola inclui uma avaliação inicial para o planejamento do professor e uma avaliação ao final de uma etapa de trabalho (seja ele um tópico da matéria, um bimestre ou um ciclo). Com base no processo avaliativo, assinale a alternativa INCORRETA:

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A parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens. Quanto maior o conhecimento da escola pelos pais, maior o nível de ansiedade em relação a deixar a criança na escola.
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A comunidade biológica é um complexo sistema de partilha e distribuição de energia solar entre as diversas formas de vida. Um dos modos pelos quais os organismos conseguem sua porção de energia solar é denominado parasitismo. A malária é a mais antiga, a mais distribuída e a mais conhecida das doenças produzidas por parasitas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O conhecimento das interações recíprocas dos organismos é importante para o bem-estar e para a saúde de uma população.
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