Entrar

Questões de Concurso: Professor de Nível I

Confira aqui questões de Professor de Nível I para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A relação entre o ambiente e o padrão de saúde de uma população define um campo de conhecimento denominado Saúde Ambiental ou Saúde e Ambiente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, essa relação incorpora todos os elementos e fatores que, potencialmente, afetam a saúde, incluindo-se, entre outros, aqueles relacionados com aspectos negativos do desenvolvimento social e econômico dos países. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. Como prática pedagógica, a educação em saúde deve promover o desenvolvimento de estratégias que contribuam para a construção do processo de cidadania e para a melhoria da qualidade de vida da população.
🧠 Mapa Mental
O edital que regulamenta o presente concurso fixa em R$ 804,73 a remuneração de um professor de nível II por 100 horas mensais de trabalho e em R$ 536,48 a remuneração de um professor de nível I, por igual quantidade de horas de trabalho mensal. Com referência a essas informações, julgue os próximos itens. Por 100 horas mensais de trabalho, o valor da parte da remuneração de um professor de nível II que ultrapassa a remuneração de um professor de nível I corresponde a mais de 55% da remuneração deste último.
🧠 Mapa Mental
A parceria escola-família faz parte do projeto político-pedagógico e é necessária em se tratando de escola para crianças pequenas. Tanto os pais devem saber o que esperar da escola quanto a escola vê nos pais os verdadeiros parceiros da caminhada pedagógica dos filhos. Para que essa parceria exista, várias questões são postas. Nesse contexto, julgue os próximos itens. A parceria deve ser de todos os funcionários da escola com os pais e parentes da criança.
🧠 Mapa Mental
Professor e alunos refletirem e conversarem sobre as atividades aprendidas faz parte das relações dialógicas em sala de aula. Essas conversas podem desenvolver o vocabulário dos alunos e ajudá-los a desenvolver seu senso da auto-avaliação. Acerca dos instrumentos utilizados para avaliação na educação infantil, julgue os itens que se seguem. Devem existir observações e registros do professor sobre os avanços no desenvolvimento dos alunos.
🧠 Mapa Mental
O MEC formulou o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), propondo os parâmetros curriculares da educação infantil após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Acerca do RCNEI, julgue os itens a seguir. O documento trata de questões relativas unicamente a crianças com idade entre 4 e 6 anos.
🧠 Mapa Mental
Considere duas folhas retangulares de papelão, designadas por F1 e F2, medindo cada uma 24 cm × 36 cm. Da folha F1, retira-se, em cada vértice, um quadrado medindo 6 cm × 6 cm, obtendo-se uma figura designada por Q1. Da folha F2, retira-se, também de cada vértice, um quadrado medindo 9 cm × 9 cm, obtendo-se a figura designada por Q2. Dobrando-se para um mesmo lado as abas de Q1 e de Q2, formam-se duas caixas sem tampa na forma de paralelepípedo, designados por P1 e P2, respectivamente. Acerca dessas figuras, julgue os itens seguintes. O perímetro de F1 é superior ao perímetro de Q1.
🧠 Mapa Mental

Com base na teoria de David Paul Ausubel (1918 – 2008) analise os itens:

I – Acredita na influência do meio sobre o sujeito. O que os alunos sabem não é considerado e somente aprendem se forem ensinados por alguém.

II – Aprender significativamente, para Ausubel é ampliar e reconfigurar as idéias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.

III – Leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem.

IV - Para Ausubel, o aluno motivado por uma situação que faça sentido, proposta pelo professor, amplia, avalia, atualiza e reconfigura a informação anterior, transformando-a em nova.

Estão corretos os itens:

🧠 Mapa Mental
O MEC formulou o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), propondo os parâmetros curriculares da educação infantil após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Acerca do RCNEI, julgue os itens a seguir. O RCNEI desconsidera atividades tais como brincar e movimentar-se.
🧠 Mapa Mental