Entrar

Questões de Concurso: Professor de Ensino Fundamental

Confira aqui questões de Professor de Ensino Fundamental para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Leia o texto abaixo e responda ao item 12.

Texto 2

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO A UNESCO reuniu alguns dos maiores luminares do mundo na Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, que elaborou o relatório "Educação: um tesouro a descobrir" (Delors et al., 1996). Neste relatório, a Comissão destacou quatro pilares que são as bases da educação, ao longo de toda a vida, para o século que já começou e até nos surpreende com tantas inovações e que precisa rever este “tesouro” tão necessário à sociedade.

Diante do exposto, relacione os quatro pilares às suas definições e depois marque a alternativa correta:

(1) Aprender a conhecer.

(2) Aprender a fazer.

(3) Aprender a conviver.

(4) Aprender a ser.

( ) Desafiar a aprender com a convivência.

( ) Gerar o interesse.

( ) Tornar aptas a enfrentar situações.

( ) Objetivar viver melhor com responsabilidade pessoal.

( ) Querer adquirir, reelaborar e reconstruir novos conhecimentos.

🧠 Mapa Mental

Quanto aos efeitos de luz, sombra e volume utilizados em pinturas e desenhos, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

Quando se fala textura, pode-se estar fazendo referência ao tato ou à visão. Acerca dos tipos de textura, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

De acordo com Edgar Morin em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, assinale a alternativa verdadeira:

I. A compreensão mútua entre os seres humanos próximos ou estranhos é, daqui para frente, vital para que as relações humanas saiam do seu estado bárbaro de incompreensão.

II. Nós, os humanos, somos seres infantis, neuróticos, delirantes, capazes de medida e desmedida, sujeito de afetividade intensa e instável, seres de violência, de amor e de ódio.

III. Em uma possível reforma de ensino deve ser considerada a adoção de um novo paradigma cognitivo, no qual a ordem e a desordem sejam vistas e tratadas nos seus campos específicos.

IV. Não há cultura sem cérebro humano, (aparelho biológico dotado de competência para agir, perceber, saber, aprender), mas não há mente, isto é, capacidade de consciência e pensamento, sem cultura.

🧠 Mapa Mental

Com relação aos elementos básicos da linguagem visual - o ponto, a linha e o plano -, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

Para Constance Kamii, em “A criança e o número”, é correta a alternativa:

I. Para que a criança adquira conhecimento social é dispensável a interferência de outras pessoas.

II. Assim como o conhecimento físico, o conhecimento social é um conhecimento de conteúdo e requer uma estrutura lógico-matemática para sua assimilação e organização.

III. A abstração construtiva ou reflexiva é uma construção feita pela mente e, que, representa apenas o enfoque sobre algo já existente nos objetos.

IV. As relações não têm existência na realidade externa, a relação entre os objetos existe somente nas mentes daqueles que podem criá-la.

🧠 Mapa Mental
Para Telma Weisz, em “Diálogo entre o ensino e aprendizagem”, é verdadeira a alternativa:
🧠 Mapa Mental

Acerca do planejamento participativo, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental