Entrar

Questões de Concurso: Professor de Educação Física

Confira aqui questões de Professor de Educação Física para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Sobre o esporte adaptado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Embora o sentido de competição esteja enraizado na prática desportiva, o profissional de Educação Física deve dar aos esportes adaptados o sentido mais amplo possível, adotando-o para abranger não só as experiências de competição, mas também as que envolvam atividades recreativas para o tempo de lazer e permitem ao deficiente ter uma vida saudável. Assim,

II. A modificação das atividades por parte do profissional de Educação Física deve permitir a participação do aluno, caso este não consiga realizar a tarefa em função da deficiência e valorizar com treinamento e incentivo dentro dos níveis de habilidade que os deficientes conseguem atingir.

Pode-se afirmar de acordo com Winnick (2004) sobre as proposições:

🧠 Mapa Mental

Luckesi, em Avaliação da aprendizagem escolar, diz que na aprendizagem há quatro objetivos fundamentais que decorrem do processo de assimilação ativa dos conteúdos e de desenvolvimento do educando. Avalie as assertivas abaixo relacionadas a esses processos, assinalando C, se correta, ou E, se errada.

( ) Revisitar conhecimentos e metodologias como forma de apresentar conteúdos cujo nível de dificuldade cause repetência escolar.

( ) Apropriar-se dinâmica e independentemente desses conhecimentos e metodologias, por meio da exercitação.

( ) Transferir inteligentemente esses conhecimentos e metodologias para situações-problema diversas daquelas com as quais os conhecimentos e metodologias foram produzidos e transmitidos.

( ) Produzir novas e criativas visões e interpretações da realidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

🧠 Mapa Mental

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre medidas e avaliação em Educação Física.

( ) Usualmente, utiliza-se a relação entre massa corporal e estatura como indicador de índice de massa corporal (IMC).

 ( ) As medidas de dobras cutâneas são utilizadas como uma forma direta de mensuração da adiposidade corporal.

( ) Os diâmetros ósseos podem ser medidos por meio de um instrumento denominado estadiômetro.

( ) A composição corporal é determinada pela quantificação dos principais componentes estruturais do corpo humano: osso, músculo e gordura.

( ) A estatura é o maior indicador do crescimento corporal, sendo mensurada considerando a distância entre as referências anatômicas do vértex e da região plantar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

🧠 Mapa Mental

Luckesi propõe que a avaliação do aproveitamento escolar seja praticada como uma atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem dos educandos, tendo por base seus aspectos essenciais e, como objetivo final, uma tomada de decisão que direcione o aprendizado e, consequentemente, o desenvolvimento do educando. Nesse sentido, o professor deverá:

 I. Coletar, analisar e sintetizar, da forma mais objetiva possível, as manifestações das condutas – cognitivas, efetivas, psicomotoras – dos educandos, produzindo uma configuração do efetivamente aprendido.

II. Atribuir uma qualidade a essa configuração da aprendizagem, a partir de um padrão (nível de expectativa) preestabelecido e admitido como válido pela comunidade dos educadores e especialistas dos conteúdos que estejam sendo trabalhados.

III. Baseado na qualificação, decidir sobre a forma de revisar os conteúdos apresentados, a fim de que os educandos possam acompanhar, de fato, o andamento dos conteúdos de cada disciplina; sem esquecer, no entanto, de que o grupo de alunos deve receber a mesma atenção, independentemente de nível de aprendizagem.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental
Na obra Iniciação Esportiva Universal, Greco propõe o desenvolvimento da capacidade de jogo como pré-requisito importante para aprendizagens mais complexas no futuro da criança.

O desenvolvimento da capacidade de jogo promove várias competências, EXCETO:
🧠 Mapa Mental

O esporte pode ser conceituado como uma atividade ou prática competitiva, institucionalizada, que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos cuja participação é motivada pela combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos. Entre os diversos critérios para classificação dos esportes, situam-se se a prática individual e coletiva se existe ou não relação com companheiros e se existe ou não interação direta com o adversário. Desta forma, analise as afirmações acerca da classificação dos esportes:

I. Esportes individuais em que não há interação com o oponente: são atividades que requerem a colaboração de dois ou mais atletas, mas que não implicam a interferência do adversário na atuação motora. É exemplo de esporte nesta classificação a Natação.

II. Esportes coletivos em que não há interação com o oponente: são atividades motoras em que a atuação do sujeito não é condicionada diretamente pela necessidade de colaboração do colega nem pela ação direta do oponente. É exemplo de esporte nesta classificação o Ginástica rítmica desportiva coletiva.

III. Esportes individuais em que há interação com o oponente: são aqueles em que os sujeitos se enfrentam diretamente, tentando em cada ato alcançar os objetivos do jogo evitando concomitantemente que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro. É exemplo de esporte nesta classificação o Tênis.

IV. Esportes coletivos em que há interação com o oponente: são atividades nas quais os sujeitos, colaborando com seus companheiros de equipe de forma combinada, se enfrentam diretamente com a equipe adversária, tentando em cada ato atingir os objetivos do jogo, evitando ao mesmo tempo que os adversários o façam. É exemplo de esporte nesta classificação o Futebol.

De acordo com Ramirez (2007) estão corretas as afirmativas:

🧠 Mapa Mental

A Corporeidade associa-se à história de vida, à experiência do corpo vivido expressa pela motricidade. Registra-se que, na medida que se constrói história e cultura, o sujeito se apropria da realidade. A consciência corporal se traduz como o conjunto de manifestações corporais estabelecidas entre os homens e o meio. Nesta perspectiva analise as proposições e assinale a alternativa correta.

I. O profissional de Educação Física precisa ter consciência dos padrões de corpo que são construídos socialmente e trabalhar esses conceitos.

II. Os profissionais de Educação Física devem trabalhar e desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras, considerando a produtividade e o desempenho.

III. Os profissionais de Educação Física devem trabalhar em uma perspectiva de que a consciência corporal se traduz como o conjunto de manifestações corporais estabelecidas entre os homens e o meio.

IV. Conscientes do lema de Juvenal (V a.C) os profissionais de Educação Física devem defender os benefícios dos exercícios físicos às entidades ?Corpo? e ?Mente?, autônomas entre si.

Tendo por base a perspectiva de corporeidade apresentada por Santin (1992) estão corretas as afirmativas:

🧠 Mapa Mental

O treinamento de musculação ou treinamento resistido deve configurar-se por meio de procedimentos atrelados aos princípios gerais do treinamento desportivo. Analise as afirmativas abaixo sobre os procedimentos relacionados à musculação e assinale a alternativa correta.

I. O treinamento com baixo número de repetições e alta carga aumenta o desenvolvimento de força, ao passo que o treinamento com grande número de repetições e baixa carga otimiza o desenvolvimento da resistência.

II. Programas de musculação com o objetivo de melhorar a força devem envolver repetições com ações concêntricas (alongamento muscular) e excêntricas (encurtamento muscular). Contrações isométricas desempenham um papel benéfico, mas secundário e podem também ser incluídas.

III. Grandes grupos musculares devem ser estressados antes dos pequenos grupos; exercícios multiarticulares, antes dos uniarticulares e esforços de alta intensidade, antes dos de baixa intensidade.

IV. Períodos de repouso de 2 a 3 minutos ou mais devem ser incorporados entre cargas para praticantes novatos e intermediários; para praticantes avançados, 1 ou 2 minutos são suficientes.

De acordo com Kenney, Wilmore e Costill (2013) estão corretas as afirmativas:

🧠 Mapa Mental

Em referência à Cultura Corporal de Movimento, é CORRETO afirmar que:

🧠 Mapa Mental