Entrar

Questões de Concurso: Professor de Educação Artística

Confira aqui questões de Professor de Educação Artística para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A aprendizagem da arte do movimento – a dança – exige que a criança possa:

I. Aprender a estrutura e o funcionamento corporal por meio de diferentes formas de locomoção, deslocamento e orientação do espaço.

II. Criar, improvisando, movimentos expressivos a partir de diferentes formas corporais, como curvar, esticar, torcer, balançar, sacudir, respondendo a pulsações internas rítmicas, mudanças de tempo, etc.

III. Ter acesso a um número reduzido de espetáculos de dança clássica, moderna ou folclórica que lhe permitirá uma experiência estética, além de proporcionar-lhe a apreciação significativa da arte do movimento.

Verifica-se que:

🧠 Mapa Mental

Sobre a avaliação escolar, Libâneo (1994) faz as seguintes considerações:

I. É parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, e não uma etapa isolada.

II. Deve estar concatenada com os objetivosconteúdos- métodos expressos no plano de ensino e desenvolvido no decorrer das aulas.

III. Todas as atividades avaliativas devem concorrer para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos e visam a diagnosticar como a escola e os professores estão contribuindo para isso.

IV. Deve centrar-se na atividade do aluno em situações didáticas objetivas e mensuráveis, por essa razão, os instrumentos avaliativos devem ser aplicados no final de cada bimestre.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental

Conforme Libâneo (1994), a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos atribui grande importância à Didática, cujo objeto de estudo é:

🧠 Mapa Mental

A respeito das disposições sobre o Ensino Fundamental, contidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, nas afirmações que seguem:

( ) O ensino fundamental, como primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança.

( ) É vedado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.

( ) A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.

( ) O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

🧠 Mapa Mental

Segundo Alarcão (2010), subjacente à ideia de escola reflexiva está a de uma escola detentora de:

I. Uma filosofia, evidenciada no seu projeto.

II. Consciência de uma missão de serviço social.

III. Inserção em um determinado contexto, que conhece bem e com o qual interage.

IV. Saberes universalmente aceitos, transmitidos aos alunos por um corpo docente em permanente atualização.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental

Sobre a elaboração de prova escrita dissertativa, Libâneo (1994) chama a atenção para os seguintes aspectos:

I. Cada questão deve ser elaborada com clareza, mencionando uma habilidade mental que se deseja que o aluno demonstre.

II. Deve restringir-se a pedir que o aluno repita somente o que foi ensinado e o que consta no livro didático.

III. O objetivo da prova deve ser verificar o desenvolvimento das habilidades intelectuais dos alunos na assimilação dos conteúdos.

Quais estão corretos?

🧠 Mapa Mental

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, para as características da aprendizagem escolar a seguir colocadas.

( ) Espontânea.

( ) Sistemática.

( ) Intencional.

 ( ) Informal.

( ) Inteligível.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

🧠 Mapa Mental

Atualmente, a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Envolve dominantemente atitudes e valores transmitidos pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Trata-se do chamado currículo

🧠 Mapa Mental

“Valoriza a expressão espontânea do aluno e incentiva a produção escrita de textos livres. Nas classes em que se aplica o sistema, o aluno é estimulado a expressar-se, a imprimir, colaborar, comunicar e corresponder-se com outros. O fundamental é desenvolver os meios de expressão oral e escrita em uma atmosfera de espontaneidade, e explorar a natural curiosidade e atividade dos alunos.” (Haydt:2006)

A descrição acima caracteriza um procedimento de ensino-aprendizagem socioindividualizante denominado:

🧠 Mapa Mental