Entrar

Questões de Concurso: Professor Educação Física

Confira aqui questões de Professor Educação Física para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Daólio (2004) analisa que o grande mérito da abordagem crítico-superadora, proposta pelo Coletivo de Autores, foi deslocar o centro de preocupação da área de Educação Física escolar de dentro para fora do indivíduo. Ou seja, um programa escolar de Educação Física que não tivesse como prioridade contemplar o desenvolvimento motor, cognitivo ou afetivo, mas a expressão corporal como linguagem. No entanto, o autor salienta que, ao enfatizar a dimensão social, tal abordagem deixa de considerar:

🧠 Mapa Mental

A participação dos portadores de necessidades especiais nas aulas de Educação Física pode trazer muitos benefícios, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção social. (BRASIL, 1998; p. 56).
Nesse sentido, é importante que o professor de Educação Física adote os procedimentos relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale–o.

🧠 Mapa Mental

Sobre os conteúdos relacionados à prática do Atletismo, analise as afirmativas a seguir.
I. Saltos e corridas são atividades naturais presentes no cotidiano das crianças e adolescentes que, naturalmente, competem entre si como forma de mensurar seu desempenho frente aos seus pares.
II. O Atletismo demonstra rica possibilidade de trabalho dos conteúdos de outras disciplinas, especialmente da Física, em que questões como velocidade, atrito e trajetória estão vivamente presentes.
III. A competição inerente a uma corrida, em que vários alunos disputam, individual e simultaneamente, o primeiro lugar oferece rica oportunidade para discussão de questões relacionadas à competição como o respeito ao próximo e a ética.
Assinale:

🧠 Mapa Mental

Darido (2003) analisa que, para a abordagem sistêmica, existe a preocupação de garantir a especifi cidade da Educação Física, à medida em que considera o binômio corpo/movimento como meio e fi m da Educação Física escolar. Esta abordagem considera a teoria de sistemas como um instrumento conceitual e um modo de pensar o currículo de Educação Física, que é entendido como um sistema hierárquico aberto, pois sofre infl uências da sociedade como um todo e ao mesmo tempo a infl uencia. A característica dessa abordagem está corretamente descrita em:

🧠 Mapa Mental

Como prova ofi cial de salto no atletismo, o salto em altura, ao longo dos anos, desenvolveu técnicas e estilos que contribuíram significativamente para a superação de marcas antes inpensáveis para o ser humano. Darido e Souza Jr. (2007), indicam que a técnica do salto em altura divide-se nas seguintes fases:

🧠 Mapa Mental

A quadrilha é uma dança tradicional das festividades juninas muito comuns nas escolas do Rio de Janeiro. Muitos dos passos executados pelos dançarinos foram influenciados pelos franceses e inspirados na dança da nobreza europeia. Isso explica termos como "anarriê", "anavantur" e "balancê". Para orientar atividades como essas, devem os professores de Educação Física se valer tanto do conhecimento histórico-social, quanto do técnico-corporal. Darido e Souza Jr (2007) identifi cam, em seu livro, alguns passos de forma clara e específica. Conforme os autores, o "beija-flor" se realiza quando:

🧠 Mapa Mental

De acordo com Kunz (2001), defi nida a situação de ensino e conhecidas as condições de possibilidades para uma educação crítico-emancipatória, é importante refl etir sobre a atuação didática do professor. Tais estratégias deverão ser orientadas pela transcendência de limites, em que os estudantes deverão ser confrontados com a realidade do ensino e dos conteúdos, a partir de graus de difi culdades. Segundo o autor, a forma de ensinar nessa perspectiva corresponde a três graus de difi culdades correspondentes, respectivamente, a:

🧠 Mapa Mental

A abordagem construtivista-interacionista é representada, primordialmente, pela obra de João Batista Freire. Daólio (2004), ao analisá-la, reconhece que Freire faz críticas contundentes à forma como a escola trabalha com o corpo e o movimento das crianças, tradicionalmente desconsiderando a cultura infantil, rica em movimentos, jogos, brinquedos e fantasia, optando por deixar a criança imóvel. Para Daólio, a dimensão de ser humano considerada por Freire é primordialmente:

🧠 Mapa Mental