Entrar

Questões de Concurso: Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental

Confira aqui questões de Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Sobre o planejamento, é correto afirmar que:

I. Está diretamente vinculado ao que ocorre em sala de aula.

II. É determinante do processo ensinoaprendizagem.

III. Deve estar embasado em um livro didático.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental

O final do século XIX e o início do século XX constituem um período marcado por tantas inovações tecnológicas que numerosos pensadores passaram a divulgar a crença no progresso indefinido. Nesse contexto, a escola viu-se também colocada no centro de um vasto movimento de ideias e de propostas de reforma denominado educação nova, visando a torná-la mais adequada aos novos tempos e às novas realidades.

São elementos comuns às diversas propostas de educação nova:

🧠 Mapa Mental

Considere as afirmações abaixo em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinalando C para as assertivas corretas e E para as erradas.

( ) Os PCN apoiam-se em normas legais e procuram contribuir na busca de respostas a problemas identificados no ensino fundamental, objetivando uma transformação desse ensino, para que atenda às demandas da sociedade brasileira atual.

( ) Os PCN configuram uma proposta aberta e flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.

( ) Os PCN apresentam um modelo curricular homogêneo e impositivo, que se sobrepõe à competência dos estados e municípios, à diversidade política e cultural das múltiplas regiões do País e à autonomia de professores e equipes pedagógicas.

( ) Os PCN se apresentam como um currículo mínimo comum ou um conjunto de conteúdos obrigatórios de ensino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

🧠 Mapa Mental

O conceito de “zona de desenvolvimento proximal” (ZDP), elaborado por Vygotsky, é central para a defesa da tese segundo a qual a escola tem como papel a

🧠 Mapa Mental

Luckesi afirma que a escola não avalia a aprendizagem do educando, mas sim o examina. Para referendar sua afirmação, Luckesi apresenta as características básicas que identificam o ato de examinar, quais sejam:

I. Os exames escolares operam com desempenho final, importando a resposta e não como o aluno chegou a essa resposta.

II. Os exames são pontuais, pois não interessa o que acontece com o educando antes, durante e depois da prova.

III. Os exames são classificatórios, ou seja, eles classificam os educandos em aprovados ou reprovados.

IV. Os exames são seletivos, porque excluem uma grande parte dos educandos.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental

De acordo com Melo (2008), os quatro elementos fundamentais dentro da didática são:

🧠 Mapa Mental

Vasconcellos afirma que, atualmente, o Pedagogo, é o profissional proclamado a apagar os “incêndios na escola”. Essa função define negativamente o seu papel, tendo em vista que, para organizar os meios de concretizar a missão da instituição, o Pedagogo precisa ser e atuar de forma

🧠 Mapa Mental

Conforme Fernandes e Freitas (2007), em uma perspectiva formativa de avaliação, a nota representa

🧠 Mapa Mental

Segundo Jean Piaget, o direito à educação significa:

🧠 Mapa Mental

Alarcão, ao analisar diferentes abordagens supervisoras, aponta algumas tendências que podem contribuir para a (re)definição do papel do Coordenador Pedagógico, EXCETO:

🧠 Mapa Mental