Questões Professor Artes de Concursos Públicos

Confira aqui Questões Professor Artes de Concursos Públicos Grátis com Gabarito. Acesse Milhares de Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas para Treinar Online. Se Preferir, Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


“A Igreja de São Miguel das Missões abriga hoje o Museu das Missões, que reúne fragmentos arquitetônicos e esculturas da época: obras de arte concebidas segundo princípios europeus, mas feitas pela criativa mão-de-obra Guarani. Em 1983, a UNESCO deu às ruínas de São Miguel o título de Patrimônio Histórico e Cultural da humanidade” (PROENÇA, Graça. Descobrindo a História da Arte. SP: Ática, 2008)


Em relação à arte brasileira, o texto acima traduz o(a):

🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas
“Em 1928, utilizando-se das idéias de Nordaus, o arquiteto e teórico racista Paul Schultze-Naumburg publica o livro “Kunst und Rasse “(Arte e Raça), no qual aparece pela primeira vez a associação da arte moderna com o termo entartet (degenerado). (…) A campanha nazista contra a arte moderna começa com a tomada de poder. Em 1933, Hitler fecha a Escola Bauhaus e e promove a primeira exposição difamatória da arte moderna em Karlsruhe e Mannheim. (…) Mais de 16.500 obras de arte consideradas degeneradas são confiscadas, muitas das quais foram destruídas ou perdidas. Obras de valor – como Auto Retrato(1888) de Vincent Van Gogh (1853 - 1890) ou Acrobata e Jovem Arlequim (1905), de Pablo Picasso (1881 - 1973) - são vendidas num leilão em 1939 na Galeria Fischer, em Lucerna, Suíça, e revertidas em divisas para os nazistas.
(Adaptado de http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo328/artedegenerada)

A alternativa relacionada aos artistas citados no fragmento acima é:
🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas
“Cabe ao arte-educador, como membro integrante da comunidade escolar, desenvolver e manter seu olhar inclusivo atento contra as exclusões. Isto porque a escola é, se não o principal palco onde situações de exclusão acontecem, certamente, uma arena fundamental. E, se ali acontecem exclusões, é porque podem acontecer também as contrapartidas: práticas inclusivas. Dado que a arte é o que nos abre para diferentes possibilidades, que caminhos melhores que o da arte-educação para promover culturas, profissionais e avaliações inclusivos? (SANTOS, Mônica Pereira dos. Educação artística e inclusão: possíveis interseções. In: Educação, arte, inclusão. Caderno de textos 3. FUNARTE: Programa Arte sem Barreiras, 2002).
Na relação entre ensino de arte e educação especial, quanto ao preparo profissional, algumas características gerais parecem essenciais, dentre outras:
I. descrição, recriação, classificação, construção e interpretação. II. criatividade, competência, experiência, investigação e crítica. III. sistema, código, signo, significado e repertório. IV. fruição, autoria, expressão, parceria e parâmetro.
Pode-se dizer que está correto o que se afirma apenas no(s) item(itens):
🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas

Na música, _____________________ começou como um exagero, até mesmo uma distorção, do romantismo tardio, em que os compositores passaram a despejar na música toda a carga de suas emoções mais intensas e profundas com destaque para “A Segunda Escola de Viena” integrada por Arnold Schoenberg, Alban Berg e Anton Webem.

A opção que completa corretamente a frase acima é:

🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas

Considerando as matrizes indígenas e africanas e as possibilidades educativas no currículo da disciplina Arte, associe as duas colunas numerando os parênteses:


(I) Museu Afro Brasil

(II) Lei nº10.639/2003

(III) Lei nº11.645/2008

(IV) Museu do Índio


( ) O trabalho desenvolvido ali desde 1953, pretende divulgar uma imagem correta, atualizada e sem preconceitos, fornecendo informações qualificadas e contribuindo, assim, para maior conscientização da importância destas culturas, o reconhecimento e respeito por sua diversidade.

( ) Os conteúdos referentes à História e Cultura AfroBrasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.

( ) Localizado no Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, conserva, em 11 mil m2, um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.

( ) seu conteúdo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.


A sequência correta é:

🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas
“Como exigir de um aluno que pinte o tronco da árvore de marrom e as folhas de verde para ficar bonito se os artistas modernos já descontruíram essas visualidades?” (IAVELBERG, Rosa. Ensino de arte. SP: Thomson Learning, 2006). Esta indagação sugere que o seguinte repertório deve fazer parte da formação do professor, para que ele não seja superado pelas visualidades criadas pelos alunos, julgando-os sem critérios adequados à atualização na área de conhecimentos sobre:
🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas