Entrar

Questões de Concurso: Professor Artes

Confira aqui questões de Professor Artes para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Em 1968 foi sistematizada a censura a peças teatrais, músicas, cinemas e novelas. Paradoxalmente, após três anos, por força da Lei nº 5692/71, estabeleceu-se:
🧠 Mapa Mental

No início do século XX, os mestres do balé eram franceses e italianos e o público já clamava por algo mais novo e original o que anunciava a dança moderna.

A respeito da evolução da dança moderna, analise as afirmativas a seguir.

I. A dança moderna reencontra os ritmos dos movimentos inatos do homem, tendo como inspiração os movimentos da natureza.
II. A dança moderna tem essência na emoção porque a dança não precisa de história. Ela é o próprio enredo. III. A dança moderna começa a ter um propósito político e de denúncia da sociedade.
Assinale:

🧠 Mapa Mental

"A voz humana, em conexão com o ouvido, deve fornecer os referenciais para as discussões sobre o ambiente acústico saudável à vida. " (R. Murray Schafer)
Os Currículos de Arte do Estado de São Paulo mencionam a "coleta sensorial " como uma experiência que deve ser proporcionada aos alunos durante as aulas.
A esse respeito, analise as propostas de atividades a seguir.
I. Estimular as crianças a lembrarem dos sons ouvidos em outros ambientes e espaços.
II. Promover "expedições " pelos vários espaços da escola, com o fim de, por meio da escuta reflexiva e do registro desenhos, gravações, etc.) dos sons de cada ambiente, confeccionar um "mapa sonoro " do cotidiano escolar. III. Pesquisar e experimentar recursos e possibilidades da voz para produzir sons diversos e inusitados como, por exemplo, imitar sons da natureza, dos animais, de máquinas, de objetos e dos instrumentos musicais. A(s) atividade(s) que melhor contempla(m) o pressuposto da "coleta sensorial ", em concordância com o pensamento de R. Murray Schafer é (são):

🧠 Mapa Mental
“Quando o aluno observa obras de arte e é estimulado e não obrigado a escolher uma delas como suporte de seu trabalho plástico a sua expressão individual se realiza da mesma maneira que se organiza quando o suporte estimulador é a paisagem que ele vê ou a cadeira de seu quarto (…) O importante é que o professor não exija representação fiel, pois a obra observada é suporte interpretativo e não modelo para os alunos copiarem. Assim estaremos ao mesmo tempo preservando a livre expressão, importante conquista do modernismo que caracterizou a vanguarda do ensino da arte no Brasil de 1948 aos anos setenta, e nos tornado contemporâneos” (BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. SP/Porto Alegre: Perspectiva/Fundação Ioschpe, 1991).
O fragmento citado menciona a sistematização de um termo conceitual oriundo da prática do trabalho no Museu de Arte Contemporânea da USP e posteriormente disseminado em práticas artísticas escolares no Brasil a partir da década de 1990. O termo é denominado:
🧠 Mapa Mental
Um professor iniciou a aula de artes em uma turma de ensino fundamental apresentando um elemento visual que em diferentes obras artísticas dirige a atenção dos estudantes com várias possibilidades de modulação a partir de intervalos e também do efeito simultâneo rítmico da relação espaço- tempo. O elemento básico nesta caracterização é a(o):
🧠 Mapa Mental

Segundo Flavio Desgranges, o teatro infantil costuma ser alvo de críticas: há muitos espetáculos, mas poucos são de boa qualidade. Inúmeros são os fatores para essa má reputação.
As afirmativas a seguir referem.se a esses fatores, à exceção de uma. Assinale.a

🧠 Mapa Mental

Pensar a disciplina Arte em um processo de formação continuada de professores pressupõe estabelecer uma articulação com os três eixos norteadores estabelecidos pelos PCNN?s:

produzir, apreciar e contextualizar.

Assinale a alternativa que descreve corretamente as orientações curriculares da disciplina Arte em seus eixos norteadores.

🧠 Mapa Mental

Segundo Betina Rugna, "o teatro já faz parte do mundo da criança, que tem o seu imaginário povoado de personagens: Ela é autora e atriz em sua encenação. "
Com base no fragmento, analise as afirmativas a seguir.
I. No jogo da fantasia, a criança pode ser quem ela quiser, estar no cenário, no tempo e no figurino que bem desejar.
II. Na brincadeira do faz de conta, a criança representa inúmeros papéis.
III. Ao brincar, a criança é acumula todas as funções em si mesma e, por isso, não necessita de mais ninguém.
Assinale:

🧠 Mapa Mental

A educação na escola muitas vezes é artificial com relação à liberdade e à formação de corpos "não dóceis ". Com isso, o corpo vai se tornando um produto da sociedade.
A respeito da educação corporal na escola, assinale a afirmativa correta.

🧠 Mapa Mental

A respeito do ensino de dança nas escolas, de acordo com o PCN, analise as afirmativas a seguir:

I. O aprendizado da dança se faz pela imitação do gesto dançante e pelo aprendizado de uma forma específica de dança.
II. Faz.se necessário diagnosticar os conhecimentos que circulam na região em que a escola está localizada.
III. Os conteúdos, enquanto produção específica da dança, não devem ser abordados a partir de vínculos com os contextos vividos pelos alunos.
Assinale:

🧠 Mapa Mental