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Questões de Concurso: Professor Adjunto de Educação Infantil e Fundamental Prova 1

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Vários autores evidenciam a inevitável flexibilidade das fronteiras entre os dois campos de conhecimentos e práticas: o currículo e a formação do professor.

Antônio Flávio Moreira afirma que o currículo só se materializa no ensino, no momento em que

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Considere as indagações a seguir:

Avalia-se para aprovar e promover?

Avalia-se para favorecer processos de aprendizagem?

Avalia-se o desenvolvimento do aluno?

Para Jussara Hoffmann, essas polêmicas sobre avaliação fazem parte de uma excessiva preocupação, de educadores e leigos, em relação a questões de caráter burocrático, como:

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Analise as afirmações abaixo.

Como posso dialogar, se alieno a ignorância, isto é, se a vejo sempre no outro, nunca em mim?

Como posso dialogar, se me fecho à contribuição dos outros, que jamais reconheço, e até me sinto ofendido com ela?

Como posso dialogar, se temo a superação e se, só em pensar nela, sofro e definho?

Para Paulo Freire, dentre outros quesitos, não há diálogo se não há

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Segundo dados do Relatório de Monitoramento Global 2002, da UNESCO:

Nos cinqüenta anos decorridos desde que a Declaração Universal de Direitos Humanos estabeleceu a educação como direito fundamental para todos, muitos países alcançaram a meta de Educação Primária Universal, ou fizeram progressos significativos nessa direção. Alguns países demonstraram que isso é possível, a despeito de circunstâncias econômicas difíceis...

No entanto,

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Em relação ao processo de ensino-aprendizagem das crianças e dos adolescentes, a Lei nº 8.069/90 (ECA), garante aos pais ou responsáveis dos alunos o direito de

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Quanto à organização curricular na Educação Básica, a LDB (Lei nº 9.394/96) determina que

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... continuo pensando que para falar de mudanças na educação é necessário, primeiro, um profundo silêncio, uma longa espera, uma estética não tão pulcra, uma ética mais desalinhada (...) abandonar a homodidática para heterorrelacionar-se.

Segundo Carlos Skliar, para falar de mudanças na educação também é necessário

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O Artigo 53 da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA) ao garantir à criança e ao adolescente o direito à educação, prevê assegurar a elas:

I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

III. direito de organização e participação em entidades estudantis;

IV. acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência;

V. redução de jornada de trabalho, em até duas horas diárias, aos alunos maiores de 14 anos.

É correto o que se afirma APENAS em

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São atribuições das Subprefeituras, respeitados os limites de seu território administrativo e as atribuições dos órgãos do nível central:

I. constituir-se em instância regional da Administração Direta com âmbito intersetorial e territorial;

II. planejar, controlar e executar os sistemas locais, obedecidas as políticas, diretrizes e programas fixados pela instância central da administração;

III. instituir mecanismos que democratizem a gestão pública e fortalecer as formas participativas que existam em âmbito regional;

IV. atuar como indutoras do desenvolvimento local, implementando políticas públicas a partir das vocações regionais e dos interesses manifestos pela população;

V. facilitar o acesso e imprimir transparência aos serviços públicos, tornando-os mais próximos dos cidadãos.

Estão corretas as seguintes atribuições:

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Como pensar uma pedagogia para a paz, se os livros de escola centram no Ocidente europeu a vocação do humano, e deslocam para "todos os outros" o lugar do exótico, do "sub", do atrasado ou do disfarçadamente perverso?

Segundo Carlos Rodrigues Brandão, é indispensável repor a verdade na pedagogia. Torná-la crítica, como reclamam hoje todos os seus pensadores e praticantes,

I. não significa apenas fazê-la mais formalmente reflexiva.

II. trata-se de propor uma anti-história do desvelamento de quem somos e temos sido.

III. implica relativizar essa antiga interpretação do sentido das múltiplas culturas e do valor das incontáveis histórias do povo humano. É correto o que se afirma em

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