Entrar

Questões de Concurso: Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física

Confira aqui questões de Prefeitura de Capim PB Professor B Educação Física para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


O modelo desenvolvimentista foi dirigido inicialmente para crianças de 4 a 14 anos, buscando nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, uma fundamentação para a Educação Física escolar. Segundo Tani (1988), quando se estuda o comportamento humano, dois princípios devem ser considerados:
🧠 Mapa Mental
Segundo a Base Nacional Comum Curricular, durante o 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, na Unidade Temática “Danças”, os “objetos de conhecimento” que devem ser desenvolvidos nas aulas de Educação Física, são:
I - Danças de salão II - Danças urbanas III - Danças do Brasil e do mundo
Estão corretas:
🧠 Mapa Mental
Os modelos ginásticos europeus, historicamente, influenciaram o contexto das práticas corporais nas escolas brasileiras. Considerando as características do “método francês”, analise as afirmativas a seguir:
I - Essa ginástica foi pouco difundida, o esporte foi considerado o grande meio para promover a educação. II - Propõe exercícios ginásticos, trabalhos manuais e jogos sociais, conhecida também como ginástica natural. III - Um dos seus idealizadores foi Francisco Amoros (1770-1848).
Estão corretas:
🧠 Mapa Mental
O esporte “tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada” (GALVÃO et al, 2011).
A afirmativa em destaque apresenta características do:
🧠 Mapa Mental
A avaliação nas aulas de Educação Física é um tema recorrente e complexo, pois para ser desenvolvida de maneira satisfatória, exige um diálogo permanente entre professor, aluno e escola. Nesse sentido, sobre o desenvolvimento do processo avaliativo, analise as afirmativas a seguir:
I - A avaliação do professor deve ser comunicada aos alunos, informando-lhes sobre as suas dificuldades e avanços alcançados. II - A observação avaliadora pode ser feita em todas as aulas e situações. III - Quando se avalia o aluno ao final de um processo, geralmente se chama essa proposta de avaliação somativa.
Estão corretas:
🧠 Mapa Mental
“A Educação Física tem como um de seus objetivos desenvolver a capacidade rítmica, o que quer dizer, o aluno aprender a realizar os movimentos corporais dentro de um ritmo estabelecido”. Bregolato (2007) ao escrever essa passagem, aponta os “jogos rítmicos” como um excelente recurso para desenvolver essa capacidade com os nossos alunos.
Conforme as elaborações da autora sobre os “jogos rítmicos”, analise as afirmativas a seguir:
I - O ritmo determina a velocidade com que se executa o exercício. II - Existem vários graus de ritmos lentos, e vários graus de ritmos rápidos. III - Chama-se nuança cada grau de intensidade que está entre os extremos do mais lentamente possível, e, do mais rapidamente possível.
Estão corretas:
🧠 Mapa Mental
Conforme as competências específicas de Educação Física para o Ensino Fundamental, apresentadas na Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa INCORRETA:
🧠 Mapa Mental
Ao tratarmos do tema avaliação nas aulas de Educação Física escolar, faz-se necessário, durante o processo, considerar as seguintes dimensões:
🧠 Mapa Mental
A avaliação nas aulas de Educação Física tem característica quantitativa, segundo Darido e Rangel (2015) “é recomendado a utilização de testes que forneçam informações quantitativas que deverem ser comparadas com a norma, a tabela ou o padrão preestabelecido”.
A afirmativa apresentada refere-se a qual abordagem para a avaliação na Educação Física escolar?
🧠 Mapa Mental