Entrar

Questões de Concurso: Perito Oficial Químico

Confira aqui questões de Perito Oficial Químico para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Julgue os itens a seguir, a respeito dos fármacos utilizados em diferentes protocolos terapêuticos, que, além de apresentarem um efeito direto sobre as funções celulares do tecido-alvo, também apresentam efeitos secundários que determinam o grau da eficácia terapêutica e os efeitos adversos.

I Os fármacos, para apresentarem alta potência terapêutica, devem possuir alta afinidade pelos receptores celulares.

II Os fármacos em alta concentração no tecido-alvo são capazes de gerar diferentes efeitos celulares, e estes são proporcionais ao grau de ocupação dos receptores das células.

III A determinação de uma curva de dose e resposta de um fármaco permite comparar a potência de diferentes fármacos que causam efeitos qualitativamente similares.

IV A determinação de uma curva de dose e resposta de um fármaco permite determinar a afinidade do fármaco pelos receptores celulares.

Estão certos apenas os itens

🧠 Mapa Mental

Entre os ensaios analíticos utilizados na confirmação da presença de substâncias tóxicas, está a espectrometria de massa. A respeito dessa técnica, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

O consumo crescente da cocaína e a dependência causada por ela são assuntos amplamente divulgados por toda a impressa nacional e internacional, devido às consequências que acarretam. Com relação aos efeitos da cocaína, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

Propanolol é um bloqueador não-seletivo cujo mecanismo de ação envolve diminuição do débito cardíaco, redução da secreção de renina e readaptação dos barorreceptores, com eficácia comprovada na redução da morbimortalidade cardiovascular. A capacidade de induzir esses efeitos depende da presença de outras drogas, como a isoprenalina, que não interfere na resposta máxima apresentada, mas na concentração necessária para se atingir tal resposta. A respeito das interações dos fármacos com os receptores celulares e, consequentemente, da capacidade de estes induzirem a resposta farmacológica desejada, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

Toxicologia é a ciência que visa estudar o efeito adverso de substâncias químicas sobre os organismos vivos e estabelecer o uso seguro dessas substâncias químicas. Acerca da toxicologia, julgue os itens que se seguem.

I Os efeitos tóxicos podem ser classificados como imediatos, crônicos, retardados, reversíveis, irreversíveis, locais ou sistêmicos.

II Os fatores mais importantes, que interferem diretamente na toxicidade das substâncias químicas, são os ligados ao agente químico e os relacionados à exposição a esse agente.

III No Brasil, existe uma resolução do Conselho Nacional de Saúde que estabelece diversos ensaios para definir a toxicidade aguda, subaguda ou crônica e os efeitos de teratogenicidade e embriotoxicidade.

IV Efeitos indesejáveis e efeitos adversos são sinônimos para as avaliações toxicológicas.

Estão certos apenas os itens

🧠 Mapa Mental

A esquizofrenia é uma doença mental crônica, classificada como psicótica, em que o paciente tem dificuldade de reconhecer a realidade, de pensar logicamente e de se comportar normalmente em sociedade. Seu tratamento envolve uma combinação de tratamentos farmacológicos, psicológicos e sociais. A respeito dos fármacos utilizados no tratamento dessa enfermidade, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

A respeito do LSD (dietilamida do ácido lisérgico), um psicotomimético potente, derivado químico do ácido lisérgico, que é uma droga pouco consumida atualmente pelos jovens, porém com grandes efeitos no SNC, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

Em relação às características do IP, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

Após a sua descoberta e sua síntese, as anfetaminas têm sido amplamente utilizadas. Durante a Segunda Guerra Mundial, elas foram usadas por soldados e trabalhadores da indústria bélica para aumentar o estado de alerta e melhorar o desempenho, e, atualmente, vários trabalhos descrevem sua utilização pelos motoristas profissionais, com o objetivo de suportar longos períodos de alerta enquanto estão dirigindo. Acerca das anfetaminas, julgue os itens abaixo.

I As anfetaminas inicialmente promovem um aumento na atividade mental e física do usuário como euforia, excitação e estimulação locomotora.

II As anfetaminas apresentam ações parassimpatomiméticas periféricas como elevação da pressão arterial e inibição da motilidade gastrintestinal.

III Os efeitos das anfetaminas observados são decorrentes da liberação de acetilcolina no cérebro.

IV As anfetaminas, após uso prolongado, causam degeneração das terminações nervosas que contêm aminas.

V Fármacos com mecanismos de ação semelhantes ao das anfetaminas causam acentuada anorexia após uso crônico e prolongado.

A quantidade de itens certos é igual a

🧠 Mapa Mental

A miastenia grave é uma doença autoimune que se caracteriza por fraqueza muscular severa, com fadiga dos músculos voluntários, tipicamente dos músculos faciais, levando à morte por parada diafragmática, decorrente da presença insuficiente da acetilcolina na fenda sináptica. Com relação à produção, à liberação e à metabolização desse neutrotransmissor, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental