Questões de Concursos Públicos: Pedagogia

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Julgue os itens que se seguem, relativos a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e globalização do conhecimento.

Em uma prática multidisciplinar, o professor deve atuar na construção do saber como um todo, respeitando as inter-retroalimentações das partes no processo.

Acerca da avalição na perspectiva da construção do conhecimento, julgue os itens a seguir.

A avaliação da aprendizagem será mais eficaz se for integrada aos objetivos de ensino, formando um par dialético, observada a função social da instituição delineada em seu projeto político-pedagógico.

Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.

São funções do projeto político-pedagógico: diagnóstico e análise da realidade, definição de objetivos e eixos norteadores, determinação de atividades e responsabilidades a serem assumidas, além da avaliação dos processos e resultados previstos.

Acerca da avalição na perspectiva da construção do conhecimento, julgue os itens a seguir.

A avaliação da aprendizagem tem função diagnóstica, podendo embasar o planejamento do professor e constituir-se em instrumento dialético do avanço e da identificação de novos rumos educacionais.

Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.

Para a elaboração de um projeto político-pedagógico que se torne instituinte, ou seja, que proponha mudanças na instituição escolar, deve-se considerar o instituído, o que já existe na cultura organizacional da escola: a sua história, os seus currículos, os seus métodos, o conjunto dos seus atores internos e externos e o seu modo de vida.

Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.

O projeto pedagógico de cursos e programas a serem ofertados na modalidade de educação a distância é um dos requisitos básicos exigidos no processo de credenciamento das instituições de ensino para essa oferta.

Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.

Ao trabalhar com projetos a partir de uma concepção cartesiana de construção do conhecimento, é possível o desenvolvimento de competências vinculadas às inteligências múltiplas.

Numa escola de línguas que possui 200 alunos, sabe–se que 120 estudam inglês, 90 estudam espanhol e 50 estudam francês. Sabendo–se que nenhum aluno estuda simultaneamente as três línguas, a probabilidade de que um aluno da escola, escolhido ao acaso, estude duas línguas é:

No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.

A despeito das dificuldades presentes no cotidiano escolar, o supervisor escolar tem-se mantido estritamente em atividades inerentes à sua área de atuação.

Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.

A escolha do tema de um projeto deve ser responsabilidade do aluno ou do grupo, porém essa escolha deve ser direcionada pelo currículo oficial vigente, ou seja, os temas precisam ser escolhidos a partir dos conteúdos estabelecidos pela coordenação central.