Entrar

Questões de Concurso: Orientador Pedagógico

Confira aqui questões de Orientador Pedagógico para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Uma determinada escola da rede pública de ensino, a partir da Escala de Desempenho de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), atingiu o nível 3 de desempenho dos alunos em leitura, sendo que são 9 os níveis associados a esse índice e as provas avaliam o sistema de ensino, e não os alunos. A equipe gestora verificou quais competências estavam relacionadas ao nível atingido e interveio de modo que os professores se atentassem aos conteúdos que precisavam ser melhor desenvolvidos. Sobre o SAEB é possível afirmar que

🧠 Mapa Mental

As aulas nas escolas públicas da cidade de Campinas, no período letivo de 2012, iniciaram-se em 6 de fevereiro. Considerando que os Conselheiros, que compõem o Conselho de Escola, devem ser eleitos entre seus pares, anualmente, e de acordo com o disposto sobre o assunto na Lei Municipal nº 6.662/91, a única data possível para esta eleição seria

🧠 Mapa Mental

Angel Pérez Gomez, cita Kemmis acerca da natureza do processo de reflexão. Assinale a alternativa incorreta com relação a essa nova concepção da prática profissional:

🧠 Mapa Mental

Para o Orientador Pedagógico a avaliação deve ser uma referência para:

🧠 Mapa Mental

O currículo da Educação Básica é formado:

🧠 Mapa Mental

A criança passa da fase de operações concretas para a fase de operações formais por volta de 11 / 12 anos. Nesta fase, segundo Piaget, a base biológica do desenvolvimento mental estaria no enriquecimento das "vias associativas" do córtex cerebral.

Ao montar seu planejamento, o professor, consciente desse processo, deve se preocupar com:

🧠 Mapa Mental

Uma professora trabalha com o 4º ano do ensino fundamental em uma escola em que há outras 4 turmas e prefere planejar e desenvolver suas aulas de forma individual. Isso faz com que seu planejamento seja bastante diferente das demais professoras do mesmo ano/ ciclo. Este ano, resolveu não seguir o currículo convencional e, ao final do trimestre, a orientadora pedagógica notou que os alunos dela estavam muito aquém dos conhecimentos dos alunos das outras salas de 4º ano. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o motivo pelo qual não é adequado desenvolver qualquer conteúdo em sala de aula, sem seguir parâmetros comuns.

🧠 Mapa Mental

Ao ler um texto teórico da área pedagógica para estudo complementar, o um professor deparou-se com duas palavras desconhecidas: multiculturalidade e interculturalidade. Este léxico estava inserido em uma obra que tratava de questões curriculares. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta a definição correta associada a uma destas palavras, de acordo com a temática apresentada.

🧠 Mapa Mental

Numere a segunda coluna (características), de acordo com a primeira (teóricos), a seguir marque a seqüência correta:

(1) PIAGET

(2) VIGOTSKY

( ) O desenvolvimento do indivíduo é resultado de um processo sócio-histórico.

( ) O desenvolvimento é um processo de equilíbrações sucessivas sobre o objeto de conhecimento.

( ) A maturação biológica estabelece as pré-condições para o desenvolvimento.

( ) A aquisição de conhecimentos se dá pela interação do sujeito com o meio.

( ) O desenvolvimento ocorre de “dentro para fora” do sujeito.

A sequência correta é:

🧠 Mapa Mental

O Conselho da Escola corresponde a um conselho administrativo que é:

🧠 Mapa Mental