Questões de Concursos Públicos: Nutricionista

Encontre aqui questões Nutricionista de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O planejamento físico das unidades de alimentação e nutrição (UAN) é fundamental para a adequação das instalações aos objetivos propostos e melhor utilização dos recursos humanos e fnanceiros disponíveis.

Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA.
O estado nutricional na sua dimensão biológica, teoricamente pode ser expresso dentro de três modalidades de manifestações orgânicas:

1- Normalidade nutricional
2- Carências nutricionais
3- Distúrbios nutricionais

Fazer a devida correlação e assinalar a alternativa correta:

( ) Obesidade
( ) Bócio endêmico
( ) Aterosclerose
( ) ipertensão
( ) Cárie dental
As vitaminas cujas necessidades estão aumentadas durante os processos infecciosos são:
A alternativa que apresenta erro no emprego do acento grave, indicativo de crase, é:
Léa, Mara e Lúcia têm, cada uma, um único bicho de estimação. Uma delas tem um pônei, outra tem um peixe e a terceira, uma tartaruga. Sabe-se que:

- Léa não é a dona do peixe;

- Lúcia não é dona do pônei;

- A tartaruga não pertence a Mara;

- O peixe não pertence a Lúcia.

Com base nas informações acima, é correto afirmar que:

São vários os problemas relacionados aos Recursos Humanos no SUS: formação, contrato de trabalho, condições de trabalho, salário, compromisso social e humanização do atendimento.

Em relação à política de recursos humanos na área da saúde podemos afirmar que:
Texto associado.


O Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem o objetivo de promover um campo comum de reflexão e orientação da prática, no conjunto de iniciativas de EAN que tenham origem, principalmente, na ação pública, e que contemplem os diversos setores (BRASIL, 2012). De acordo com as propostas apresentadas no Marco de Referência de EAN para as políticas públicas, considere as seguintes afirmativas:
1. O conceito de Educação Alimentar e Nutricional foi adotado ao invés do conceito de Educação Nutricional ou Educação Alimentar, para que o escopo de ações abrangesse desde os aspectos relacionados ao alimento e alimentação, os processos de produção, abastecimento e transformação até os aspectos nutricionais.
2. A EAN, desenvolvida no escopo das ações públicas, requer articulação intra e intersetorial, e a parceria com os diferentes segmentos da sociedade, tais como instituições educacionais, organizações não governamentais, organizações internacionais, equipamentos públicos de alimentação e nutrição, entidades filantrópicas, conselhos de políticas públicas e outras instâncias de participação e controle social e da sociedade civil como um todo.
3. A comunicação no contexto da EAN, para ser efetiva, deve ser pautada em alguns elementos como: construção partilhada de saberes, de práticas e soluções; busca de soluções contextualizadas; formação de vínculo entre os diferentes sujeitos que integram o processo; relações horizontais; entre outros.
4. A EAN deve ser concebida a partir de um referencial metodológico que preveja um processo de planejamento participativo, monitoramento e avaliação.
Assinale a alternativa correta.
 Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

1- Fosfolipídios                     
2- Gorduras                         
3- Esteróis                           
4- Lipoprotelnas                   
5- Glicolipidios
 
( ) Substâncias lipídicas com estrutura em forma de anel.
( ) Combinações de gorduras, fosfolipídios e colesterol com proteínas.
( ) Apresentam uma combinação ligada a um lipídio.
( ) São formados por ácidos graxos.
( ) Depois das gorduras são os maiores componentes lipídicos do organismo.
               
A sequência correta, de cima para baixo é:
Em relação à alimentação infantil, na introdução de alimentos: