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Questões de Concurso: Multiprofissional em Saúde da Família Odontologia

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    O planejamento local é um processo de racionalização das ações humanas por meio da definição de proposições e da construção da sua viabilidade, visando solucionar problemas e atender às necessidades individuais e coletivas de populações. O planejamento deve ser um instrumento de gestão que promova o desenvolvimento institucional, uma atitude permanente da organização, do administrador e das equipes no território.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 350 p.: il, com adaptações.

Quanto à participação das equipes de Saúde Bucal no planejamento local para oferta do cuidado em saúde bucal no respectivo território e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A avaliação de pessoas edêntulas no município também constitui elemento importante para a compreensão da realidade local.

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A Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta-se como estratégia de organização e reorganização dos sistemas de saúde, sendo essencial para a garantia da assistência longitudinal e integral aos pacientes crônicos do seu território de abrangência. 

No que concerne ao cuidado com os pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A atenção programada é caracterizada por pessoas cadastradas na área, que compõem o grupo priorizado para a atenção na unidade de saúde e que necessitam de atendimento continuado. Pessoas com DCNT devem ser assistidas por equipes de Saúde Bucal (eSB), levando em consideração a atenção em saúde programada.

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A Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta-se como estratégia de organização e reorganização dos sistemas de saúde, sendo essencial para a garantia da assistência longitudinal e integral aos pacientes crônicos do seu território de abrangência. 

No que concerne ao cuidado com os pacientes com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O número de pessoas com doenças infecciosas suplanta o número de pessoas com DCNT, constituindo problema de saúde de grande magnitude, sendo ainda responsáveis por número expressivo de internações.

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Os profissionais da equipe de Saúde Bucal (eSB) podem estar ligados a ações intersetoriais nos próprios territórios, como, por exemplo, participar do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa foi instituído em 2007, voltado à oferta de serviços de promoção da saúde no ambiente escolar. Com base nas proposições desse programa no que tange à participação da eSB, julgue o item a seguir.

O diálogo da eSB com a comunidade, envolvendo pais, professores e outros atores que influenciam a vida do escolar, faz-se importante, pois visa à fundamentação de hábitos saudáveis no ambiente escolar e familiar.

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    O planejamento local é um processo de racionalização das ações humanas por meio da definição de proposições e da construção da sua viabilidade, visando solucionar problemas e atender às necessidades individuais e coletivas de populações. O planejamento deve ser um instrumento de gestão que promova o desenvolvimento institucional, uma atitude permanente da organização, do administrador e das equipes no território.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 350 p.: il, com adaptações.

Quanto à participação das equipes de Saúde Bucal no planejamento local para oferta do cuidado em saúde bucal no respectivo território e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A compreensão da realidade local é o primeiro passo para o planejamento e a programação das ações. Para isso, torna-se necessário o conhecimento de dados populacionais, socioeconômicos e culturais do território.

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Determinantes de saúde podem ser definidos como fatores que afetam ou influenciam o processo saúde-doença das populações e dos indivíduos. São fatores ambientais, comportamentais ou biológicos, confirmados por sequência temporal, normalmente em estudos longitudinais, que, quando presentes, aumentam a probabilidade de ocorrência da doença e, se removidos ou ausentes, reduzem essa probabilidade. 

Com base no tema exposto e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O edentulismo é resultante basicamente de fatores comportamentais e biológicos associados às doenças periodontal e cárie.

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Um adulto de 55 anos de idade sofreu um traumatismo ao cair de uma construção em que presta serviços como operário. Ao procurar a unidade de Saúde da Família (USF), relatou que, a cerca de 20 minutos, caiu do andaime da obra a dois metros do solo. Imediatamente, procurou a unidade mais próxima do local do acidente, pois apresentava sangramento na região dos dentes anteriores e perdeu fragmento dentário no acidente. O cirurgião-dentista (CD) da unidade, ao realizar a anamnese, descobriu que esse usuário não comparecia ao serviço odontológico há 20 anos e que era etilista e tabagista há 15 anos. Ao exame físico, observaram-se fratura em esmalte e dentina no dente 11.  

Com base no caso apresentado e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Esse paciente, ao adentrar à unidade básica de saúde, pode ser acolhido por qualquer profissional do estabelecimento. Um profissional de saúde com ensino superior realiza a classificação de risco e identifica que o indivíduo necessita apenas de atendimento odontológico, pois o impacto que sofreu foi leve, não tendo alterações sistêmicas. Após tal classificação de risco, o usuário poderá ser encaminhado ao atendimento odontológico.

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Uma criança de 4 anos de idade foi levada por sua mãe à unidade de Saúde da Família (USF), com necessidade de atendimento odontológico. A criança chorava bastante e apontava para a região dos dentes superiores anteriores. Durante o acolhimento e a classificação de risco, o profissional responsável verificou FC = 100 bpm, FR = 34 irpm e SatO2 = 95%. Ao término da etapa da classificação de risco, o profissional inseriu a paciente na agenda do cirurgião-dentista (CD) para atendimento imediato, visto que o caso se tratava de uma urgência com queixa clínica, devendo assim ter atendimento priorizado. Ao iniciar o atendimento, o CD fez perguntas para fundamentar sua anamnese e observou, por meio do exame físico, a cavidade bucal da criança. A mãe relatou que a filha reclamava algumas vezes de dor ao comer alimentos doces e gelados e chorava constantemente há dois dias, sem remissão do quadro. Ao exame físico, foram observadas várias lesões cariosas nas regiões dos incisivos centrais superiores e inferiores, sendo o dente 51 o mais comprometido, com uma lesão de cárie extensa com exposição pulpar. Os demais dentes apresentavam lesões ativas de cárie em esmalte e lesões em dentina com cavitação.

Considerando esse caso e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

No desenho do plano terapêutico individual da criança, é importante que seja observada a melhora da higienização e da alimentação, entendendo que a cárie dentária possui influência sobre questões comportamentais relacionadas à dieta e à remoção do biofilme bucal.

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Segundo o relatório do Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2020), o câncer de boca é um dos mais prevalentes no Brasil, sendo o quinto entre os homens e o décimo terceiro entre as mulheres. Tendo em vista essa informação e o papel do profissional de saúde bucal na prevenção e no diagnóstico desse câncer, julgue o item a seguir.

O cirurgião-dentista da Atenção Primária à Saúde (APS), ao suspeitar de uma lesão maligna, não deve realizar a biópsia, mas, sim, sempre encaminhar, de forma célere, o usuário para o serviço de referência, seja ele o Centro de Especialidades Odontológicas ou o hospital.

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Os profissionais da equipe de Saúde Bucal (eSB) podem estar ligados a ações intersetoriais nos próprios territórios, como, por exemplo, participar do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa foi instituído em 2007, voltado à oferta de serviços de promoção da saúde no ambiente escolar. Com base nas proposições desse programa no que tange à participação da eSB, julgue o item a seguir.

As ações realizadas no PSE, diferentemente das que ocorrem nas unidades básicas de saúde, não devem ser registradas no e-SUS ou em outro sistema de registro das informações, pois são ações coletivas.

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