Questões de Concursos Públicos: Ministério da Economia Tecnologia da Informação Segurança da Informação e Proteção de Dados

Encontre aqui questões Ministério da Economia Tecnologia da Informação Segurança da Informação e Proteção de Dados de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Acerca de software malicioso e segurança da infraestrutura de TI, julgue o item subsecutivo.

O malware Kinsing executa um minerador de criptomoeda e tenta se espalhar ainda mais, visando tanto a contêineres quanto a hosts, e, na última fase da execução desse malware, é criado um cryptominer chamado Kdevtmpfsi.

Acerca da classificação da informação quanto ao grau e aos prazos de sigilo, julgue o item subsecutivos, com base na Lei n.º 12.527/2011.

Na classificação da informação em determinado grau de sigilo, deve-se observar o interesse do órgão e utilizar o critério mais restritivo possível.

Acerca das características de ataques de negação de serviço distribuído (DDoS), julgue o item a seguir.

Um ataque DDoS que utiliza protocolo DNS caracteriza-se por usar servidores de nomes para transformar consultas pequenas em cargas úteis muito maiores na resposta redirecionada à vítima.

Julgue os item seguinte, a respeito de respostas a incidentes, desenvolvimento de software e configuração de servidores.

Engenharia reversa consiste em descobrir a senha de um arquivo e(ou) sistema por meio de um processo de tentativa e erro.

Acerca de técnicas de ataque e tipos de vulnerabilidades, julgue o item a seguir.

As técnicas de footprint são fundamentais em um processo de pen-test, para identificação de informações, tanto em black box, quando a execução é feita sem conhecimento da estrutura, quanto em white box, quando a execução é feita com algum conhecimento da estrutura.

Julgue o seguinte item, com relação a padrões de interoperabilidade (ePING), segurança da informação e segurança da aplicação.
No que se refere à segurança da informação, segundo a norma ISO/IEC 27005:2019, existem quatro opções disponíveis para o tratamento de risco: modificação do risco, exclusão do risco, ação de evitar o risco e compartilhamento do risco.

Acerca de ataques do dia zero (zero day attacks), julgue o item que se seguem.

As melhores práticas estabelecem que, para combater a disseminação de zero days, as organizações podem publicar um processo de vulnerabilidades, mantendo relatórios de segurança e triagem dos problemas reportados internamente.

A respeito de configurações de segurança para estações Windows 8, julgue o item subsequente.

Por padrão, o Windows 8 não vem com firewall, cabendo ao usuário a decisão de instalar e configurar uma aplicação para essa finalidade.

Julgue o próximo item, a respeito de criptografia, ataque a rede de computadores e segurança de servidores e de estações de trabalho.

Honeypot é uma técnica pela qual um atacante utiliza um equipamento conectado à rede de computadores para tirar de operação um serviço, um computador ou toda uma rede conectada à Internet.
Julgue o seguinte item, com relação a padrões de interoperabilidade (ePING), segurança da informação e segurança da aplicação.
No que diz respeito a controle de entrada física, a norma ISO/IEC 27002:2013 recomenda que o acesso às áreas onde são processadas ou armazenadas informações sensíveis seja restrito apenas ao pessoal autorizado, mediante a implementação de controles de acesso apropriados, que podem ser, por exemplo, mecanismos de autenticação de dois fatores, tais como cartões de controle de acesso e PIN (personal identification number).