Entrar

Questões de Concurso: Médico Clínico

Confira aqui questões de Médico Clínico para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Paciente de 42 anos, masculino, procura Unidade Básica de Saúde devido ao aparecimento, há três meses, de lesão cutânea única no membro superior esquerdo. A lesão é hipocrômica, com bordos irregulares e ao exame apresentava hipoestesia. A principal suspeita diagnóstica para este paciente é hanseníase, que mais provavelmente, será classificada como 
🧠 Mapa Mental
A alternativa que demonstra a melhor conduta diante do Infarto Agudo do Miocárdio sem Supra-ST é a seguinte: 
🧠 Mapa Mental
Acerca das características da asma brônquica podese dizer que:
🧠 Mapa Mental
De acordo com a Lei nº 8.080/90, sobre os serviços privados de assistência à saúde é correto afirmar que:
🧠 Mapa Mental
Indivíduo do sexo masculino, 52 anos, é encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento com ferida perfuro-cortante na região plantar direita produzida por prego enferrujado há quatro horas. Já foi vacinado para tétano alguma vez na vida, sem recordar qual a data. Quanto ao tétano, assinale a opção que indica a conduta profilática a ser adotada. 
🧠 Mapa Mental
Paciente de 62 anos, masculino, é atendido com dor precordial constritiva iniciada em repouso desde duas horas antes. Encontra-se diaforético e pálido; PA = 110/75mmHg; FC = 106bpm; ausculta cardíaca com ritmo cardíaco regular, sem sopros. O nível sérico de troponina está elevado e o traçado do ECG é compatível com infarto agudo do miocárdio sem elevação do segmento ST. Assinale a alternativa que apresenta a melhor opção terapêutica para este paciente. 
🧠 Mapa Mental
Uma gestante de 26 anos encontra-se em tratamento para tuberculose pulmonar, fazendo uso de esquema básico. Assinale a opção que indica o medicamento que deve ser acrescentado ao tratamento para evitar possíveis complicações neurológicas para o recém-nato. 
🧠 Mapa Mental
Mulher, 32 anos, com relato de emagrecimento de 3 Kg em dois meses, irritabilidade, insônia, sudorese e palpitações frequentes. No exame físico apresenta olhar fixo, exoftalmia e um bócio difuso duro. A pele é úmida e há um tremor da mão em hiperextensão. A frequência cardíaca é de 120bpm. A paciente apresenta níveis elevados de T4 livre e TSH suprimido. Preocupado com a evolução do quadro, o médico inicia propiltiouracil até que a paciente possa ser encaminhada ao especialista. Quanto ao uso desta medicação, ele deverá estar atento quanto à possiblidade de ocorrerem efeitos adversos, sobretudo, 
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Leia o texto e responda às perguntas. 
Infestação de escorpiões no Brasil pode ser imparável 
A infestação de escorpião no Brasil é o exemplo perfeito de como a vida moderna se tornou imprevisível. É uma característica do que, no complexo campo de problemas, chamamos de um mundo “VUCA” (Volatility, uncertainty, complexity and ambiguity em inglês) – um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Escorpiões, como as baratas que eles comem, são u m a e s p é c i e i n c r i v e l m e n t e a d a p t á v e l . O número de pessoas picadas em todo o Brasil aumentou de 12 mil em 2000 para 140 mil no ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde. A espécie que aterroriza os brasileiros é o perigoso escorpião amarelo, ou Tityus serrulatus. Ele se reproduz por meio do milagre da partenogênese, significando que um escorpião feminino simplesmente gera cópias de si mesma duas vezes por ano – nenhuma participação masculina é necessária. A infestação do escorpião urbano no Brasil é um clássico "problema perverso". Este termo, usado pela primeira vez em 1973, refere-se a enormes problemas sociais ou culturais como pobreza e guerra – sem solução simples ou definitiva, e que surgem na interseção de outros problemas. Nesse caso, a infestação do escorpião urbano no Brasil é o resultado de uma gestão inadequada do lixo, saneamento inapropriado, urbanização rápida e mudanças climáticas. No VUCA, quanto mais recursos você der para os problemas, melhor. Isso pode significar tudo, desde campanhas de conscientização pública que educam brasileiros sobre escorpiões até forças-tarefa exterminadoras que trabalham para controlar sua população em áreas urbanas. Os cientistas devem estar envolvidos. O sistema nacional de saúde pública do Brasil precisará se adaptar a essa nova ameaça. Apesar da obstinada cobertura da imprensa, as autoridades federais de saúde mal falaram publicamente sobre o problema do escorpião urbano no Brasil. E, além de alguns esforços mornos em nível nacional e estadual para treinar profissionais de saúde sobre o risco de escorpião, as autoridades parecem não ter nenhum plano para combater a infestação no nível epidêmico para o qual ela está se dirigindo. Temo que os escorpiões amarelos venenosos tenham reivindicado seu lugar ao lado de crimes violentos, tráfico brutal e outros problemas crônicos com os quais os urbanitas no Brasil precisam lidar diariamente.
* Hamilton Coimbra Carvalho é pesquisador em Problemas Sociais Complexos, na Universidade de São Paulo (USP). T e x t o a d a p t a d o d e R e v i s t a G a l i l e u ( h t t p s : / / r e v i s t a g a l i l e u . g l o b o . c o m / C i e n c i a / M e i o - Ambiente/noticia/2019/02/infestacao-de-escorpioes-no-brasilpode-ser-imparavel-diz-pesquisador.html
“Escorpiões, como as baratas que eles comem, são uma espécie incrivelmente adaptável.” A oração subordinada tem função e valor semântico iguais à do período em destaque em: 
🧠 Mapa Mental