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Questões de Concurso: Fonoaudiólogo

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Texto associado.

No que se refere à avaliação auditiva comportamental e lúdica e
suas faixas etárias de aplicação, julgue os próximos itens.

Nos testes de detecção de fala, estímulos são oferecidos utilizando-se apresentações a viva voz por meio de alto-falante ou fones, não sendo útil para avaliação de bebês e crianças com distúrbio de desenvolvimento ou portadoras de perdas auditivas de grau severo e profundo.

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A atuação fonoaudiológica em quadros neurológicos crônicos deve contemplar o atendimento em si, os familiares, os cuidadores e a posição do sujeito frente a sua doença e a sua própria recuperação. O trabalho em equipe interdisciplinar é altamente recomendável, dada a complexidade da situação. Sobre esse assunto é CORRETO afirmar:

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João tem 9 anos e cursa o 3º ano do primeiro grau em escola regular. Em uma amostra de sua escrita observa-se alterações como CAZA (casa); CAVIFETE (canivete) e COMETO (comendo). Estes exemplos são indícios de alteração:
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Um ortodontista encaminhou uma paciente de 10 anos de idade, que faz uso de aparelho ortodôntico há 1 ano para correção de mordida aberta anterior, para avaliação fonoaudiológica, pois percebera incorreta movimentação da língua durante a fala, mesmo com a redução da mordida aberta. A paciente é respiradora oral, com constantes episódios de rinite alérgica, e realiza acompanhamento com otorrinolaringologista. Na avaliação, o fonoaudiólogo identificou as seguintes alterações: flacidez de bochechas, lábios e língua; mobilidade reduzida de lábios; projeção anterior da língua durante a fala e a deglutição; distorção dos fonemas /s/, /z/ e /r/; ausência de selamento labial e respiração ruidosa.

A partir dos achados na avaliação, o fonoaudiólogo concluiu que a paciente apresenta

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Criança de 3 anos de idade foi levada pela mãe para avaliação audiológica. De acordo com a anamnese, a paciente vem apresentando um quadro de gripe recorrente, agitação e falta de atenção. Segundo a mãe, a criança nunca apresentou alteração auditiva anterior. A meatoscopia demonstra a opacidade da membrana timpânica bilateralmente. Após avaliação audiológica, foi obtido laudo audiológico compatível como perda auditiva do tipo condutiva bilateralmente, de grau leve, com configuração horizontal. Com base nesse caso clínico, os procedimentos utilizados na audiologia pediátrica para avaliação do paciente e realização do diagnóstico audiológico inclui os seguintes recursos:
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Em uma maternidade, quando do nascimento de um bebê portador de fissura labiopalatina completa, o fonoaudiólogo geralmente é chamado para orientar a equipe e a família em relação à alimentação. Marque a alternativa INCORRETA em relação à conduta do fonoaudiólogo para este caso:

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Do ponto de vista neuropsicológico, os transtornos de aprendizagem apresentam manifestações importantes na aquisição e no uso das habilidades de audição, fala, leitura, escrita e raciocínio ou matemática. O diagnóstico dessas alterações deve ser realizado por equipe multiprofissional, e, normalmente, a origem dessas alterações é que norteia o programa de intervenção. Se ela for escolar, a atuação fonoaudiológica deverá ser voltada para o ambiente educacional, com propostas junto aos professores. Por outro lado, se essa dificuldade for decorrente de uma disfunção neuropsicológica, a atuação deverá ser clínica, por meio de programas remediativos. Com base nessas informações, analise as afirmações a seguir.

I. Nos transtornos de aprendizagem decorrentes de disfunção neuropsicológica, um dos aspectos fundamentais considerados na terapia fonoaudiológica é a remediação fonológica.

II. O trabalho com compreensão de leitura, utilizando a técnica de Cloze, a fim de que o aluno passe da rota fonológica para a lexical, deve ser uma das prioridades do trabalho terapêutico voltado para os transtornos de aprendizagem, de origem escolar.

III. A produção de textos utilizando estratégias metalinguísticas deve ser considerada em um programa de intervenção voltado para os transtornos de aprendizagem, independentemente de sua origem.

IV. Nos casos de transtorno de aprendizagem, os aspectos de fala, leitura e escrita devem ser promovidos pelo educador, com assessoria fonoaudiológica por meio de adaptações pedagógicas.

Estão coerentes com a abordagem neuropsicológica apenas as afirmativas:

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Considerando a anatomia e fisiologia do sistema auditivo, assinale alternativa correta.
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Afasia é uma perturbação na fala e/ou na escrita após uma lesão cerebral adquirida. Segundo a classificação de Boston, ela é dividida em duas categorias: Fluente e Não Fluente. Considera-se Afasia Não Fluente
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