Entrar

Questões de Concurso: Farmácia

Confira aqui questões de Farmácia para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A conjuntiva dos olhos e a pele ictéricas são sinais clínicos normalmente associados às hepatites. A icterícia acontece devido à hiperbilirrubinemia, com consequente aumento da deposição de bilirrubina nesses tecidos. É um sinal clínico inespecífico, pois pode representar patologias em diferentes órgãos, além do fígado, e tecidos, como o sangue. A determinação diferencial do excesso de bilirrubinas conjugadas e(ou) de bilirrubinas não-conjugadas é importante para o diagnóstico da real etiologia da doença que se manifesta. A anemia falciforme é uma hemoglobinopatia, predominante na raça negra, causada por uma alteração genética que compromete a estrutura da cadeia da globina, e que, em fase aguda, desencadeia a icterícia.

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir sobre a anemia falciforme.

I. A hiperbilirrubinemia presente se caracteriza pelo aumento, principalmente, da forma não-conjugada, também denominada de bilirrubina indireta.

II. A anemia falciforme provoca a hiperbilirrubinemia por afetar o fígado, pois a má oxigenação do organismo dificulta a metabolização hepática.

III. O uso de metabissulfito a 2% no teste de falcização, para diminuir a tensão de oxigênio na amostra de sangue, pode ser auxiliar no diagnóstico dessa doença.

IV. Os achados laboratoriais concomitantes, na anemia falciforme, também incluem fezes acolúricas e urina cor de "refrigerante de cola".

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Texto para as questões 28 e 29

As Políticas de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica no Brasil estabelecem a atualização e a implementação da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) como instrumento racionalizador das ações no âmbito da assistência farmacêutica e como medida indispensável para o uso racional de medicamentos no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). A seleção dos medicamentos da RENAME baseia-se nas prioridades nacionais de saúde, bem como na segurança, na eficácia terapêutica comprovada, na qualidade e na disponibilidade dos produtos segundo a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com base na RENAME, estados e municípios constroem sua própria relação de medicamentos.
Ministério da Saúde . Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Relação nacional de medicamentos essenciais: RENAME. 7 ed. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2013.

A respeito da RENAME, assinale à opção correta.

🧠 Mapa Mental

Considere as seguintes afirmativas sobre pomadas e cremes:

I - As pomadas são formas farmacêuticas de consistência mole, destinadas a serem usadas externamente, para ação tópica ou geral.

II - As pomadas endodérmicas penetram na epiderme, atuando nas camadas tissulares mais profundas, sem que os fármacos veiculados atinjam a corrente circulatória.

III - Os cremes são normalmente untuosos, preparados com polietilenoglicóis.

IV - Os excipientes para pomadas, do tipo hidrófobos são aqueles que praticamente não possuem capacidade de retenção de água.

V - As vaselinas são produtos semi-sólidos, insolúveis no benzeno.

Das afirmativas acima, são verdadeiras somente

🧠 Mapa Mental

O exame parasitológico de fezes tem como objetivo diagnosticar os parasitos intestinais, por meio da pesquisa de diferentes formas parasitárias que são eliminadas nas fezes.

Sobre esse assunto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

🧠 Mapa Mental

O salbutamol é um protótipo dos agonistas ß2-seletivos, sendo muito utilizado no tratamento da asma. Neste contexto, assinale a alternativa incorreta:

🧠 Mapa Mental

A administração concomitante de medicamentos, e destes com alimentos, se constitui, entre outros, fator capaz de determinar a adequação da resposta terapêutica desejada. Os tipos de interações são: farmacocinéticas ou farmacodinâmicas. Dentre as interações farmacocinéticas, aquelas que dependem, entre outros fatores, da capacidade de se ligar a proteínas plasmáticas, do fluxo sangüíneo local e do tipo de transporte para os tecidos são relativas ao processo de:

🧠 Mapa Mental

Marque a opção que descreve, corretamente, o Procedimento Operacional Padrão (POP).

🧠 Mapa Mental

Dependendo do acompanhamento, o paciente com câncer pode vir a ter uma maior sobrevida e melhor qualidade de vida. Neste momento, a presença do farmacêutico agrega confiança e desenvolve uma relação que vem beneficiar o paciente quanto à adesão ao tratamento. Em muitas situações, o paciente com câncer é acompanhado de dúvidas, incertezas, temores que, muitas vezes, o levam a abandonar o tratamento, sem mesmo tê-lo iniciado. Muitas ações podem ser desenvolvidas com o objetivo de melhorar o resultado da terapia e da qualidade de vida desse paciente, principalmente no que diz respeito ao surgimento de reações adversas causadas pela própria quimioterapia, e a como manuseá-las.
ANDRADE, C. C. Farmacêutico em oncologia: interfaces administrativas e clínicas. Pharmacia Brasileira, Março/Abril, 2009 (adaptado).

Os problemas decorrentes da quimioterapia geralmente aumentam o sofrimento do paciente ou mesmo o incapacitam, não só no aspecto fisiológico, mas também psicossocial. Nesse contexto, a melhoria no resultado da terapia e na qualidade de vida é influenciada pela atenção farmacêutica a partir da

I. orientação profilática e tratamento das reações adversas debilitantes como mucosite.

II. inclusão da atenção para a alopécia no plano de cuidado e orientação ao paciente.

III. interrupção da terapia medicamentosa e gestão dos riscos dos resíduos citostáticos.

IV. intervenção com terapias de suporte relativas à náusea, vômito, diarreia e dor.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

Analise as afirmativas a respeito do Gênero Entamoeba:

I - As amebas se distinguem umas das outras pelo tamanho dos trofozoítos e pelo número dos núcleos nos cistos.

II - Normalmente encontramos os trofozoítos nas fezes diarréicas.

III - Os trofozoítos da E. histolytica, normalmente vivem no intestino delgado.

IV - Nas fezes formadas ou normais, o diagnóstico laboratorial, normalmente é feito através do encontro dos cistos, utilizando-se técnicas de concentração.

V - O exame a fresco das fezes deve ser feito tão logo ela seja emitida, pois tem como objetivo encontrar os trofozoítos.

Das afirmativas acima, são verdadeiras somente

🧠 Mapa Mental

Observe as afirmativas sobre marcadores tumorais.

I. O marcador tumoral ideal é aquele que tem 100% de especificidade na diferenciação entre patologias benignas e malignas.

II. O marcador tumoral ideal deve ter valores que expressem prognóstico.

III. O marcador tumoral ideal deve indicar todas as respostas do tumor à terapia.

IV. O marcador tumoral ideal deve ter 100% de sensiblidade.

V. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é um marcador tumoral ideal.

Das afirmativas acima, são verdadeiras somente:

🧠 Mapa Mental