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Questões de Concurso: Especialista em Regulação Engenharia

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Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.

Um motor a pistão para avião é similar a um motor de automóvel. Um motor de avião é projetado de modo a minimizar o peso. Atualmente, motores a pistão são máquinas muito confiáveis, podendo ser submetidos a longos períodos de operação sem necessidade de troca de componentes principais. Como esses motores trabalham em várias altitudes, é necessário o uso de um sistema de injeção para o controle da mistura ar-combustível. Em baixas altitudes, a mistura deve ser rica e em altas altitudes, onde o ar é menos denso, pobre.

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Acerca de conceitos relacionados a mecatrônica, julgue os itens subsequentes.

O volume do espaço de trabalho de um robô manipulador depende não somente da quantidade de juntas que ele possui, mas, principalmente, da configuração geométrica do manipulador e das restrições físicas das juntas.

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O circuito acima refere-se ao modelo para pequenos sinais e

baixas frequências de um amplificador de tensão constituído de

transistor bipolar de junção (TBJ) na configuração

emissor-comum. Nesse circuito, os parâmetros para pequenos

sinais são gM = 16,6 × 10-3

S, r? = 6,0 k?S e r0 = 121 k?S. Com

referência a esse circuito, julgue os itens seguintes.

A resistência de entrada do circuito amplificador, Rin, é igual

a 20 k?.

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O circuito acima refere-se ao modelo para pequenos sinais e

baixas frequências de um amplificador de tensão constituído de

transistor bipolar de junção (TBJ) na configuração

emissor-comum. Nesse circuito, os parâmetros para pequenos

sinais são gM = 16,6 × 10-3

S, r? = 6,0 k?S e r0 = 121 k?S. Com

referência a esse circuito, julgue os itens seguintes.

Para que haja máxima absorção de potência pela carga RG, é necessário que o valor de Rg seja diferente da resistência equivalente de Thévenin do circuito amplificador, que, no circuito apresentado, é dada precisamente por 2,5 k?.

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Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.

A variação da sustentação é aproximadamente linear com relação ao ângulo de ataque. Para ângulos de ataque de cerca de 15º, a sustentação chega ao seu maior valor. Se o ângulo de ataque é aumentado ainda mais, um gradiente de pressão adverso na superfície superior do aerofólio leva à separação do escoamento, e esta ocorre a partir do bordo de fuga. A sustentação cai repentinamente e a asa é dita em situação de stall. Uma medida prática para aumentar a sustentação de uma asa e com isso retardar o ponto de stall é o uso de aerofólios sem cambagem.

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O tema fenômenos de transporte está associado ao estudo da dinâmica dos fluidos, da transferência de calor e da transferência de massa. A dinâmica dos fluidos preocupa-se com o transporte de momentum; a transferência de calor, com o transporte de energia; e a transferência de massa, com o transporte de diferentes espécies químicas. Em relação a esses tópicos, julgue os itens de 96 a 101.

Caso dois fluidos imiscíveis escoem entre duas placas planas paralelas horizontais, em virtude de um gradiente de pressão também horizontal, e o escoamento seja tal que a interface entre os fluidos é plana, então a situação, o campo de velocidade será contínuo na interface, mas o fluxo de momento linear não, isto é, a tensão de cisalhamento não será contínua na interface entre os fluidos.

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Julgue os itens a seguir, relativos ao Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) prestado no regime público.

Os telefones de uso público devem permitir identificação visual pelo usuário da capacidade de originar e receber chamadas locais, de longa distância nacional e internacional.

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Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Spoilers são superfícies de controle localizadas no topo de cada asa e, quando levantadas, atuam separando a camada limite da parte superior da asa, o que diminui a sustentação. Essas superfícies podem ser acionadas de forma independente, de modo a contribuir no movimento de rolagem do avião, podendo, ainda, ser acionadas de forma sincronizada, diminuindo a altitude de cruzeiro ou aumentando o arrasto na aterrissagem do avião.

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