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Questões de Concurso: Especialista em Desenvolvimento Social Psicólogo

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Com a nova concepção de saúde e de ser humano, as novas formas de atenção à saúde mental, que surgiram com a chamada Reforma Psiquiátrica, incluíram diferentes ações e atores. A esse respeito analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiros (V) ou Falso (F).
( ) Participação direta da família no cotidiano dos serviços, por meio de projetos terapêuticos e ações de integração social. ( ) Nessa nova proposta, a família assumiu o papel de parceira, de corresponsável pelo tratamento da pessoa em sofrimento psíquico, pela resolutividade e efetividade do processo. ( ) Recursos afetivos, representados por familiares e amigos, assim como sociais, sanitários, econômicos, culturais e religiosos, passaram a constituir a rede de atenção à saúde mental. ( ) Maior interação paciente e equipe de saúde e participação familiar em escala menor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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Sobre a força significativa do ECA, assinale a alternativa correta.
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Leia o trecho abaixo sobre Psicologia Social e analise a sentença abaixo.
“Pode-se dizer que o objetivo dessa práxis psicossocial é de atuar pela _____ dos envolvidos, que pressupõe a legitimidade individual na vida pública e na _____, no sentido de buscar firmar o exercício da _____ e da criação no espaço coletivo. Ou seja, atua-se pela potencialização das ações individuais e coletivas em prol do(a) _____ e da felicidade particular.” (SAWAIA, 1997,p.86)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
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A legislação brasileira preconiza que toda criança e adolescente têm direito a uma família, cujos vínculos devem ser protegidos pelo Estado e pela sociedade. Sobre o que deve ser priorizado, diante da vulnerabilidade social ou pessoal, da fragilização familiar, como estratégias de apoio ou de intervenção no atendimento à família, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Ações que visem refazer os vínculos originais ou estimular a formação deles (se não existem), fortalecer esse núcleo, aliando apoio socioeconômico à elaboração de novas formas de interação e de acesso aos bens e serviços públicos. II. Ações que visem desfazer os vínculos originais e não estimular a formação deles (se não existem), não fortalecer esse núcleo, aliando apoio socioeconômico à elaboração de novas formas de interação e de acesso aos bens e serviços públicos. III. Ações que visem refazer os vínculos, fortalecer esse núcleo, mas sem o compromisso de aliar apoio socioeconômico à elaboração de novas formas de interação e de acesso aos bens e serviços públicos.
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Segundo Winnicott (1996), existem alguns fatores socioeconômicos que podem gerar o afastamento de crianças e adolescentes de sua família e de sua comunidade. A respeito das principais razões para afastamento de crianças e adolescentes de sua família, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiros (V) ou Falso (F).
( ) Ausência da mãe e agressões dos genitores. ( ) Violência verbal somente. ( ) Apenas a pobreza urbana. ( ) Negligência e abusos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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Em casos de falta de defesa, proteção e desenvolvimento da criança e do adolescente, algumas instituições são acionadas para garantia de direitos. Sobre as instituições acionadas, assinale a alternativa correta.
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Investigadores têm reconhecido a importância das influências familiares na escolarização. A investigação de inúmeras variáveis vem documentando associações positivas entre status socioeconômico e educacional dos pais e o desempenho escolar da criança (Stevenson & Baker, 1987). Há estudos sobre os diferentes efeitos acerca dos múltiplos motivos que ocasionam a dificuldade de aprendizagem de uma criança. Sobre as variáveis de risco, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Riscos genéticos e biológicos. II. Riscos psicológicos e ambientais. III. Combinação de fatores de risco genéticos, biológicos, psicológicos e ambientais, geralmente envolvendo interações complexas entre eles.
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O PETI (Programa de Erradicação do Trabalho infantil) tem maior ênfase na retirada de crianças e adolescentes de situações de risco e menor destaque no combate ao trabalho infantil. A respeito do assunto que melhor representa o PETI, assinale a alternativa correta.
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Na condição de animal social, o ser humano necessita de segurança e atenção desde o nascimento. Família é o grupo social indicado para estas tarefas. Sua estrutura ocorre por meio de papéis e responsabilidades que determinam o comportamento individual nesse grupo. Nesse contexto, a funcionalidade familiar está intimamente ligada com o processo saúde/doença. Sobre a atenção integral às famílias, assinale a alternativa incorreta.
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A Psicologia Social estuda o comportamento dos indivíduos em suas relações sociais. E o papel do psicólogo é de fundamental importância, pois faz o uso de seus conhecimentos para poder intervir nos sistemas, contribuindo pela busca de melhores condições às comunidades e seus membros. A respeito da Psicologia Social, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Com a capacidade de articulação interdisciplinar e na perspectiva de uma teoria psicológica contextualizada a questões de relevância social, como o resgate da cidadania e a exclusão social, o psicólogo não será meramente um especialista em saúde mental, e sim, um profissional importante na soma de esforços pela prevenção e promoção da saúde através do enfoque do restabelecimento do bem estar da comunidade (Benevides, 2005; Camargo-Borges; Cardoso, 2005; Dimenstein, 1998; Dimenstein, 2000; Dimenstein 2001; Duràn-Gonzales; Hernandez-Rincon; Becerra-Apontes, 1995; Spink, 2003; Traverso-Yépez, 2001). II. Segundo escrevem Stralen (2005, p. 93) e Álvaro e Garrido (2006), a Psicologia Social é uma disciplina que se constitui no espaço de interseção entre a Psicologia e Sociologia. III. Na atualidade a Psicologia Social deve apresentar viés individualista. IV. Psicologia Social é uma ciência básica e neutra, a ela cabe descobrir as relações estáveis entre variáveis psicossociais a fim de possibilitar ao tecnólogo social a solução dos problemas sociais de forma consciente e não improvisada” (Rodrigues, 1986, apud Sawaia, 2002).
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